-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Tendo em vista que tanto a cultura coletiva tem influencia sobre o individuo e quando ele faz suas percepçoes interpretando suas emoçoes o mesmo tambem podera ter sua influencia sobre a cultuar coletiva depois de uma troca de influencia o individuo tera sua personalidade definida
Os fenómenos sociais são o objeto das ciências sociais. Portanto, estudam os fenómenos ligados a vida dos homens em (sociedade)
São exemplos de fenômenos sociais o desemprego, a inflação, o aumento na produção de riquezas, as taxas de mortalidade e o crescimento econômico. Os fenômenos sociais não são, portanto, individuais. Os acontecimentos e decisões pessoais não são considerados, pela Sociologia, como fenômenos sociais.
Os fenômeno sócias são objetivos de estudos da ciência.
A sociedade ela dita as regras e com passar dos tempos os individuo vão se moldando de acordo com o cotidiano.
Se deixar levar pelas regras socias é deprimente para a sanidade mental.
A sociedade e uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico,em um mesmo território e mesmas regras de sobrevivência.
Nos fazemos uma sociedade criamos a cultura ,ou seja os costumes então aí somos moldados e quando aparece um fenômeno diferente através de um indivíduo, logo a sociedade percebe que aquele indivíduo não esta bem, ou ele está trazendo coisa nova na cultura daquela sociedade, é um fenômeno!!!
A sociedade é a maior manipulação direta sobre o individuo , e isso se olharmos com um olhar de cuidado sobre nós e sobre os outros o quão somos pressionados para termos que viver dentro de uma sociedade falida vemos o tanto que somos viventes .
Nós como seres humanos são indetidades biopsicossociais que significa que cada um de nós consistem componentes biologicos e pscicologico e sociais , no que diz o respeito ao comportamento social , este será um resultado de fusão das caracteristicas genéticas DNA em fatores ambientais que cercam o individuo.
O ser humano não é uma ilha. Para se desenvolver é preciso estar, pensar e agir em sociedade. Como ser complexo e diverso, está suscetível aos conflitos. O importante é se autoconhecer, conhecer o outro e buscar o equilíbrio para as suas emoções e para as suas relações também.
processos psíquicos e as dinâmicas emocionais, focando em aspectos como desejos, conflitos, pulsões, memórias, fantasias, sonhos e relacionamentos interpessoais. Ela se baseia em teorias e conceitos desenvolvidos por Sigmund Freud e seus seguidores, que exploraram principalmente os aspectos psíquicos e sociais da experiência humana.
No entanto, é importante ressaltar que a psicanálise pode abordar a maneira como os indivíduos se relacionam e atribuem significado a fenômenos naturais dentro do contexto de sua vida psíquica. Por exemplo, os fenômenos naturais podem se tornar objetos simbólicos ou metáforas utilizadas nas sessões de psicanálise para explorar os pensamentos, sentimentos e memórias associados a eles. Nesse sentido, os fenômenos naturais podem ser utilizados como recursos para a compreensão e aprofundamento do mundo interno do indivíduo.
O comportamento social nada mais é, do que uma interação social entre dois seres, resultando em atitudes que afetam de maneira saudável um no comportamento do outro.
Podemos observar que o comportamento social pode sugerir uma contraposição com o comportamento individual.
Objeto da ciência
Durante a nossa vida em sociedade ocorrem vários fatos que interferem na forma como nos relacionamos. Esses acontecimentos geram
comportamentos, ações, conflitos e acordos dentro da sociedade .Portanto, estudar os fenômenos sociais será de grande importância.
O comportamento social refere-se às ações, atitudes e interações que ocorrem entre os indivíduos dentro de uma sociedade. É influenciado por uma variedade de fatores, como normas culturais, valores, papéis sociais, expectativas sociais e experiências pessoais.
A psicologia e o comportamento social diante do indivíduo, desenvolvem nossa sociedade.
Fenômeno social define os fenômenos que acontecem na vida social e estão relacionados ao comportamento de um grupo ou sociedade.
Fenômeno Social define os fenômenos que acontecem na vida social e estão relacionados ao comportamento de um grupo ou sociedade. São exemplos de fenômenos sociais o desemprego, a inflação, o aumento na produção de riquezas, as taxas de mortalidade e o crescimento econômico.