-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Muito relevante o aprendizado das diferenças e correlações entre a sensação e a percepção, das interações físicas e psicológicas a partir do conhecimento das singularidades sensitivas e perceptivas geradas pelos incontáveis estímulos internos e externos a que somos submetidos e que desconhecíamos a forma e o processo que davam mesmo que superficialmente.
Ao percebermos que toda experiencia passa pelo os sentidos e percepçao e de estrema importacia termos o cuidado de aprendermos e nos conhecermos de forma que possa indentificar as sensaçoes que nos empele a fazer uma leitura destorcida dos acontecimentos
AO NASCERMOS, VAMOS NOS CONHECENDO COM O PASSAR DOS DIAS, E A CADA DIA IDENTIFICAMOS NOSSAS CAPACIDADES DE OUVIR, ENTENDER E SEPARAR OS SENTIMENTOS, MAS NAO TEMOS PLENACONSCIENCIA DE ONDE VEM E DO QUE SOMOS CAPAZ, ISSO DEPENDE DA IDADE E DO MEIO EM QUE SOMOS INSERIDOS.
A nossa capacidade de detectar sentidos como a dor , visão,movimentos e o toque do nosso corpo é uma sensação é se permitir, interpretar e provocar reações produzidas por propiedades de objetos, ambientes e experiências esaber perceber. Por outro lado, a percepção é o julgamento dado pelo com base nas informações, É a interpretação pode ser visual,auditiva,alfactiva, gustativa, temporal, é algo bem mais complexo e envolve funções congnitivas, interpretação dos sentimentos e emoções que tem a ver com os estimulos trazidos pela sensação.
Os estímulos sempre envolve complexo e interpretações de cada individuo.
É interessante observar como as imagens participam do nosso cotidiano, ora nos
comunicando idéias, ora nos assediando, tentando nos convencer a tomar decisões ou mesmo
mudando nossa forma de pensar e agir.
As duas caminham junta
Nossa sensibilidade e percepção em lidar com situações do cotidiano nos fazem seres evolutivos
O objeto de estudo marca um antes e um depois com base nos pontos que são analisados e meus resultados. Podemos dizer a sensação que nós mesmos teremos ao enfrentar esses temas de estudo e a percepção que temos deles.
Como vamos reagir e de que maneira estamos usando isso em nossas vidas já com a sensação de ter conhecimento ao qual já podemos aplicar na prática.
Nascemos e a cada etapa da nossa vida vamos adquirindo percepção, sensação,visão do nosso entorno e aí vamos vendo nossas necessidade com o que vemos os objetos para a nossa vida
Este tema é muito interessante. Aprendi inúmeras coisas.
Agradecido a equipe pedagogica!
As figuras tem 7 ou mas cacteristicas sim somos nos naformas de pensa ou agir em determinados assumtos em nossa vida istomos sempre em mudança.
Ao olhar o quadro, a imagem diversificada, observei uma caveira. Fui percebendo inseto conhecido como cavalo magro ou cavalo do cão, pássaros, folhas, plantas, helicóptero, semáforo, digital, caveira, sinais. Objeto que percebi foi semáforo. A sensação que tive foi de observar o que prospectar, percebi uma mulher no pole dance, uma bruxa. Quando pensei em parar de olhar, voltei olhar novamente, onde tive a sensação do sapo tocando piano. Foi interessante.
Muito importante aprendermos sobre sensaçoes e como lidar com os problemas, o nosso olhar diante do que aprendemos no nosso convivio social e enfim, sobre como lidamos com as nossas sensaçoes.
A percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica os sentidos.
Os nossos sentidos contribuem de maneira imensa, para a compreensão das sensações.
Tudo que chega a nós, chega atráves dos sensoriais.