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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
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Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
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Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
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Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
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Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
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Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
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Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
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Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
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Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
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CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
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Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
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QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
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vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
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Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
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Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
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Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
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Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
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Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
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futuramente farei esse curso muito bom
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otimo de primeira qualidade parabens
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Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
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Bom dia!
Pode sim.
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Vocês indicam profissionais para a análise?
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Sim.
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Estou gostando muito.
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Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
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Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
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Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
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Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
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Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
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Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
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Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
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Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
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Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
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Boa tarde!
Pode sim.
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Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
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Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
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Estou achando muito bom o curso.
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Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
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Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
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Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
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Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
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Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
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CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
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Excelente curso
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Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
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Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
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Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
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Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
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Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
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SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
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Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
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A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
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Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
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estou cursando a integrativa!
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Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
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Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
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Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
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o curso é ótimo.
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Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
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Muito bom o curso.
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Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
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Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
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EXCELENTE CURSO
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Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
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63 comentários sobre “Na prática”
Nosso sentido respondem ao que vivenciamos no nosso ambiente, costumes, tradição, envolvidos em cada cultura.
A nossa cultura alimentícia é muito refinada quando se trata de países asiáticos, e portanto quando vemos essas iguarias que para eles é algo comum, nós ficamos com receio desses pratos pensamos logo em insetos.
A questão social e cultural está associada a percepção é sensação,pois o indivíduo desde cedo aprende a conviver com a cultura local de cada povo.
A imagem exposta desta forma para um asiático acostumado com este prato, com certeza será um banquete, contudo, em nossa cultura, despertará repulsa, por ser considerado algo impensável de comer. Assim, se pode perceber que a sensação e percepção muda, conforme a cultura, criação e ambiente onde se viveu.
Existe um adágio que diz que somos o que comemos. A nossa cultura não consiste em tais iguarias , isso para nós eé nojento. Mais ja em outras culturas são pratos de alto valor Assim sendo somos produtos do meio em que vivemos.
Claro que sim partindo dessa primicia devemos como terapeuta analista entender o contexto social e cultural para uma avaliaçao do analisando tudo parte de sua sensaçoes e percepçao que o idividuo tem da sua realidade
Concordo com meu colega analisando tudo parte de sua sensação e percepção.
Nossa percepção e sensação está intimamente ligada ao nossa vivência cultural, ao nosso convívio social.
Com certeza que neste tópico,mostra a cultura e as diferenças de cada estado, países e cidades até continentes,como observarmos as sensações,o tatos e os saberes de cada alimento,e os dialetos,cada sujeito interage no convívio que e encinado a acompreender o seu dia dia no na sua própria cultura.
Com certeza a percepção e a sensação ela recebe sim influencia cultura de determinadas regiões.
Verdade, nossa cultura local o meio em que vivemos influencia nossos sentidos, percepção e sensações
PERCEPÇÃO. Percebe-se , SENSAÇÃO- sentimos .
Sensação é percepção está ligada,desta maneira sentimos o clima onde vivemos.
De fato o que ocorre com estas adaptações são meios usados para condução e criação de uma personalidade sócio cultural que é cobrada pela sociedade em questão para que seja aceita mediante seus atos e com isso adquirir hábitos não mais itas vezes aceito por outros grupos não ligados ao meio.
De fato o que ocorre com estas adaptações são meios usados para condução e criação de uma personalidade sócio cultural que é cobrada pela sociedade em questão para que seja aceita mediante seus atos e com isso adquirir hábitos não muito as vezes aceito por outros grupos não ligados ao meio.Nesta questão si perpétua a inserção de comportamentos que já ditam anteriormente os quesitos de aceitação a estes meios .
É claro que com base em nossos costumes por cultura podemos ver diferenças nos outros às quais reagimos de maneira diferente e damos uma percepção diferente daquelas nações que enquadram mais de uma cultura, mas que aos nossos olhos a percebemos de maneira diferente.
A sensação e a percepção é uma coisa que adquirimos na vida de acordo com a tradição costume e cultura é desde o Nascimento e isso faz parte da condução da vida
Nossa sensação e percepção se desenvolvem desde nossa infância, e vai se refinando com a idade, selecionamos aquilo que nos convêm, e afastamos, rejeitamos ou não aceitamos o que já foi abandonado, isso nos ajuda na preservação da saúde por exemplo.,
Os nossos pensamentos e sentimentos estão diretamente ligados ao meio que experienciamos.
Como diz um celebre adágio popular; “o homem é resultado do seu habitat”, portanto seu “menu” também é a soma do meio em que vive.
