-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Ao comprender que nos somos ser sencitivel e possuimos un=ma o uma percepsao de tudo que acontece em nossa volta mas so seremos capz de perceber aqueles que causa maior empacto em nossa estrutura emocial
É fundamental o autoconhecimento, pois é com base nessa certeza que conseguimos pressentir que algo de estranho esta a nossa volta.
Temos o entendimento de que a sensação refere-se a uma experiência sensorial que é indicada por um estímulo externo, originado nos mecanismo biológicos,e a percepção diz respeito a interpretação que o sistema cognitivo tem a apartir da sensação recebida…A sensação é a nossa capacidade de detectar sentido como toque ,dor visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo, percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o corpo…com tudo as características que São próprias de uma pessoa,por exemplo,podem ser consideradas as suas peculiaridades, normalmente,as peculiaridades são fáceis e identificadas , devido ao fato de serem aspectos bastante singulares ,que dificilmente se encontram em outras pessoas ou coisas.
É importante o autoconhecimento, para perceber as sensações que sentimos CONSCIENTE ou inconscientemente.
E muito importante o autoconhecimento para perceber as sensações.
Definir o que pensamos , depende exclusivamente do princípio cognitivo de cada um de nós.
A experiência sensorial ela se inicia através de estimulo externo, vindo do mecanismo biológicos, enquanto a percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações ou seja é a interpretação por parte do individuo do que foi captado pelos sentidos.
A percepção e sensação são oriundas da capacidade de um todo sensorial voltado ao meio e. Que ou pelo qual si encontrão indivíduo.A sensação é um estímulo provocado por sistema sensorial (na questão biofísica declarada) enquanto a percepção do encontra em um meio de decodificação cognitiva de conhecimento e reconhecimento do ambiente fazendo assim conque por parte do ser haja a junção de ideias contemplando ações e atitudes a serem tomadas na forma individual ou partilhada como um todo expresso pela coletividade construindo um conceito contexto comportamental e dialético que delineara atributos e performances ímpares que serão para o aparecimento de características próprias que diferenciarão o ser(indivíduo) trazendo para si sua particular identidade.
Autoconhecimento muito importante. Define os pensamentos. Nos ajuda a perceber as sensações consciente e inconsciente. Nem sempre conseguimos perceber os acontecimentos ao nosso redor..
A característica do ser humano é ,somos sensitivos e perspetives a tudo que vemos e nos toca e também no sons a tudo que esta à nossa volta, somos seres vivos
Tanto na sensação quanto na percepção não podemos generalizar, para o artista por exemplo, ele pode observar algo que seus valores aguçados são direfentes da maioria, por já ter se adaptado a outros sentidos, mas no geral podemos pertender a classe maior de pessoas que processam da mesma forma, de certo modo partimos de um todo para as partes. Já o artista pode observar apenas a parte ou algo que não percebemos de imediato.
Sensacao e a capacidade de detectar sentidos como os 5 sentidos ja a percepcao e a maneira pela o cerebro processa e comunica esses sentidos .
A percepção da construção no dia a dia se apresenta de acordo com os aprendizados adquirido.
Através da sensação podemos dimensionar nossa inteligência emocional, e concomitante nossa aptidão emocional, característica individual per-si, na qual se fundam outras como autocontrole, empatia e as habilidades sociais do indivíduo.
Neste universo intra pessoal a percepção revela o conhecimento que o indivíduo tem da sua personalidade, incluindo, forças, fraquezas, pensamentos, sentimentos, crenças, motivações e emoções.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A percepção é um processo complexo que depende tanto do meio ambiente como da pessoa que os percebe. Como sujeito da percepção, conseguimos recuperar, a partir das informações sensoriais, as propriedades válidas do mundo que nos rodeia (Gibson, 1979). Analisamos os padrões que vão mudando à medida que nos movimentamos.
A sensação é a nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do corpo.
Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A s sensações são os primeiros sentido, elas fazem a recepção imediata dessas informações através dos órgãos dos sentidos.
A percepção traz a noção do ser humano como um processador de informações, ambas contribuem para o individual e o coletivo.
Esses dois conceitos causam um pouco de confusão tanto para os pesquisadores quanto aos consumidores, e apesar de terem suas semelhanças, na maioria das vezes se completam.
Embora a teoria de Piaget tenha se concentrado inicialmente no desenvolvimento individual, estudos posteriores destacaram a importância das interações sociais e da colaboração no processo de construção do conhecimento. Ao projetar inovações, é benéfico criar oportunidades para a interação social e a colaboração entre os usuários, permitindo que eles compartilhem ideias, perspectivas e conhecimentos, promovendo assim a construção coletiva do conhecimento.
Partindo do princípio de que o termo sensação refere-se à experiência sensorial iniciada por um estímulo externo cuja origem está nos mecanismos biológicos dos sentidos, tais como a audição ou a visão. Diferentemente, a percepção relaciona-se à interpretação que o sistema cognitivo, principalmente o cérebro, tem da sensação recebida ou que ele mesmo é capaz de produzir.
Importante entendermos as sensações e percepções do ser humano e suas origens.
Muito importante conhecer sobre a percepção e sensação pelo nosso cérebro. Muito importante para auxiliar na investigação de nossS emoções
Importante o indivíduo conhecer a si mesmo e assim torna um pouco mais fácil sua rotina.
Nossos processos perceptivos:
Fase 1: primeira hipótese sobre o que estamos prestes a perceber. Isso guiará a seleção, organização e interpretação dos estímulos. Fase 2: entrada da informação sensorial. Fase 3: contrastar a primeira hipótese com a informação sensorial obtida.
De fato, é necessário nos auto conhecermos.