-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Para Piaget o processo de desenvolvimento do indivíduo se dá por meio de estágios, que ele nomeou de sequenciais.
Já Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo tem relação com meio social e familiar em que vive. O indivíduo e6parte de uma construção cultural, social e história.
A psicologia do desenvolvimento tem contribuído na construção do desenvolvimento, Piaget tem sua contribuição científica o sujeito aprender passa por fases de desenvolvimento, Vygotsky complementar que o indivíduo aprender com convívio social.
Piaget fala sobre o estudo de crianças, suas mudanças positiva para o crescimento da sociedade .já vygatskjdiz que o comportamento do indivíduo reflete de seus familiares
Excelente compreensão,os dois se completa .
Piaget parte do principio que o desenvolvimento se dar atraves de estagios enquato Vigoskt defende que o o processo de aprendizado acontece atrves da cultura em que esta inserido
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento,que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente,no entanto, há maneiras diferentes de conceder este processo de desenvolvimento, enquanto Piaget privilegia a maturação biologica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.
Em sua teoria Piaget, constata que o conhecimento da criança, é diferente do conhecimento do adulto.
UM PROCESSO QUE EXIGE PACIÊNCIA NOS ESTUDOS DE CAUSAS.
O artigo fala sobre Piaget.Ele teve como primazia a observância quer o ser aprende no prático conforme períodos a que si encontra como personagem e vivenciando isso de forma conceitual com base em fatos descritos e escutado conscientizando um potencial de adaptações ao meio e assim delineando o aprendizado.
* que
A teoria de Piaget te um estudo com uma abordagem eficaz para observanção da mente da criança.
Trabalho demorado que requer paciência, observação com base na vivência de cada indivíduo.
podemos perceber aqui nesta plataforma de ensinamento que Piaget mostra constante abordagem e interação no mundo infantil,
onde ele proprio nota a criança esta em constate mudança e seu aprendizado.
podemos perceber aqui nesta plataforma de ensinamento que Piaget mostra constante abordagem e interação no mundo infantil.
Jean Piaget tem uma visão do início da vida começando pelo o estágio, é o Vygotsky vê pelo social ,cultural e Familiares que ao todo incorpora o indivíduo na construção da vida
Ambas observações nos leva a reflexão sobre as atividades desenvolvidas desdo nascimento,e como funciona esses aprendizados em cada fazer e estágios da vida, UM CÍRCULO DE NOVAS TEORIAS E DESENVOLVIMENTO.
Piaget quer mostrar que o indiiduo se desenvolve do que meio que ele esta . Ja o Vygotsky mostra que o meio influencia o individuo .
O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.
A TEORIA piagetiana ela é apresentada com um processo de construção de suas estruturas lógicas ou seja , e uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento , Enquanto o Vygotsky ele apresentava a teoria como histórico social do desenvolvimento.
Fatores mentais, amadurecimento neurológico e contexto social baseado em estímulos repetitivos são processos fundamental para a aprendizagem e é importante que em cada fase sejam trabalhadas as ações adequadas para que haja sucesso (avanço).
Para Piaget essa teoria se modifica junto ao crescimento do indivíduo, partindo de uma inteligência prática, que ajuda o ser humano a se adaptar ao meio, para poder chegar a inteligência propriamente dita.
Descreve a maturação do corpo e da mente
A teoria do desenvolvimento cognitivo teve um impacto significativo sobre como as pessoas entendem o desenvolvimento infantil hoje e sugere que as crianças passam por quatro estágios distintos, desde o nascimento até a idade adulta.
Enquanto Piaget destaca o papel do amadurecimento individual e das interações com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e do contexto cultural na construção do conhecimento. Ambas as perspectivas oferecem insights valiosos para a compreensão dos processos cognitivos e da aprendizagem nas crianças.
A Teoria de Piaget trouxe um avanço para o ser humano como sujeito ativo em sua aprendizagem.
Alcança o maior dominio do conhecimento na sua aprendizagem.
Alcança o maior dominio do conhecimento na sua aprendizagem.