Tem tudo haver com a cultura inserida na sociedade. Acultura de uma sociedade vem de suas sensações e percepções do ambiente, convívio, descobrimentos do que é ou não saudável, moral ou imoral… O ser humano é desafiado a se auto descobrir em sua capacidade perceptível sensoriais…
A percepção interpessoal está dividida em duas áreas: a percepção de outros indivíduos e a percepção dos grupos sociais. O processo de percepção significa, em primeiro lugar, a existência de um observador e de pessoa objeto da percepção.
Aos nossos olhos , em relação a comida exotica, nos as vezes que não estamos acostumados com comidas exoticas,eu na minha perceçã
o, eu nao comeria, porque nao estou acostumada com a cultura de outro Pais.
A cultura que tem pratos asiáticos, nos não estamos acostumados, com pratos diferentes , pois o que esta inserido na sociedade no dia a dia, nos não estamos acostumados com comida asiática.
Se por curiosidade “beliscamos”, as informações colhidas pelos receptores gustativos e olfativos são encaminhadas para a área onde se armazena esses tipos de memória, a parte medial do lobo temporal, que faz as identificações específicas. “Daí o sistema límbico, responsável pelas emoções, se ativa e quando as respostas são positivas, repetimos o prato, gostamos ainda mais dele e numa próxima vez o prazer será antecipado até antes de comer”, informa Pereira. Em geral, a certeza sobre gostar ou não de algo, especialmente na infância, vem após 10 degustações.
A visão cultural é determinante para a construção da visão, percepção e de todos os outros sentidos para a existência de todos os seres.
A percepção e a Sensação, abre o seu endendimento para saibamos o que é bom ou não para nossas vidas.
a percepçao e a sensaçao nos faz apreciarmos as coisas de formas diferentes, inclusive na alimentaçao e quando há algo que esta fora da nossa cultura temos uma sensaçao e reaçao diferente.
A percepção é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos. É um processo que pode ser influenciada por fatores fisiológicos e psicológicos, tanto quanto por questões externas como aspectos culturais e sociais.
Sim. Os hábitos e costumes também podem ser ensinados e aprendidos, prova de que podemos nos adaptar as situações, ou seja, o processo de sensação e percepção é dinâmico e não estático. O sucesso desse ensino aprendizagem depende da formação neurológica e suas transformações.
Essas funções cognitivas e perceptuais estão interconectadas e trabalham em conjunto para nos ajudar a compreender e interagir com o mundo ao nosso redor, processar informações e tomar decisões. Elas desempenham um papel crucial em nossa vida diária e em praticamente todas as atividades que realizamos.
Vejo que a sensação e a percepção são semelhantes , e se em cada cultura ou costume tornam se diferentes,
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos, a percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esse sentido.
A percepção e a sensação estão relacionadas para nos auxiliar interpretar o mundo.
A sensação é um fenômeno essencialmente constante dentro da espécie humana, enquanto que a percepção é fundamentalmente variável de sociedade para sociedade, tendo em vista que é mediada pela cultura. O desenvolvimento da percepção ocorre a partir das interações da pessoa com o meio, durando todo o ciclo de vida.
A sensação depende do meio onde estamos. Quando em Roma, fazemos como os romanos. Embora seja uma refeição exótica, no primeiro momento podemos rejeitar, mas com a ambientação e o tempo, poderemos experimentar e adotar essa refeição como normal. A sensação no início da experimentação nos traz um papel que já está definido em nossa mente, mas com o tempo e o ambiente, acabamos evoluindo.
Realmente na sociedade em que vivemos ou nós influenciamos ou somos influenciados, por isso é preciso dia a dia ter a sabedoria de Deus pra tomarmos decisões corretas
É isso mesmo, fazemos parte de uma sociedade e na medida em que somos transformados por ela, também nós os influenciamos com nossas atitudes. Desse modo cabe a cada um de nós sabermos distinguir o que é bom ou ruim, pois o mundo nos oferece um banquete e é preciso sentir e perceber com sabedoria não somente nossas sensações e percepções, mas termos uma visão mais ampla como um todo.
Tudo uma conjunção de fatores, vivência cultural e convívio social.
Resulta na percepção e sensação
“Cada sociedade tem seus costumes, tanto em rituais religioso como nas mais diversas técnicas da culinária,o quê nós parece estranho como comer gafanhotos, para os adeptos de inseto como alimento, comem e acham palatável, quem sabe se experimentarmos poderemos gostar,a sensação poderá de início ser ruim, mas nossa mente poderá assimilar e quem sabe reconhecer o alimento desconhecido.”
Com certeza a nossa vivência, influência nossa a percepção de forma geral.
