-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
39 comentários sobre “e-Book – Teoria Cognitivista”
Para Piaget o processo de desenvolvimento do indivíduo se dá por meio de estágios, que ele nomeou de sequenciais.
Já Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo tem relação com meio social e familiar em que vive. O indivíduo e6parte de uma construção cultural, social e história.
A psicologia do desenvolvimento tem contribuído na construção do desenvolvimento, Piaget tem sua contribuição científica o sujeito aprender passa por fases de desenvolvimento, Vygotsky complementar que o indivíduo aprender com convívio social.
Piaget fala sobre o estudo de crianças, suas mudanças positiva para o crescimento da sociedade .já vygatskjdiz que o comportamento do indivíduo reflete de seus familiares
Excelente compreensão,os dois se completa .
A teoria do desenvolvimento congnitivo de Piaget, a) estágio sensório motor (0 a 2anos); b) estágio pré-operatório (2 a 7 anos); c) estágio operatório concreto (7 a 12 anos) e, d) estágio operatório formal (12 a idade adulta). Esta teoria possibilitou a compreensão de muitos aspectos a sociedade.
Piaget parte do principio que o desenvolvimento se dar atraves de estagios enquato Vigoskt defende que o o processo de aprendizado acontece atrves da cultura em que esta inserido
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento,que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente,no entanto, há maneiras diferentes de conceder este processo de desenvolvimento, enquanto Piaget privilegia a maturação biologica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.
Em sua teoria Piaget, constata que o conhecimento da criança, é diferente do conhecimento do adulto.
UM PROCESSO QUE EXIGE PACIÊNCIA NOS ESTUDOS DE CAUSAS.
O artigo fala sobre Piaget.Ele teve como primazia a observância quer o ser aprende no prático conforme períodos a que si encontra como personagem e vivenciando isso de forma conceitual com base em fatos descritos e escutado conscientizando um potencial de adaptações ao meio e assim delineando o aprendizado.
* que
A teoria de Piaget te um estudo com uma abordagem eficaz para observanção da mente da criança.
Trabalho demorado que requer paciência, observação com base na vivência de cada indivíduo.
podemos perceber aqui nesta plataforma de ensinamento que Piaget mostra constante abordagem e interação no mundo infantil,
onde ele proprio nota a criança esta em constate mudança e seu aprendizado.
podemos perceber aqui nesta plataforma de ensinamento que Piaget mostra constante abordagem e interação no mundo infantil.
Jean Piaget tem uma visão do início da vida começando pelo o estágio, é o Vygotsky vê pelo social ,cultural e Familiares que ao todo incorpora o indivíduo na construção da vida
Ambas observações nos leva a reflexão sobre as atividades desenvolvidas desdo nascimento,e como funciona esses aprendizados em cada fazer e estágios da vida, UM CÍRCULO DE NOVAS TEORIAS E DESENVOLVIMENTO.
Piaget quer mostrar que o indiiduo se desenvolve do que meio que ele esta . Ja o Vygotsky mostra que o meio influencia o individuo .
O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.
A TEORIA piagetiana ela é apresentada com um processo de construção de suas estruturas lógicas ou seja , e uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento , Enquanto o Vygotsky ele apresentava a teoria como histórico social do desenvolvimento.
Fatores mentais, amadurecimento neurológico e contexto social baseado em estímulos repetitivos são processos fundamental para a aprendizagem e é importante que em cada fase sejam trabalhadas as ações adequadas para que haja sucesso (avanço).
Para Piaget essa teoria se modifica junto ao crescimento do indivíduo, partindo de uma inteligência prática, que ajuda o ser humano a se adaptar ao meio, para poder chegar a inteligência propriamente dita.
Descreve a maturação do corpo e da mente
A teoria do desenvolvimento cognitivo teve um impacto significativo sobre como as pessoas entendem o desenvolvimento infantil hoje e sugere que as crianças passam por quatro estágios distintos, desde o nascimento até a idade adulta.
Enquanto Piaget destaca o papel do amadurecimento individual e das interações com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e do contexto cultural na construção do conhecimento. Ambas as perspectivas oferecem insights valiosos para a compreensão dos processos cognitivos e da aprendizagem nas crianças.
A Teoria de Piaget trouxe um avanço para o ser humano como sujeito ativo em sua aprendizagem.
Alcança o maior dominio do conhecimento na sua aprendizagem.
Alcança o maior dominio do conhecimento na sua aprendizagem.
Aprendendo muito com esse conteúdo
Cada etapa da vida traz o seu aprendizado e o incentivo de pais professores,etc,pode trazer melhores resultados. É sempre bom estar melhor informado sobre este conhecimento.
A mais famosa das teorias do desenvolvimento cognitivo foi desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo.
Foi enriquecedor estudar sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget com seus 4 estágios bem definidos.
A teoria cognitivista introduziu conceitos fundamentais como o processamento de informações, atenção, memória, percepção e resolução de problemas. Ao entender como esses processos funcionam, educadores podem desenvolver métodos de ensino mais eficazes, que vão ao encontro das necessidades individuais dos aprendizes, promovendo uma educação mais personalizada e significativa. A teoria cognitivista tem sido aplicada em diversas áreas, incluindo a solução de problemas, a tomada de decisão, o ensino programado e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, evidenciando seu papel vital na melhoria das práticas educacionais e no entendimento do desenvolvimento humano.
é muito importante para a criança ter o apoio e a compreensão em cada etapa do desenvolvimento, excelente estudo sobre aTeoria do desenvolvimento cognitivo
De suma importância
(…) O desenvolvimento cognitivo ocorre quando os pais , professores ou pares mais qualificados ajudam uma criança ao apresentar informações que são novas e estão dentro do ZPD (…) encoraja a independência e o crescimento da criança.
A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de
Piaget e as perspectivas de processamento de informações.
Essas teorias contribuem de modos diferentes para a nossa
compreensão do processo complexo e intrigante do desenvolvimento cognitivo e seus suportes biológicos e ambientais.
Piaget é conhecido por sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que enfatiza a importância da interação entre o indivíduo e o ambiente no desenvolvimento da inteligência. Ele acreditava que as crianças constroem seu próprio conhecimento por meio de experiências práticas e interações com o mundo ao seu redor. Piaget também identificou estágios específicos de desenvolvimento cognitivo, como o estágio sensório-motor, o estágio pré-operacional, o estágio das operações concretas e o estágio das operações formais.
Vygotsky, por outro lado, é conhecido por sua teoria sociocultural do desenvolvimento, que destaca a importância das interações sociais e culturais no desenvolvimento da cognição. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo é um processo social e cultural, no qual as crianças aprendem por meio da interação com outras pessoas e com o ambiente. Vygotsky também introduziu o conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, que se refere à diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma criança e seu potencial de desenvolvimento sob orientação de um adulto mais experiente.
A psicologia e o cognitivismo se complementam ao abordar o desenvolvimento do sujeito de forma bio-psico-social. A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, em particular, destaca como o aprendizado ocorre em estágios distintos, com o sujeito construindo conhecimento ativamente por meio da interação com o ambiente. Piaget enfatiza que a adaptação dos esquemas mentais às novas informações é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, alinhando-se à perspectiva de que a aprendizagem é um processo dinâmico e integrado.