-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
95 comentários sobre “Na prática”
Boa tarde,não estou conseguindo escrever nos tópicos do fórum Avaliativo.
Behaviorismo e Psicanálise são duas dessas escolas de pensamento. Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana.
Sim também estou conciso e te parabenizo por Boa colocação
Penso que ambas as teorias são de extrema importância para obter um trabalho mais efetivo, a Psicanálise com seus estudos sobre o inconsciente do ser humano e o Behaviorismo para entendermos sobre o comportamento dos mesmos.
Show
Ainda que as duas atuações tem suas peculiaridades, ambas contribui com para o tratamento da mente humana.
Ambos os campos de estudo estão avaliando a mente através do comportamento exibo pelo individuo.
Psicanalise x Behaviorismo, tem conceito distintos mas ambos são voltado a assistência e acolhimento.
Belchoverismo foi criado com os projetos da escola de Piaget 1810 A 1910
Sim Behaviorismo e muito o comportamento das pessoas.
Ambas são de muita importância, a psicanalise busca o insconciente tentado buscar soluções para os desflexos dos assuntos tratado ,Behaviayismo, o acolhimento e o comportamento.
São escolas e metodos que se completam e ambos trouxeram espectativas ositivas para a evolução e tratamento dos desturbios psiquicos e mentais
A psicanálise e behaviorismo são importantes mesmo com suas diferenças, um com sua teoria do inconsciente e o outro com a teoria do comportamento, mais ambos são voltado a o acolhimento e a saúde mental.
Psicanálise e behaviorismo são fundamentais.mesmo com suas teorias e diferentes abordagens mais tudo é muito importante no estudo da mente humana
O behaviorismo estuda de forma direta as experiências que o indivíduo viveu. Essas experiências podem vir também do ambiente vivido e pode ser controlado a partir de estímulos.
Em contrapartida, a Psicanálise busca o desconforto psíquico reprimido no consciente e consciente, que responde pelas decisões e impulsos do indivíduo.
Entendo que a psicanálise estuda e observa o interior da pessoa, o impacto inconsciente tem sobre a pessoa. E essa ação resulta em comportamento.
Então entra o bheavorismo, que vai estudar e observar esse comportamento e seus resultados, consequência, impacta no desenvolvimento pessoal.
A Psicanalise e Behaviorismo são duas escolas de pensamentos com suas diferenças.
Em quanto a Psicanalise estuda a centralidade da mente humana, tendo como base o inconsciente que tem o potencial para motivar o comportamento. Já o Behaviorismo estuda o comportamento e os processos mentais dos seres humanos, para isso a psicologia usa uma serie de abordagens para compreender os diversos padrões de comportamento e pensamento dos indivíduos.
Portanto, essas duas escolas tem pensamentos diferentes, os Behavioristas discordam, rejeitam a imagem mentalista da psicanalise, já a psicanalise favorece o estudo da mente humana, o inconsciente, como maneira de compreender o individuo.
Psicanálise estufa o incoscinete e Behaviorismo o comportamento .
Psicanálise estuda o inconsciente e o Behaviorismo estuda o comportamento.
Ambas abordagens, apesar das diferenças tem papel fundamental no trabalho da psique humana.
A psicanálise X Behaviorismo tem a consitencias de o Objeto com o método,conceitos importante de referência com o magnitude da ciência e psicanálise clínica e da psicologia.
na pratica a psicanalise de Behaviorismo estuda o comportamento
Sim, utilizam métodos diferenciados para estudar os nosso processos mentais e isso, nos ajudam a entendermos melhor a nos mesmos.
Psicanalise de BEHAVEORISMO PROCESSOS METAIS E INCONCIENTES E COMPORTAMENTOS
A psicanálise e o behaviorismo com sua forma de estudos diferentes acabam se completando para um bem comum.
O Behaviorismo e a Psicanálise tem estruturadas distintas, ainda que sirvam a um propósito semelhante, que é entender e estudar o comportamento humano.
