-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
41 comentários sobre “Apresentação”
Ao comprender que nos somos ser sencitivel e possuimos un=ma o uma percepsao de tudo que acontece em nossa volta mas so seremos capz de perceber aqueles que causa maior empacto em nossa estrutura emocial
É fundamental o autoconhecimento, pois é com base nessa certeza que conseguimos pressentir que algo de estranho esta a nossa volta.
No dia a dia não há consciência de todos os processos que determinam a percepção. É incomum parar para analisar as sensações que chegam e como devem ser interpretadas, se há correspondência à percepção da visão, audição ou tato. O ser humano é um ser que tem sensçãoes e percepções a todo momento.
Temos o entendimento de que a sensação refere-se a uma experiência sensorial que é indicada por um estímulo externo, originado nos mecanismo biológicos,e a percepção diz respeito a interpretação que o sistema cognitivo tem a apartir da sensação recebida…A sensação é a nossa capacidade de detectar sentido como toque ,dor visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo, percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o corpo…com tudo as características que São próprias de uma pessoa,por exemplo,podem ser consideradas as suas peculiaridades, normalmente,as peculiaridades são fáceis e identificadas , devido ao fato de serem aspectos bastante singulares ,que dificilmente se encontram em outras pessoas ou coisas.
É importante o autoconhecimento, para perceber as sensações que sentimos CONSCIENTE ou inconscientemente.
E muito importante o autoconhecimento para perceber as sensações.
Concordo com o colega, pois é indispensável que principalmente nós que pretendemos atuar como Pscicanalista tenhamos muito autoconhecimento, percepção e sensações para realizar um bom atendimento.
Definir o que pensamos , depende exclusivamente do princípio cognitivo de cada um de nós.
A experiência sensorial ela se inicia através de estimulo externo, vindo do mecanismo biológicos, enquanto a percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações ou seja é a interpretação por parte do individuo do que foi captado pelos sentidos.
A percepção e sensação são oriundas da capacidade de um todo sensorial voltado ao meio e. Que ou pelo qual si encontrão indivíduo.A sensação é um estímulo provocado por sistema sensorial (na questão biofísica declarada) enquanto a percepção do encontra em um meio de decodificação cognitiva de conhecimento e reconhecimento do ambiente fazendo assim conque por parte do ser haja a junção de ideias contemplando ações e atitudes a serem tomadas na forma individual ou partilhada como um todo expresso pela coletividade construindo um conceito contexto comportamental e dialético que delineara atributos e performances ímpares que serão para o aparecimento de características próprias que diferenciarão o ser(indivíduo) trazendo para si sua particular identidade.
Autoconhecimento muito importante. Define os pensamentos. Nos ajuda a perceber as sensações consciente e inconsciente. Nem sempre conseguimos perceber os acontecimentos ao nosso redor..
A característica do ser humano é ,somos sensitivos e perspetives a tudo que vemos e nos toca e também no sons a tudo que esta à nossa volta, somos seres vivos
Tanto na sensação quanto na percepção não podemos generalizar, para o artista por exemplo, ele pode observar algo que seus valores aguçados são direfentes da maioria, por já ter se adaptado a outros sentidos, mas no geral podemos pertender a classe maior de pessoas que processam da mesma forma, de certo modo partimos de um todo para as partes. Já o artista pode observar apenas a parte ou algo que não percebemos de imediato.
Sensacao e a capacidade de detectar sentidos como os 5 sentidos ja a percepcao e a maneira pela o cerebro processa e comunica esses sentidos .
A percepção da construção no dia a dia se apresenta de acordo com os aprendizados adquirido.
Através da sensação podemos dimensionar nossa inteligência emocional, e concomitante nossa aptidão emocional, característica individual per-si, na qual se fundam outras como autocontrole, empatia e as habilidades sociais do indivíduo.
Neste universo intra pessoal a percepção revela o conhecimento que o indivíduo tem da sua personalidade, incluindo, forças, fraquezas, pensamentos, sentimentos, crenças, motivações e emoções.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A percepção é um processo complexo que depende tanto do meio ambiente como da pessoa que os percebe. Como sujeito da percepção, conseguimos recuperar, a partir das informações sensoriais, as propriedades válidas do mundo que nos rodeia (Gibson, 1979). Analisamos os padrões que vão mudando à medida que nos movimentamos.
A sensação é a nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do corpo.
Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A s sensações são os primeiros sentido, elas fazem a recepção imediata dessas informações através dos órgãos dos sentidos.
A percepção traz a noção do ser humano como um processador de informações, ambas contribuem para o individual e o coletivo.
