-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Nosso sentido respondem ao que vivenciamos no nosso ambiente, costumes, tradição, envolvidos em cada cultura.
A nossa cultura alimentícia é muito refinada quando se trata de países asiáticos, e portanto quando vemos essas iguarias que para eles é algo comum, nós ficamos com receio desses pratos pensamos logo em insetos.
A questão social e cultural está associada a percepção é sensação,pois o indivíduo desde cedo aprende a conviver com a cultura local de cada povo.
Existe um adágio que diz que somos o que comemos. A nossa cultura não consiste em tais iguarias , isso para nós eé nojento. Mais ja em outras culturas são pratos de alto valor Assim sendo somos produtos do meio em que vivemos.
Claro que sim partindo dessa primicia devemos como terapeuta analista entender o contexto social e cultural para uma avaliaçao do analisando tudo parte de sua sensaçoes e percepçao que o idividuo tem da sua realidade
Concordo com meu colega analisando tudo parte de sua sensação e percepção.
Nossa percepção e sensação está intimamente ligada ao nossa vivência cultural, ao nosso convívio social.
Com certeza que neste tópico,mostra a cultura e as diferenças de cada estado, países e cidades até continentes,como observarmos as sensações,o tatos e os saberes de cada alimento,e os dialetos,cada sujeito interage no convívio que e encinado a acompreender o seu dia dia no na sua própria cultura.
Com certeza a percepção e a sensação ela recebe sim influencia cultura de determinadas regiões.
Verdade, nossa cultura local o meio em que vivemos influencia nossos sentidos, percepção e sensações
PERCEPÇÃO. Percebe-se , SENSAÇÃO- sentimos .
Sensação é percepção está ligada,desta maneira sentimos o clima onde vivemos.
De fato o que ocorre com estas adaptações são meios usados para condução e criação de uma personalidade sócio cultural que é cobrada pela sociedade em questão para que seja aceita mediante seus atos e com isso adquirir hábitos não mais itas vezes aceito por outros grupos não ligados ao meio.
De fato o que ocorre com estas adaptações são meios usados para condução e criação de uma personalidade sócio cultural que é cobrada pela sociedade em questão para que seja aceita mediante seus atos e com isso adquirir hábitos não muito as vezes aceito por outros grupos não ligados ao meio.Nesta questão si perpétua a inserção de comportamentos que já ditam anteriormente os quesitos de aceitação a estes meios .
É claro que com base em nossos costumes por cultura podemos ver diferenças nos outros às quais reagimos de maneira diferente e damos uma percepção diferente daquelas nações que enquadram mais de uma cultura, mas que aos nossos olhos a percebemos de maneira diferente.
A sensação e a percepção é uma coisa que adquirimos na vida de acordo com a tradição costume e cultura é desde o Nascimento e isso faz parte da condução da vida
Nossa sensação e percepção se desenvolvem desde nossa infância, e vai se refinando com a idade, selecionamos aquilo que nos convêm, e afastamos, rejeitamos ou não aceitamos o que já foi abandonado, isso nos ajuda na preservação da saúde por exemplo.,
Os nossos pensamentos e sentimentos estão diretamente ligados ao meio que experienciamos.
Como diz um celebre adágio popular; “o homem é resultado do seu habitat”, portanto seu “menu” também é a soma do meio em que vive.
Tem tudo haver com a cultura inserida na sociedade. Acultura de uma sociedade vem de suas sensações e percepções do ambiente, convívio, descobrimentos do que é ou não saudável, moral ou imoral… O ser humano é desafiado a se auto descobrir em sua capacidade perceptível sensoriais…
A percepção interpessoal está dividida em duas áreas: a percepção de outros indivíduos e a percepção dos grupos sociais. O processo de percepção significa, em primeiro lugar, a existência de um observador e de pessoa objeto da percepção.
Aos nossos olhos , em relação a comida exotica, nos as vezes que não estamos acostumados com comidas exoticas,eu na minha perceçã
o, eu nao comeria, porque nao estou acostumada com a cultura de outro Pais.
A cultura que tem pratos asiáticos, nos não estamos acostumados, com pratos diferentes , pois o que esta inserido na sociedade no dia a dia, nos não estamos acostumados com comida asiática.
Se por curiosidade “beliscamos”, as informações colhidas pelos receptores gustativos e olfativos são encaminhadas para a área onde se armazena esses tipos de memória, a parte medial do lobo temporal, que faz as identificações específicas. “Daí o sistema límbico, responsável pelas emoções, se ativa e quando as respostas são positivas, repetimos o prato, gostamos ainda mais dele e numa próxima vez o prazer será antecipado até antes de comer”, informa Pereira. Em geral, a certeza sobre gostar ou não de algo, especialmente na infância, vem após 10 degustações.
A visão cultural é determinante para a construção da visão, percepção e de todos os outros sentidos para a existência de todos os seres.
A percepção e a Sensação, abre o seu endendimento para saibamos o que é bom ou não para nossas vidas.
a percepçao e a sensaçao nos faz apreciarmos as coisas de formas diferentes, inclusive na alimentaçao e quando há algo que esta fora da nossa cultura temos uma sensaçao e reaçao diferente.
A percepção é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos. É um processo que pode ser influenciada por fatores fisiológicos e psicológicos, tanto quanto por questões externas como aspectos culturais e sociais.
Sim. Os hábitos e costumes também podem ser ensinados e aprendidos, prova de que podemos nos adaptar as situações, ou seja, o processo de sensação e percepção é dinâmico e não estático. O sucesso desse ensino aprendizagem depende da formação neurológica e suas transformações.
Essas funções cognitivas e perceptuais estão interconectadas e trabalham em conjunto para nos ajudar a compreender e interagir com o mundo ao nosso redor, processar informações e tomar decisões. Elas desempenham um papel crucial em nossa vida diária e em praticamente todas as atividades que realizamos.
Vejo que a sensação e a percepção são semelhantes , e se em cada cultura ou costume tornam se diferentes,
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos, a percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esse sentido.
A percepção e a sensação estão relacionadas para nos auxiliar interpretar o mundo.
A sensação é um fenômeno essencialmente constante dentro da espécie humana, enquanto que a percepção é fundamentalmente variável de sociedade para sociedade, tendo em vista que é mediada pela cultura. O desenvolvimento da percepção ocorre a partir das interações da pessoa com o meio, durando todo o ciclo de vida.
A sensação depende do meio onde estamos. Quando em Roma, fazemos como os romanos. Embora seja uma refeição exótica, no primeiro momento podemos rejeitar, mas com a ambientação e o tempo, poderemos experimentar e adotar essa refeição como normal. A sensação no início da experimentação nos traz um papel que já está definido em nossa mente, mas com o tempo e o ambiente, acabamos evoluindo.
Realmente na sociedade em que vivemos ou nós influenciamos ou somos influenciados, por isso é preciso dia a dia ter a sabedoria de Deus pra tomarmos decisões corretas