O Behaviorismo vai diretamente no uso de práticas científicas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano. Seu trabalho é pautado na materialidade dos processos. Por sua vez, a Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar. Todas as impressões são originadas unicamente do inconsciente humano.
Estas duas variações epistemológicas tender a percorrer designos distintos porem de complementação as lacunas que si podem encontrar no estreito entender da mente hunana do indivíduo,com istorealiizando quase que creio o campo em sua totalidade pondo em provas diferentes, mas com objetivos não nocivos fazendo conque o trato daquele seja mais abrangente e que si cumpra o efeito do meio que foi descoberto e com isso jaja exito no concomitante ao ser.
INCONSCIENTE E BEHAVIORISMO SE COMPLETAM.
Ambas variações mesmo distintas tendem a se comunicar e completar
O Behaviorismo seus métodos são : observação e explimentacao…
Boa tarde Eu acho que ambos são fundamentais . Sem cada um as pessoas não saberia o que fazer pois cada tem seu papel na sociedade
Boa tarde Eu acho que era importante pois todos trabalhavam de formas diferentes e foi fundamental pras pessoas.
O Bhaviorismo é a psicanálise São fundamentais trabalhando de diferentes maneiras, acabam se completando.
Então o behaviorismo é um estudo comportamental que ao meu ver completa a psicanálise que estuda a mente.
Trabalhar com os dois acredito que alcançaria bons resultados.
As práticas da psicanálise e do Behaviorismo tratam o sujeito de forma a qual se pode compreender tanto no inconsciente, quanto na observação comportamental.
Behaviorismo e a psicanalise caminham junto estudando o comportamento mental do ser humano.
Sao tecnicas diferentes que podem auxiliar na compreensao do comporatmento humano.
Concordo também que a Psicanálise e o Behaviorismo que mesmo usando métodos e objetos diferentes alinhadas resultam em um poderoso e eficaz método terapêutico, um estuda o inconsciente e outra o comportamento dando embasamento necessário para conhecimento sobre o estado psíquico do paciente.
Ambas as teorias se complementam.
A Psicanálise, Behaviorismo e Gestalt partilham de semelhanças que as unem quase que como um todo. Ainda que sejam independentes uma da outra, acabam se encontrando em determinados pontos e servem perspectivas ao mesmo propósito. Entretanto, cabe ressaltar que se tratam de abordagens com funcionalidades próprias.
Muito bom
ACHO QUE AS DUAS TEM SUA CONTRIBUIÇÃO DEPENDE DE CADA CASO.
Essas vertentes ainda fazem parte do nossos dias e são essenciais, são importantes o ser humano na sociedade
O mais interessante aqui é que os dois conceitos tem ligações diretas, mas para quem esta aqui estudando é importante destacar que pelo meu ponto de vista, a psicanalise em si vai determinar uma reação de mudança em sua base Inconsciente onde perdemos o acesso.
Já o Behaviorismo é uma mudança pratica diaria, uma mudança no ambiente de convivio ou atuação, devido o destaque que somos seres homegeneos.
No meu entendimento a Psicanálise e o Bahaviorismo ,estejam focados a saúde mental,possuem abordagem, teoria e finalidades distintas.A Psicanálise analisa o psique humano ,o inconsciente os processos mentais, através da associação livre,tido como a cura pela fala,enquanto o Bahaviorismo estuda a teoria do comportamento ,métodos de observação e experimentação.
Duas teorias que jamais nos faltar nessa área ,devemos ser um bom profissional com essas teoria
A psicanálise estuda as atitudes e comportamentos associados ao inconsciente do indivíduo, e o Behaviorismo como o indivíduo pode ter seu comportamento modificado por condicionamentos, seja ele da sociedade ou por meio de outros estímulos externos. Ambas se complementam!
O Behaviorismo busca os motivos da pessoa estar se comportando de tal maneira, e a psicanálise procura no inconsciente, id, ego e super ego as resposta para que a partir delas a pessoa analisada possa encontrar novas formas de lidar com as situações que estão lhe incomodando.
