-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Teoria gestaltista é de uma grande importância para o desenvolvimento no estudo da humanidade.
Sim ela e muito importante para o desenvolvimento no estudo da humanidade.
Estudo do comportamento humano
a teoria gestaltista traz uma visao ampla sobre a forma de como de ser visto o ato de se praticar a terapia devendo nao so olhar o individuo mais tambem levar em concideraçao o ambiente onde o mesmo esta inserido so assim na visao gestaltica pode se conseguir um evoluçao do individuo
O fenômeno de percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e proximidade dos pontos que compõem um objeto, figura a ser vistas como formado um grupo tendência ver linhas e não colunas ,o comportamento é determinado pela percepção do estímulo e portanto, estará submetido a lei da boa forma.
A Gestalt entende a Psicologia como uma ciência que estuda o comportamento, porem todavia com suas diferenças teóricas. A escola de pensamento criada pelos psicólogos Max Wertheimer, Kurt Koffak e Wolfgang Kohler na decada de 20. Esta escola afirma que um todo não é uma simples soma de duas partes, propondo que o comportamento e os meandros da mente não davam ser estudados separadamente.
A Lei básica da Gestalt (Pregnância da forma), diz que a construção da forma deve possui uma estrutura simples, equilibrada hemogênea e regular. Em quanto a Gestalt-terapia esta voltada para o campo clinico, com teorias e técnicas que visam dar ao homem condições para o crescimento, a Psicologia da Gestalt foi um campo de pesquisa, que trouxe uma serie de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem percebe o mundo.
A Teoria da Gestalt estuda a sapiência e a sensação do movimento, os procedimentos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Os 7 princípios de Gestalt são estes: proximidade, similaridade, continuidade, fechamento, figura-fundo, região comum, ponto focal.
Teoria Gestaltista baseada no estudo das percepcões onde as pessoas classifica suas percepções como um todo e não apenas como a soma das partes.
A Gestalti trás consigo formatos e metidos pelo quais de uma forma quase que deliberativa vem a compor as margens e núcleos de comportamento para adaptar o indivíduo ao meio tendo em seu principal objetivo criar ou programar uma questão semalhante a rotina e trazer através do indivíduo as priores em determinados ambientes sem denegrir ou deformar o quadro cognitivo que todos tendem a ter para uma forma adaptacional.
A teoria gestaltista classifica a percepção do sujeito numa perspectiva com uma abordagem mais simples e estruturada o que propicia um melhor entendimento.
A contribuição da escola Gestalt trás para nós estudantes uma percepção e uma compreensão fenomenal da perspectiva humana.
E agora mais essa escola Gestaltista, uma ótima o ceculo xx com uma boa compreensão para o ser humano e uma ótima alternativa sim!
Percepção do sujeito de forma simples
A teoria da Gestalt é uma das correntes de pensamento mais conhecidas para estudar a percepção. Além disso, ela traz uma filosofia e leis gerais que são aplicados em diversos campos da psicologia humana.
A psicologia da Gestalt propôs uma visão mais leve, dinâmica e relevante da psicologia, configurando uma importante escola psicológica. É necessário que se faça a distinção entre psicologia da Gestalt, de Wertheimer e colaboradores, e Gestalt-terapia, de Fritz Pearls e colaboradores. Ainda que a segunda tenha embasamento na primeira, essa diferença ocorre de maneira bastante tênue, causando confusões bastante frequentes.
A teoria de Gestalt são uma das abordagens da Pscicologia , que tem cujos Principios que são aplicados desde do Desing até a Pscicoterapia ,também ela é conhecida como teoria da forma , essa corrente de pensamento lhe propoê que o simples união das partes não explica como um todo.
A Teoria da Gestalt diz respeito a forma com os indivíduos percebem o ambiente em que estão e sobre como lidam com ele. Algo relacionado com a evolução humana.
A Teoria Gestaltista foi desenvolvida por Max, Kurt e Kohler, entre 1930 a 1940, portanto, uma Técnica terapêutica do século XX. Contribuiu e contribui até os dias atuais, nas chamadas “Psicoterapias”.
Seus processos de percepção explicam cada etapa dos nossos sentidos sobre uma imagem, fato ou ambiente.
A influência do Gestalt em nossas vidas é contínuo e processual, trazendo o estado “real” de uma figura “simbólica”.
A teoria Gestalt é tão importante quanto as demais, pois ela é corrente de pensamentos que propõe que a simples união das partes não explica o todo.
A humanidade é muito importante, por isso a necessidade do estudo.
A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Na Terapia gestáltica, busca-se encontrar o sentido da parte, entendendo o contexto do todo, percebendo alternativas praticas para
a melhora do individuo, tentando encontrar a resposta par ao “como” e para o “o que”, o objetivo não é mais saber o que leva a pessoa a determinada ação comportamental.
Bem interessante para o desenvolvimento das pessoas.