-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
42 comentários sobre “Infográfico”
Para Wallon desenvolveu alguns estágio do desenvovimento humano, que refletiam um tempo ( dependeria dos conflitos interno e externo daquele momento) onde a aprendizagem se daria e o indivíduo passaria para um novo estágio.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Para Wallon a psique humana é constituída de; a) dimensões motora, b) dimensões cognitivas e c) dimensões afetiva. Nesta esteira ele propõe sete estágios, são eles: impulso emocional (nascimento a 1 ano); sensório motor e projetivo (1 a 3 anos); personalismo (3 a 6 anos); categorial (6 a 11 anos); puberdade e adolescência ( a partir dos 11 anos); adulto e velhice. Percebe-se inicialmente, uma semelhança com as fases de Piaget, que foi o primeiro a apontar esta questão, contudo, Wallon, tem a seu favor, a introdução da puberdade e adolescência, adulto e velhice, no mais, com estreita sinceridade há muito do mesmo.
A teoria proposta por Wallon tem sua importância para a psicologia e educação, pois é centrada no desenvolvimento infantil e infatiza a intração entre os aspectos bbiológicos, sociais e emocionais nos desenvolvimento do ser humano.
Entendendo e compreendo a teoria de wallon da seseguite forma que o desenvolvimento se por suas fazes em que o individuo possa se ver e se compriender dentro de cada contexto se assim for o individuo estarar sempre em evoluçao conectiva
Os estágios que Wallon destacou é uma cognitud do ser humano desde o seu nascimento até o final da vida humana, contudo é uma ciência muito complexa de ser viver.
A teoria de desenvolvimento de Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as responsabilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para reflexão de como ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos. novas ideias, novos valores.
INTERESSANTE OS ESTAGIOS NOS MOSTRAM COMO É A EVOLUÇÃO ATRAVES DO TEMPO.
O milagre e a evolução do desenvolvimento humano ricamente bem explicado nos estágios da teoria de Wallon.
Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas. Vygotsky fundamentou sua teoria no materialismo histórico e dialético e defendeu a perspectiva de que o a aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio.
Wallon defende em sete tempo ,um estágio para o ser huhumano, eu concordo plenamente com essa tese ,porque ele soube dividir de acordo com as reações em cada patamar de vida do ser humano;um bom aprendizado
A evolução do ser humano mostra o quanto a riqueza do indivíduo
Dos 07 estágios propostos por Wallon, o da “cognição e o afetividade” são os mais prresente em todas as fases da vida humana. Tomando como base a interação entre o bebê/ o adulto/ e velhice, Wallon afirma que o aprendizado na vida humana, a partir da criança desde a primeira idade, se dá por uma intensa troca afetiva comunicada por gestos e expressões faciais entre seus respectivos pares; balizando assim a importância da cognição e da afetividade no desenvolvimento humano e o papel fundamental desempenhado pelos mesmos no desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais.
Atento às peculiaridades próprias que emanam de cada estágio proposto; Wallon nunca especificou idades limites. Ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista; para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Como aprendemos, concomitantemente nos adaptamos, e esse processo dialético jamais se encerra.
Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os outros também estejam presentes numa relação recíproca e complementar. Assim é que o conjunto afetivo está mais evidenciado nos estágios do personalismo, e da puberdade e adolescência.
Cada estágio tem um elemento complementar mais evidentes na puberdade e no personalismo é muito interessante como estes estágios enriquecem o ser humano
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
As experiências vivenciadas de inúmeras situações ao decorrer da vida de um indivíduo trás a adaptação as dimensões motoras, cognitivas e afetivas e estas são recepcionadas com diversas reações concordadas para combater sensorialmente crises e estabilidades existentes.
os processos de conhecimento de uma pessoa tem diversas perspectivas de ver. As adaptaciones de uma pessoa com o mundo desde um conceito cognitivo,
O processo de desenvolvimento humano não ocorre simultaneamente, mas por etapas, de acordo com o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo. Em alguns, por questões neurológicas ou outras interferências na formação durante o processo, acabam tendo essa funcionalidade alterada. Daí temos adultos com comportamentos infantis e crianças com comportamentos de adultos.
A proposta do conhecimento é maravilhosa quando se permitido,desde do nascimento o ser humano já trás consigo uma identidade única, que precisa somente ser entendida e compreendida para o seu desenvolvimento saudável.
A teoria de Wallon visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa ( consciência, eu, emoções, representações, etc), em suas condições concretas de existência.
O aprendizado vem do nascer até morrer, é continuo e importante
Os estágios propostos por Wallon são vistos como uma sequência de desenvolvimento, onde cada estágio é influenciado pelos estágios anteriores e prepara o terreno para o próximo estágio. Essa teoria enfatiza a importância das emoções, das relações sociais e do desenvolvimento cognitivo no processo de crescimento e desenvolvimento da criança.
Os estágios desenvolvidos por Wallon compreendem a cognição, afetividade, e o desenvolvimento de suas 7
marcas de identidade.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual.
Assim, Wallon denominou os estágios, sendo os seguintes: Estágio Impulsivo-Emocional, Estágio Sensório-Motor e Projetivo, Estágio do Personalismo, Estágio Categorial e Estágio da Puberdade e da Adolescência.
Evolução atráves dos estágios, muito interessante.
Material muito excelente.
Evolução através do tempo
Os estágios propostos por ele são denominados impulsivo e emocional, sensório e motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade e adolescente adulto.
A Teoria de Wallon – é uma teoria de que a criança fosse atendida de forma holística, completa, A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Essa teoria também conhecida com Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
O aspecto motor descreve a maturação do corpo e da mente. O aspecto afetivo mostra a capacidade de interagir, experiências e emoções na construção dos sentimentos.
Wallon propôs 7 estágios bem definidos do desenvolvimento humano, destacando as principais características do indivíduo em cada um deles. Isso nos ajuda a compreender melhor todo o processo do desenvolvimento humano.
Wallon contribuiu com suas terorias da psicologia do desenvolvimento no campo da psicologia e pedagogia.Ele investigou a emoção geneticamente,
Estágios bem explicados do desenvolver humano.
Wallon propôs a teoria do desenvolvimento da criança, destacando a a relação entre processos biológicos e sociais. O modelo é formado a partir de 7 estágios principais, cada um com características concorrem para um desenvolvimento global da criança. Estes estágios destacam a importância da relação existente entre as relações sociais e o desenvolvimento emocional, destacando como diferentes aspectos do desenvolvimento se interligam durante a vida.
Para o teórico Wallon a psique humana é formada pelas dimensões motora, cognitiva e afetiva.
São as passagens do desenvolvimento onde cada etapa é marcada por experiências que gradativamente irá construir o caráter humano, chegando ao seu ápice na velhice. Dialéticamente podemos entender esse processo como a tese, síntese e antítese a tese é nascemos e nos desenvolvemos com um propósito , a síntese no meio do caminho podem acontecer mudanças significativas ou não que ao final relativo da vida podem revelar o significado das experiências vividas nessa jornada o que seria a tese de nosso existir.
O método adotado por Wallon é o da observação pura. Considera que esta metodologia permite conhecer a criança em seu contexto: “Só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida”.
Interessante saber que os 7 estágios da vida as pessoas vão amadurecendo dentro desse contexto delineado por Wallon e vai se identificando os estágios da vida
Ele propôs sete estágios de desenvolvimento, que refletem a interação entre aspectos biológicos, emocionais e sociais. Esses estágios estão em desenvolvimento infantil, ao adulto e na terceira idade, enfatizando a relação entre o indivíduo e o meio social. Mas com destaques diferentes para cada faze da vida!