A psicanalise e o behaviorismo apresentam abordagens diferentes enquanto o objeto de estudo é o mesmo. A mudança comprtamental é uma busca realizada por ambas escolas, contudo, por abordagens e metodos diferentes. Entendo que as duas são complementares e não ambivalentes.
Os dois juntos são com um só , métodos são distintos pois um auxilia o outro,E os dois estão intercalados ou seja a psicanálise ela estuda o inconsciente..E o behaviorismo o comportamento ..Por isso que os dois se igualam e dão certo para aplica_lo.
Boa tarde! Acredito que a psicanálise e o behaviorismo se complementam. Cada uma tem a sua especificidade de abordagem e funcionalidade eficaz.
O Behaviorismo dão destaque ao comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulo externo.
Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. Eles acreditam que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento.
A Psicanalise tem como foco a análise do inconsciente ,com as instancias id, ego e superego, usando o método de associação livre ,interpretação dos sonhos na busca do autoconhecimento. O Behaviorismo tem como foco o estudo do comportamento, reflexo, reforço, punição, estímulos , através do método de observação e experimentação.
Behaviorismo, dá importantes destaque ao comportamento externo entre indivíduos
Psicanálise, faz referência a centralidade da mente humana.
Ambas se complementam na concepção relacional do comportamento humano.
Penso que devemos examinar os dois e colocar em prática o melhor de cada pensamento.
ambos com conceitos distintos , mas simbolicam caminham juntos no meu modo de entendimento
Ambos são conceitos distintos.
O Behaviorismo vai atuar diretamente no uso de práticas ciêntíficas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano.
A Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar, pois é uma área independente da psicologia e da psiquiatria, embora elas tenham aspectos em comum.
Behaviorismo e Psicanálise são duas dessas escolas de pensamento. Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos
Estão em sintonia incompleta p outro
O Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
Estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos. Isso é o Behaviorismo.
Escolas de pensamento distintas e complementares.
Ambos sai muito parecidos, resultados de do condicionamento físico e mental, sendo que a psicanálise, é um estudo e com esse conhecimento então, tratar do psiqui humano, como ; transtornos e outras variações vindas de sua formação
A maior parte do estudo da psicanalise se concentra nas experiências pessoais do seu criador.
O Behaviorismo estuda o comportamento humano de forma direta com base no ambiente externo em que vive.
A Psicanálise investiga os conflitos psíquicos resultantes de sonhos, lembranças reprimidas e delírios.
O Behaviorismo estuda o comportamento de forma direta, com base no ambiente e no condicionamento em que vive o indivíduo ou animal.
A psicologia comportamental trabalha baseada na relação estímulo-comportamento-efeito, enquanto a psicanálise baseia-se na análise do consciente, pré-consciente e inconsciente.
Bom dia!
Um trabalha antes dos acontecimentos e o outro trabalha depois dos acontecimentos, são duas áreas distintas mas com o mesmo propósito desenvolver o ser humano na sua maior totalidade.
talvez a psicanalise e o Bahaviorismo sejam duas formas de observar o indididuo de maneiras que se completam, um explora dentro e o outro fora.
Psicanálise e Behaviorismo são escolas que bem trabalhadas e abordadas com boas práticas,predominam os resultados e avanços que tanto almejamos buscar.
Psicanálise busca o inconsciente pr encontrar soluções.Behaviaysmo busca o acolhimento e o comportamento.
Ambos são fundamentais neste século
Ambas Teorias no meu entendimento acredito eu que acabam se complementando .
Um o acolhimento e o outro o inconsciente.
Ambas de extrema importância
de total necessidade para todas as eras
Como psicopedagoga com abordagem intervencionista em ABA que é extremamente voltada para o comportamento e condicionamentos (trabalho com pacientes autistas), percebo o quanto é importante estudar outras abordagens. E a psicanálise complementa e auxiliará principalmente com os aprendentes com autismo de suporte nível 1. Estou amando a formação de psicanalista.
