-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A memória está relacionada com quem somos, nossa identidade como indivíduo. Armazenando aprendizagem, informações, através de estímulos sensoriais.
Sim eu concordo com o meu colega pois a nossa memoria esta relacionada com quem somos nossa identidade através de estimulos sensoriais. Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.
A memória é o processo de codificação da qual armazenamos as informações
se tudo que somos ou reproduzimos e sobre a influencia da memoria e do inconciente entender suas interferencia no nosso presente e de de uma importancia enorme
A memória, está inserida nossas lembranças, sensações, percepções atraves de estímulos sensoriais.
Como tenho lido essa matéria sobre os processos psicológicos do cérebro,venho entender que é muito plausível o conteúdo de cada processo, que o cérebro nos faz ser o que somos hoje no dia dia.
A memória é a parte em que fica o armazenamento dos nossos sentidos.
NOSSO CEREBRO MOSTRA QUE ELE NOS DOMINA ATRAVES DO EGO E SUPEREGO, MAS TAMBEM TEM MUITO A VER COM O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E DA CULTURA QUE ESTAMOS INSERIDOS.
NOSSO CEREBRO E A PARTE MAIS IMPORTANTE DO NOSSO FISICO, E DELE QUE SE INICIA NOSSO SER.
A memoria é compreendida para psicologia, como um local de armazenamento, eu quer as informações ficam guardadas, e quando ha necessidade, recuperadas de forma literal.
A MEMÓRIA É COMPREENDIDA EM DIVESOS CAMPO DA PSICOLOGIA, COMO UM LOCAL DE ARMAZENAMENTO EM QUE AS INFORMAÇÕES FICAM QUARDADAS E QUANDO HÁ NECESSIDADES RECUPERADAS DE FORMA QUASE LITERAL.
A memória esta relacionada com o que vivemos, guardamos vários acontecimentos importantes as vezes positivos outros negativos mas tudo faz parte da vida.
A formação da nossa memoria vai no crescimento amadurecendo de acordo com a sociedade a cultura, é o nosso aprendizado que vai nos capacitando a memória na família, na sociedade, na escola, nos tornamos um ser humano preparado para o dia a dia
MEMÓRIA processo que codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma das três partes dessa definição.
PSICO SÉRIE A ,o qual serve como base teoria para nossa aprendizagem.
Acho que a memória é algo infinito onde podemos captar informações com base em toda a nossa vida, porém, só ficarão em nossas memórias as situações que nos marcam ou que desejamos, ficando apenas guardadas outras lembranças, que não farão parte do nosso vida.
A capacidade de aprender ou ter uma boa memória é diferente em todas as pessoas, cada um aprende de uma forma diferente e com base nisso consegue reter a informação, caso contrário não terá efeito.
Em minha experiência a mente inconsciente comanda 95% de toda a vida do individuo.
Onde estabelece seus limites , suas crenças , os nãos e os sins de uma vida inteira .
Refletir o quão é importante darmos atenção principalmente aos pais que estão criando seus filhos do 0 aos 7 anos sabendo se o que eles programarem na mente do seu filho é o que irá carregar por toda a vida .Responsabilidade afetiva é fundamental para um adulto.responsável.
Com uma esponja absolvemos tudo o que temos por aspecto visual e isso si transforma em um código que será encaixado em longas ou curtas dotações em nossa mente de acordo com o efeito impacto físico a qual formos exposto durante a captação dessas informações/dados Psíquicos.
O que somos ou quem somos , pensando na nossa identidade, passamos a ver que tudo leva a nossa memória , tudo que vivemos fica armazenado de forma que podemos lembrar e formar novas memórias
As funções cerebrais superiores como o raciocínio, a memória ou a atenção são fundamentais para termos uma vida plena e independente. Durante o dia, utilizamos continuamente as funções cognitivas. Nosso cérebro usa as distintas capacidades cognitivas para realizar atividades como preparar a comida, dirigir o carro, fazer reuniões, etc.
A memória é a aprendizagem concluída através dos vários processos realizados. Se lembramos é sinal de que aprendemos e vice-versa.
A memória é basicamente uma base do nosso sentimento de identidade, sendo assim ela é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
É importante ressaltar que os estágios de desenvolvimento cognitivo não são restritos a faixas etárias exatas e que o progresso de uma pessoa por esses estágios pode variar individualmente. Esses estágios representam uma estrutura teórica que descreve as mudanças gerais que ocorrem no pensamento e na compreensão à medida que as crianças crescem e se desenvolvem.
A memória e cognição nos faz ser quem somos. Se compreendermos melhor o uso e as fases de cada objeto, poderíamos usá-la de forma mais adequada.
Cognição é uma função psicológica individual ou coletiva filosoficamente conservadora atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.
Em síntese, os psicólogos consideram a memória como o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma das três partes dessa definição – codificação, armazenamento e recuperação – representa um processo diferente.