A sensação e a percepção de cada pessoa é diferente diante das experiências vividas, por exemplo em relação a alimentos exóticos, há muita influência cultural e regional, para um determinado publico pode ser estranho comer insetos, para outros é perfeitamente normal, considerado uma tradição de alguns países ou algo que pertence aos costumes do lugar. Há casos de pesquisadores que vão fazer vivências práticas de meses morando em determinadas tribos em que são obrigados a comer alimentos exóticos, porque nestas tribos é considerado desrespeito ou desonra ao rejeitar alimentos ou práticas exóticas oferecidas aos visitantes.
A cultura, vivencia, padrão social, vivencias e a cosmovisão de um povo interfere e influencia na nossa percepção.
O que é oportunizado em na infância , torna referência de normatização, através de sua percepção em sua sensação de prazer, obrigação, ética e moral; definindo gostos e suscetibilidades.
Somos influenciados pela nossa cultura, pelas pessoas com quem convivemos, com o ambiente que frequentamos, com as músicas que ouvimos, os nossos gostos se tornam diferentes dos gostos de outras culturas.
” O homem é o produto do meio. ” Essa ideia pode ser lógica para o senso comum.Embora não concorde totalmente,acredito que o meio influência ,pois o homem é um ser adaptável,apesar da sua hereditariedade , história de vida,cultura ,principalmente no tangente a lei da sobrevivência.
Sim, é fato de que a cultura e os costumes de um povo, irão influenciar e muito as sensações e percepções dos indivíduos, um prato como este, apresentado na imagem, para nós causa a sensação de repulsa e nojo.
Nunca antes isso fez tanto sentido, essa imagem ilustra muito bem como a cultura e as questões sociais influenciam diretamente sobre as nossas percepções e sensações acerca de algo.
A cultura alimentar é traço identitario de um povo. O conjunto de práticas e saberes históricos, culturais, ambientais, e territoriais relacionadas a sua alimentação. Todo um processo que vai do cultivo a ao descartes dos alimentos.
Quanto aos alimentos, serão aceitos ou rejeitados conforme as sensações sentidas a partir da observação.
Nossa percepção a algo diferente dos nossos alimentos aqui, nos transmite outras sensações.
O meio exerce sim grande influência na sensação e percepção, isso acontece de cultura para cultura, de estado para estado… de família para família.
A cultura de cada país revela muito mas sobre as pessoas do que podemos imaginar. Algo tão comum para alguns pode se tornar um absurdo para os demais. Nesse sentido podemos observar o quanto cada ser humano reage em situações diferentes, como nosso cérebro reage a algo que não está acostumado.
Nossas sensações e percepções sofrem influência direta da sociedade que vivemos!
A sensação e a percepção sofrem influência do meio em que vivemos, das coisas que aprendemos. Aquilo que e inadmissível pra um indivíduo, pode ser praticado normalmente por outro, dependendo do ambiente em que ele foi criado.
A sensação de comer algo exótico é realmente alem da minha imaginação. Ja tive oportunidades mas o meu organismo rejeita total, alem do cheiro que tenho hipersensibilidade exorbitante. Algum tempo tenho estudado esses fatores e esse curso esta realmente me ajudando com esse esclarecimento.
Pode se dizer que somos altamente influenciados pela nossa Cultura local e social nos levando à ter percepções e sensações de acordo com as vivências de vida que temos.
A percepção envolve a interpretação de sensações e lhes oferece sentido e organização. Por outro lado, a sensação se refere às experiências imediatas e básicas produzidas assim que os estímulos penetram em nossos sistemas sensoriais. A percepção envolve a interpretação de sensações e lhes oferece sentido e organização.
Experienciar algo novo sempre é um desafio do qual podemos ou não adapta-los ao nosso cotidianos o importante é entender o contexto histórico no qual ele se insere e suas necessidades para compreendermos sem fazer qualquer tipo de julgo e respeitar tanto do ponto de vista cultural e social de um povo quanto a sua culinária, música, vestimenta etc.
De alguma forma, nosso sentido ja vivenciou alguma experiencia que se refere ao sentido
eu vejo não somente a sensação e percepção desses alimentos, mas a visão e o paladar fica enojado por nós não estarmos ambientado com essa cultura, uma vez que para eles é normal, mas para a nossa cultura ocidental essa sensação e percepção varia, porque não esta no nosso dia a dia, por isso que focamos muito nessa comida ‘éstranha”
nossos sentidos são influenciados pela nossa cultura
É a recepção passiva de estímulos visuais, com a imagem projetada de forma plana na retina. É a interpretação ativa do cérebro, que utiliza pistas para transformar essas informações sensoriais bidimensionais em uma representação tridimensional e significativa do mundo.