-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A percepção pela sensação é muito interessante e de importância, devemos conhecer cada função ligadas as percepções e suas funções e reações em nosso organismo.
A percepção é quando temos a capacidade de identificar os acontecimentos e sensação é como sentimos os acontecimentos.
AS PERCEPÇOES A SENSAÇÕES TUDO MUITO PROFUNDO A VONTADE DE CONHECER MAIS E MAIS
Podemos dezer que a percepçao e filtra das sensaçao se nao formos capaz de perceber ou filtrar tais sensaçoes estaremos conrrendo o risco de nao envoluirmos no aprendizado ?
Creio que em verdade, são criadas no cérebro que inventa toda a informação contida nos sentidos, incluindo o da audição,da visão,do toque,como a percepção visuais ,auditivas, táteis são armazenadas numa forma desconstruída,em cada região uma característica da imagem,como sua cor,seu cheiro,o som da própria voz.
A sensação é percepções andam de mãos dadas, sendo funções únicas de cada ser.
Buscamos identificar, as sensações que nos chegam.
A sensação e a percepção são experiências sensoriais que uma completa a outra, ou seja enquanto uma vem do estimulo externo (sensação) a outra vem de um estimulo externo (percepção).
A sensação e a percepção são experiências sensoriais que uma completa a outra, ou seja enquanto uma vem do estimulo externo (sensação) a outra vem de um estimulo interno (percepção).
Percepção seletiva é o nome dado a um fenômeno psicológico, que diante de um evento ou elemento, temos a opção de focar nossa atenção no que ver, e ouvir e prestar atenção de acordo com nossas crenças pessoais.
A sensação e apercepção são mais uma prova de nossas características ímpares que trazem consigo mais um ponto de equilíbrio vivenciado e vivido em cada individuo.
Entendo que a percepção não existe sem a sensação, para perceber temos que sentir!
A percepção é a imagem mental que fazemos daquilo que já conhecemos e das mesmas necessidades, fruto de um processo de reconhecimento, organização e interpretação das sensações
A sensação é a percepção é única do ser vivo dimensional e trimendicional e isso não pode nos faltar ,senão não somos completo ;O que vemos, o que cheirando, o calor do frio a dor ,a tristeza, a alegria, enfim tudo
A sensação são estímulos externos que nos chegam e analisamos já a percepção acontece com a análise interna desses estímulos, por exemplo ao vermos um bolo a sensação (externa) de doce, de ser gostoso, e pela percepção ao provar esse bolo (interno), ou salivamos pela analise desse gosto.
Oque sentimos sao estimulos externos e a percepcao sao sentimentos internos com a nossa intuicao .
Sensação e bidimensional, já a percepção é tridimensional usa imagem da retina para geraação sensação.
Conforme postamos anteriormente, é através da bidimensionalidade sensorial (sensação); e de forma seletiva podemos dimensionar a grande maioria da nossa inteligência cognitiva e outras; como, as habilidades sociais como indivíduo.
Neste universo intra pessoal a percepção revela o conhecimento que o indivíduo tem da sua personalidade, incluindo, forças, fraquezas, pensamentos, sentimentos, crenças, motivações e emoções.
Isso e muito inportante porque pormuitas veis eu mesmo vejo coisas muito lindas euquero, mas depois descubro, que não tem nem uma inportancia pramin ,a sensação do querer apessepção de não servir.
A percepção dos sentimentos que define a ação do ser, é de suma importância para a definição de personalidade e caráter, sem essas construções fica difícil de se entender.
Para a pscicologia a percepção ,é um processo ou resultado de se tornar o consciente de objetos o relacionamento e eventos por meio dos sentidos pois inclui as atividades como reconhecer observar e discriminar.
Sensação é o que dá sentido a percepção, não existe á possibilidade de falarmos de algo que não podemos sentir.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo
Percebemos tudo, mas não tratamos tudo. Depende dos estímulos que recebemos diante das nossas percepções e interesses.
Sensação é sentir , percepção capacidade de distinguir por meio de sentido ou mente
Observo que a sensação e a percepção são de extrema importância, apesar serem semelhantes, ambas se completam.
Sensação e percepção são dois processos fundamentais da experiência humana que estão intrinsecamente relacionados, mas desempenham papéis diferentes.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A percepção é quando identificamos através de sentidos.
A Percepção é o fator mais relevante, pois interpreta os sentidos, dando características relacionadas a: Cores, Sabor, Direção, se é Bom ou Ruim…é uma análise que por si só, já é rica em detalhes.
A sensação informa seu interior, dando compreensão a percepção.
Cada sensação é independente das outras, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las numa síntese.
Fazem parte da nossa vida, as sensações e percepções.