-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Entender o comportamento, a experências , linguagens, sentimentos , percepções do ser humano .
Sim e muito importante para nos aprender sobre a linguagens, sentimentos, percepção do ser humano.
Entender como trabalha a memória, a percepção, cognição nos ajuda a lidarmos com nossos sentimentos, experiências e linguagem.
Entao se a percepçao conjuga a sensaçao e tambem depende da memoria e do pensamento entao posso entender que todo o processo de evoluçao do individuo parte da maneira como ele percebe e sente em relaçao suas lembraças ao vim atona no pensamento
A cognição é uma função psicológica individual ou coletiva filosoficamente conservadora actuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos,como a percepção a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamentos regulagem….A memória tem um papel fundamental na aprendizagem,pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado a memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências…o processo cognitivo é um dos fatores que diferenciam o ser humano de outros animais, responsável pela linguagem, pensamentos, memória, raciocínio entre outras esferas ,ele também afeta diretamente a percepção das emoções e portanto,o comportamento humano.
A cognição faz parte do conhecimento.
A de ambas as linhas teóricas serem respeitadíssima, e possuírem um vastíssimo campo de pesquisa, podemos afirmar que elas são como agua e óleo em se tratando de compreender a psicologia humana. São bases teóricas são diversas tanto na interpretação do fenômeno psicológico humano, quanto na forma de intervenção nessas estruturas psíquicas.
É um conjunto que forma o ser humano cognição, memória,percepção, sensação tudo isso é premissa para a construção da concorrência
Percepção;memória,pensamento,imaginação, criatividade….A memória faz parte da cognição..
e continuamos aprendendo…
Todo o processo de sentimentos , pensamentos ,ações , memorias, imaginação faz parte do todo.
A importancia de percebermos as funções dos sentimentos é o segredo.para que possamos auto nos avaliar e como profissional avaliar o paciente . .
Os nossos pensamento,e um mundo muito grande,porque aqui projetamos todas as coisas,muitas veses quando pessebenmos,ja aconteseu,temos que avaliar profundamenta para que chegamos uma concluzão.
De certo que a percepção trás a cognição pelo fato da experiência vivida e informações armazenadas na memória para si fazer bom uso no momento em que o fato mostrar-se exposto para resolução da ação e por fim a junção dessas informações possam interagir entre si para causar o efeito reativo esperado.
Para se entender o comportamento de um indivíduo, é necessário prestar atenção na forma como ele se desenvolve. Buscando assim entender todo o processo que o envolve.
Através da percepção e cognição a memória tendem a passar por mudanças, essas por sua vez sendo assimiladas e associadas a algo ou alguma coisa, nos leva a presta atenção nos diversos sentidos para entender o comportamento o do indivíduo.
Digamos que a cognição é o processo de aprendizagem que envolve vários fatores, tais como memória, percepção, etc.
Ocorre com base em um conjunto de habilidades mentais e cerebrais, como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.
O papel da memória faz com que o reaproveitamento das experiências do passado e do presente ajuda a garantir a continuidade do aprendizado.
No conceito de cognição observamos que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais.
Uma das principais funções da memória é nos permitir registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, e outros.
Cognição nos permite conhecer a nós mesmo, antes de conhecer os pacientes. Através de nossa experiência poderemos achar soluções . Memórias, acontecimentos, pensamentos.
A cognição é o conjunto de processos mentais que nos permite adquirir conhecimento, entender o mundo e tomar ações apropriadas com base nas informações que recebemos. É um aspecto essencial do funcionamento humano e desempenha um papel crucial em nossa capacidade de interagir com o ambiente e nos adaptarmos às demandas da vida cotidiana.
O comportamento humano e suas experiências.
A parte de cognição é muito importante para o estudo das emoções .
Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.
Cognição é o processo de aprendizagem, nós proporciona conhecimento e tomadas de decisão .
A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações.
Entender os comportamentos e as muitas experiências.