Psicanálise X Belvaviorismo; são estudos para abordar e avaliar práticas e resultados avançados com o mesmo objtivos.
O Behavorismo foi de grande contribuição para os estudos de psicologia como ciência humana, pelo fato de ser uma ciência que tem como objeto de estudo o próprio comportamento humano, surgindo a partir do Behavorismo, outros estudos como o Realismo e o Pragmatismo.
É muito importante ter em mente, as diferenças entre estas duas vertentes da psicologia contemporânea.
Ambas muito importantes no processo de terapia .
A psicologia comportamental trabalha baseada na relação estímulo-comportamento-efeito, enquanto a psicanálise baseia-se na análise do consciente, pré-consciente e inconsciente.
Psicanálise × Behaviorismo –
Psicanálise estuda introspecção e o inconsciente, enquanto o Behavionismo estuda comportamento e experimentação.
Psicanálise estuda introspecção e o inconsciente, enquanto o Behavionismo estuda comportamento e experimentação.
Errando e acertando, os genios da psicologia e psicanalise, vão desbravando caminhos e métodos afim de buscar soluções para o problema da psiquê que tanto aflige a alma humana.
Psicanálise – Essa é a abordagem busca estimular o próprio paciente a ter seus insights, ou seja, que ele mesmo compreenda o que está acontecendo consigo e quais vias ele pode usar para se modificar e sair desse problema X Behaviorismo – É uma técnica bastante eficiente para pessoas que apresentam quadros de ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.
Ambas as abordagens são importantes e trabalham a mente do indivíduo, mas eu dou maior ênfase na psicanálise, pois acredito que as ações do indivíduo são quase sempre influênciadas pelo seu eu interior, sentimentos recalcados, traumas,etc.
Behaviorismo estudo o comportamento externo do individuo, já a Psicánalise o inconsciente.
sou psicanalista formada pelo ibrapsi com 4 certificaçoes quero acrescentar mais esse curso no meu currículo
Para a psicanalise e algo comum , porem se identifica atraves dos sonhos.
A psicanalise busca compreender a causa através do inconsciente da subjetividade do ser. O behaviorismo vai trabalhar a questão da racionalidade objetiva através do comportamento condicionado.
Ambas se voltam para o acolhimento.
Behaviorismo é creditado como uma ciência de fato. Os experimentos são conduzidos em um organismo num determinado ambiente. Dessa forma, é possível verificar se há um aumento ou repetição dos fatores relevantes seja em maior ou menor grau.
Por outro lado, a Psicanálise é tida como uma psicoterapia. Como tal, assume um caráter de tratamento de acordo com a demanda. Ainda que se trabalhe a cura, os efeitos de melhora são bem diversificados.
O Behaviorismo vai diretamente no uso de práticas científicas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano. Seu trabalho é pautado na materialidade dos processos. Por sua vez, a Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar.
Psicanálise foca na mente e behavior foca no que fazemos
A psicanálise de Freud enfatiza a importância do inconsciente e das experiências passadas na formação da personalidade, enquanto o behaviorismo se concentra no estudo do comportamento observável e no papel do ambiente na aprendizagem . No entanto, acredito que ambas as abordagens valorizam a importância da relação terapêutica e da empatia do terapeuta para o processo de mudança e crescimento do paciente .
A Psicanálise e o Behaviorismo são abordagens psicológicas com focos distintos. A Psicanálise, fundada por Freud, explora os processos inconscientes, usando métodos como a introspecção e a interpretação dos sonhos. Já o Behaviorismo, iniciado por Watson e Skinner, concentra-se no comportamento observável, utilizando a experimentação e a análise de estímulos e respostas. Enquanto a Psicanálise aborda conceitos como o inconsciente e os mecanismos de defesa, o Behaviorismo foca em condicionamento, reforço e punição. Cada abordagem oferece uma perspectiva única sobre o comportamento humano e suas causas.