-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Neste fórum aprendemos sobre a importancia de sabermos as diferenças nas interações sociais , como elas funcionam e interferem no dia a dia. Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social.
A interação social e como as pessoas lidar e convivem com as outras no ambiente social.
Comportamento social adquirimos com a interação social mediada pelo estimulo, a resposta e a consequência (satisfação).
O comportamento social é algo que adquirimos com as pessoas que convivemos e portanto é muito selecionar os nossos grupos para ter hábitos saudáveis junto a sociedade.
Comportamento social é algo que com o decorrer do tempo se adquire com uma boa educação.
Comportamento Social se dá por estímulos, respostas e consequências
Exemplo: alguém me falou de um profissional exemplar mais que de pressa procuro saber mais sobre esse profissional, minha resposta sendo positiva obviamente terei enorme prazer em ser tratada por ele.
Muito satisfeito com este curso excelente para preparar e capacitar, é só Gratidão
Interar na sociedade é tudo uma questão de adaptação .O ser humano se adapta ao meio que vive .E comogo não é diferente me adapted ao modo proposto do 2 curso feito aqui no Instituto e partindo para o 3 e agradeço muito pelo conteudo estudado.
O comportamento social se perfila em estímulos externos
O comportamento não acontece do nada, a um contexto para que ele ocorra, assim como existem contextos em nossas vidas para que eles fossem selecionados ou seja fossem instalados em nosso repertório e assim repercutir em nossas vidas futuramente.
O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.
O estímulo anda junto com o comportamento social gerando a interação social de ambas as pessoas em determinadas situações
Interação social é fundamental.
Cada interação é importante e faz com que haja um melhor entendimento entre os indivíduos. Interação, percepção, conhecimento e muito mais é de extrema importância para cada um de nós.
Skinner defende a ideia de que os comportamentos são aprendidos e podem ser modificados por meio de técnicas de condicionamento, como o reforço positivo e negativo.
Na sociedade todo comportamento social é relevante para a nossa cultura e melhoria de hábitos.
Estabelecer e manter relações sociais torna-se ao longo do nosso desenvolvimento uma de nossas mais importantes habilidades, já que por meio dela temos acesso a muitas possibilidades de reforço e também fornecemos reforçadores para os comportamentos dos que convivem conosco.