Esses dois conceitos causam um pouco de confusão tanto para os pesquisadores quanto aos consumidores, e apesar de terem suas semelhanças, na maioria das vezes se completam.
Embora a teoria de Piaget tenha se concentrado inicialmente no desenvolvimento individual, estudos posteriores destacaram a importância das interações sociais e da colaboração no processo de construção do conhecimento. Ao projetar inovações, é benéfico criar oportunidades para a interação social e a colaboração entre os usuários, permitindo que eles compartilhem ideias, perspectivas e conhecimentos, promovendo assim a construção coletiva do conhecimento.
Partindo do princípio de que o termo sensação refere-se à experiência sensorial iniciada por um estímulo externo cuja origem está nos mecanismos biológicos dos sentidos, tais como a audição ou a visão. Diferentemente, a percepção relaciona-se à interpretação que o sistema cognitivo, principalmente o cérebro, tem da sensação recebida ou que ele mesmo é capaz de produzir.
Importante entendermos as sensações e percepções do ser humano e suas origens.
Muito importante conhecer sobre a percepção e sensação pelo nosso cérebro. Muito importante para auxiliar na investigação de nossS emoções
Importante o indivíduo conhecer a si mesmo e assim torna um pouco mais fácil sua rotina.
Nossos processos perceptivos:
Fase 1: primeira hipótese sobre o que estamos prestes a perceber. Isso guiará a seleção, organização e interpretação dos estímulos. Fase 2: entrada da informação sensorial. Fase 3: contrastar a primeira hipótese com a informação sensorial obtida.
De fato, é necessário nos auto conhecermos.
A teoria cognitiva é uma forma de critica ao comportamentamentalismo, que postula, linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estimulo a resposta.
O autoconhecimento nos permite tomar decisões mais consciente e alinhadas com nossos valores e objetivos. É a consciências que temos de nós mesmos, é o ato de olhar para nós mesmos. Autoconhecimento = conhecimento de si mesmo. Platão, Spinoza e Freud veem o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade.
Temos que entender as percepções do ser humano para conhecer a si mesmo .
É algo mais do que inato no ser humano, a sensação e a percepção, passamos as 24 horas do dia percebendo tudo que acontece no ambiente ao nosso redor, e estas percepções consequentemente, geraram em nós sensações diversas.
Fascinante este estudo sobre cognição.
A capacidade cognitiva se desenvolve por meio da interação entro o sujeito e o objeto.
Por meio dos processos de Sensação e Percepção que o cérebro interpreta as informações.
Nossas sensações falam.
Nas experiências do dia-a-dia não prestamos uma atenção mais apurada aos detalhes que nossos sentidos percebem, concentramos nossa atenção no todo da experiência vivida
Muito interessante, a percepção interpreta as sensações dando-nos como resultado as nossas reações em relação aos estímulos.
Sentimos e percebemos tudo a nosso redor o tempo todo.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira como o cérebro processa e comunica esses sentidos para o resto do corpo.
Vivemos no impulso da sobrevivência na correria do dia a dia, e muitas vezes caminhamos sem a percepção dos sentidos que parecem desconectados devido a rotina. Os sentidos são uma inerência da espécie humana, porém está propício a perder a função quando a vida se torna uma mera busca sem propósito. Avaliarmos esses mecanismos de percepção objetivo se faz urgente nos tempos atuais. Saber sentir algo é percebermos viventes do aqui e agora e do amanhã. Não podemos limitar as percepções do sentido apenas parte do corpo enquanto organismo receptor de sensações, mas sim de algo maior e mais sensível. São estas questões que temos enquanto psicanalistas levantar para direcionarmos para uma discussão mais ampla e produtiva. Não se trata de ouvir, tatear, falar, ver e olfatar, o que seria das pessoas sem visão, fala, sem membros estariam elas condenadas a não ter sentidos?. Sigamos nos estudos para decifrarmos o real sentidos dos sentidos humanos e suas possibilidades que podem ser inimagináveis.
Autoconhecimento primeiro passo.
a sensação e um processo passivo, em que o estimulo é simplesmente detectado, sem qualquer interpretação ou julgamento. ja a percepção é um processo ativo, em que o cérebro interpreta os estímulos sensoriais e atribui significado a eles
Ao estudar a percepção, a Gestalt mostrou que os seres humanos não percebem o mundo como um conjunto de dados isolados, mas em padrões ou formas compreensíveis. A interpretação padrões e visuais ajudam outros estimulos, mas esses conceitos ajudaram a pessoa ver a organização estruturada, com elementos que se inter-relacionam de maneira intuitiva.