-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Para Wallon desenvolveu alguns estágio do desenvovimento humano, que refletiam um tempo ( dependeria dos conflitos interno e externo daquele momento) onde a aprendizagem se daria e o indivíduo passaria para um novo estágio.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Entendendo e compreendo a teoria de wallon da seseguite forma que o desenvolvimento se por suas fazes em que o individuo possa se ver e se compriender dentro de cada contexto se assim for o individuo estarar sempre em evoluçao conectiva
Os estágios que Wallon destacou é uma cognitud do ser humano desde o seu nascimento até o final da vida humana, contudo é uma ciência muito complexa de ser viver.
A teoria de desenvolvimento de Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as responsabilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para reflexão de como ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos. novas ideias, novos valores.
INTERESSANTE OS ESTAGIOS NOS MOSTRAM COMO É A EVOLUÇÃO ATRAVES DO TEMPO.
O milagre e a evolução do desenvolvimento humano ricamente bem explicado nos estágios da teoria de Wallon.
Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas. Vygotsky fundamentou sua teoria no materialismo histórico e dialético e defendeu a perspectiva de que o a aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio.
Wallon defende em sete tempo ,um estágio para o ser huhumano, eu concordo plenamente com essa tese ,porque ele soube dividir de acordo com as reações em cada patamar de vida do ser humano;um bom aprendizado
A evolução do ser humano mostra o quanto a riqueza do indivíduo
Dos 07 estágios propostos por Wallon, o da “cognição e o afetividade” são os mais prresente em todas as fases da vida humana. Tomando como base a interação entre o bebê/ o adulto/ e velhice, Wallon afirma que o aprendizado na vida humana, a partir da criança desde a primeira idade, se dá por uma intensa troca afetiva comunicada por gestos e expressões faciais entre seus respectivos pares; balizando assim a importância da cognição e da afetividade no desenvolvimento humano e o papel fundamental desempenhado pelos mesmos no desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais.
Atento às peculiaridades próprias que emanam de cada estágio proposto; Wallon nunca especificou idades limites. Ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista; para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Como aprendemos, concomitantemente nos adaptamos, e esse processo dialético jamais se encerra.
Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os outros também estejam presentes numa relação recíproca e complementar. Assim é que o conjunto afetivo está mais evidenciado nos estágios do personalismo, e da puberdade e adolescência.
Cada estágio tem um elemento complementar mais evidentes na puberdade e no personalismo é muito interessante como estes estágios enriquecem o ser humano
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
As experiências vivenciadas de inúmeras situações ao decorrer da vida de um indivíduo trás a adaptação as dimensões motoras, cognitivas e afetivas e estas são recepcionadas com diversas reações concordadas para combater sensorialmente crises e estabilidades existentes.
os processos de conhecimento de uma pessoa tem diversas perspectivas de ver. As adaptaciones de uma pessoa com o mundo desde um conceito cognitivo,
O processo de desenvolvimento humano não ocorre simultaneamente, mas por etapas, de acordo com o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo. Em alguns, por questões neurológicas ou outras interferências na formação durante o processo, acabam tendo essa funcionalidade alterada. Daí temos adultos com comportamentos infantis e crianças com comportamentos de adultos.
A proposta do conhecimento é maravilhosa quando se permitido,desde do nascimento o ser humano já trás consigo uma identidade única, que precisa somente ser entendida e compreendida para o seu desenvolvimento saudável.
A teoria de Wallon visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa ( consciência, eu, emoções, representações, etc), em suas condições concretas de existência.
O aprendizado vem do nascer até morrer, é continuo e importante
Os estágios propostos por Wallon são vistos como uma sequência de desenvolvimento, onde cada estágio é influenciado pelos estágios anteriores e prepara o terreno para o próximo estágio. Essa teoria enfatiza a importância das emoções, das relações sociais e do desenvolvimento cognitivo no processo de crescimento e desenvolvimento da criança.
Os estágios desenvolvidos por Wallon compreendem a cognição, afetividade, e o desenvolvimento de suas 7
marcas de identidade.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual.
Assim, Wallon denominou os estágios, sendo os seguintes: Estágio Impulsivo-Emocional, Estágio Sensório-Motor e Projetivo, Estágio do Personalismo, Estágio Categorial e Estágio da Puberdade e da Adolescência.