-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

é muito interessante saber que somos capazes de criar, de fazermos uma leitura do mundo através das representações que a nossa mente é capaz de fazer.
não imaginava que a nossa estrutura cognitiva é capaz de ser um agente de construção de tudo que vimos ou pensamos.
O ser humano sendo capaz de evoluir atraves de novos aprendizados isso torna o individuo o ser com uma capacidade femomenal sendo que essa evoluçao si da atraves da vivencia de novas experiencias e interpretaçao dos acontecimentos e meio no qual o individuo esta inserido elevamdo suas interpretaçoes e leitura do que evivenciado por ele
Com a teoria de Piaget explica os mecanismo cognitivos ultilizados pelos inventores nas suas criações, sabendo se que o processo da criação é diferente para cada pessoa, buscando através de uma metáfora o ciclone da criação,representando as etapas de cada processo.
Podemos afirmar, que o aprendizado é um processo de observação e internalização, levando em consideração os processos de individuais de cada um !
Eu concordo com o meu colega pois cada individuo tem o seu processo de aprendizado.
O SER HUMANO E DOTADO DE UMA INTELIGENCIA IMCOMPARAVEL E UMA POTENCIA DE ENERGIA NEGATIVA E POSITIVA, DEPENDE DE COMO ESTES CAMPOS SAO EXPLORADOS E DA CULTURA QUE ESTAO INSERIDOS.
O ID, EGO E SUPEREGO E CAPAZ DE SEPARAR OS SENTIMENTOS E PERCEPÇAO DE CADA SITUAÇAO, E ATRAVES DESTES COMPORTAMENTOS QUE SERA DESENVOLVIDO SEU CARATER, BASES DE CONHECIMENTO.
Para Piaget, com aplicação da abordagem psicogenética entende que o processo de construção do conhecimento também é pautado na autonomia ou seja, ninguém transmite nada a ninguém, é a própria pessoa que escolhe a construção do conhecimento. Portanto, os educadores é que devem avaliar os estudantes apenas por aquilo que mostram.
A APRENDIZAGEM DE PIAGET É UM PROCESSO QUE SÓ TEM SENTIDO DIANTE DE SITUAÇÕES DE MUDANÇA . POR ISSO
APRENDER É EM PARTE SABER SE ADAPTAR A NOVIDADES .
As teorias de Jean si dão em conta e ao fato de que sugestionar o entrelace entre vertentes do ser e o meio para compreensão de informações fórmula paradigmas em consencos a questão de aprendizado e com este conjunto oum fatos de construção e formação de um indivíduo pensante agente e talvez até mesmo produto e um determinado meio trazendo consigo as autonomias inerentes a adaptações importantes para a vivência.
Aprende em parte e sabe se adaptar com que lhe é preposto .
Sem dúvida, a proposta apresentada neste estudo é muito significativa de que, nos casos de pessoas com atividade cognitiva ativa, elas possam desenvolver uma autoaprendizagem mais completa ao longo de suas vidas, o que podemos dizer que constrói seu dia a dia com aprendizado contínuo.
Mas isso não se reflete em todos os casos, pois não leva em consideração os de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual que não permitiria ou não refletiria a autoaprendizagem como veríamos em crianças normais.
MUITO bom temos esses conhecimentos para a vida e significativa essas propostas nos casos das pessoas
A proposta de aprendizado estabelecido é simplesmente maravilhoso
Esta teoria e muito inportante para o crecimento e desemvolvimento dos mesmos, asim elas descobri o crecimento de um mundo mais amplo ,e desposto adescobri novas edeias.
De acordo com a teoria de aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só faz sentido em situações de mudança. Parte do aprendizado, portanto, é saber se adaptar a essas inovações. Este psicólogo explica a dinâmica da adaptação por meio de dois processos que veremos a seguir: o assimilação e a alojamento.
A aprendizagem envolve diversos processos mentais encadeados entre si desde o perguntar, o pesquisar, o compreender e o criar, somente assim a aprendizagem se concretiza. Por isso, é preciso sempre levar os sujeitos a pensarem sobre as diversas etapas para não criar meros repetidores de informações anteriormente processadas.
Piaget explica os mecanismos cognitivos utilizados pelos inventores nas suas criações.
Sabemos que o processo de criação é diferente para cada pessoa, procura-se através de uma metáfora o ciclone da criação, para representar as etapas desse processo.
Ao aplicar os princípios da teoria de Piaget no desenvolvimento de inovações, é fundamental considerar as características e necessidades específicas dos usuários-alvo, adaptando as estratégias de acordo. Isso ajudará a promover um engajamento significativo, um aprendizado ativo e um desenvolvimento cognitivo mais abrangente, resultando em inovações que atendam melhor às necessidades dos usuários e promovam a evolução e o crescimento pessoal.
O aprendizado pode ser considerado um processo de observação, análise, tentativas, criação, erros e é diferenciado por cada pessoa.
Nessa constante transformação que acontece na sociedade, devemos buscar o equilibrio no contante aprendizado sem perder nossos princípios.