-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
41 comentários sobre “e-Book – Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção”
Conforme eu havidito em outro comentario a maneira como o individuo entepreta sua experiencia vai deperder de como ele vai capitar atraves de suas emoçoes e de como essa situaçao chega em seu entendimento
O reconhecimento depende da sensibilidade de cada ser é um elo entre perceber e sentir.
Aquilo que pensamos ver é o que realmente vemos? A percepção pode demonstrar ser diferente o que se projeta daquilo que vemos, afinal, conforme lido e estudado, há alguns processos antes da imagem, que imaginamos ver chegar ao nosso cérebro.
De acordo com a leitura do texto, a sensação é o elo principal para o encontro de um organismo com um estímulo sensorial. Já a percepção ,é o processo no qual o cérebro interpreta, analisa um estímulo à demais informações sensoriais.
Concordo com o meu colega pois a leitura do texto a sensação e o elo principal para o encontro de organismo do processo de estimulos.
É por meio da ação que o sujeito interage com os objetos e constrói seu conhecimento sobre o mundo ,assim defende que o conhecimento não está na sensação,nem na percepção,mas no encontro que estabelece entre esses dois elementos.
É o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações.
A percepção é a compreenção do sentido é a ação ou efeito de se perceber alguma coisa por meio das sensações, impressão, a sensação é uma resposta imediata dos órgãos senserias perante um estimulo. Asensação é a capacidade que temos de detectar sentidos como a visão, dor, movimento e etc. A percepção é a forma que o cerebro processa e comunica os sentidos.
São somatórios de variáveis que constroem uma identidade pelo qual priorize a anotação em meio meio aos anseios provocados pela necessidade de questões somáticas e sociais para que este i dividido permeie no vácuo da inércia padronização e formalização de suas respectivas necessidades induzindo com isso sua formação oriunda de sua base compreensiva do ambiente em que está inserido.
Sensação é percepção mostram o mundo em q vivemos o cérebro processa e manda suas mensagens, isso é percepção. Sensação é aquilo detectamos como dor,visão isso somos capazes de perceber.
Gostei do material, é claro nas informações sobre o assunto de estudo e complementa o que temos aprendido ao longo deste curso.
Informações básicas no livro de sensações e percepção função psicológica
As nossas percepcoes esta em cada individuo com o historico que ele carrega enquanto vida .
“O sentido do tato é tão preciso que podemos sentir a asa de uma abelha tocando nossa pele, quando essa asa é largada de uma distância de um centímetro”. Achei fantástico essa colocação no e-book. Muito bom o artigo. É enriquecedor!!!
A sensação ela conduz a percepção como uma sintese passiva , isto é que depende veiculo exterior , para intelectualistas , a sensação conduz a percepção como uma sintese ativa ,ou seja ,que depende da atividade e do entedimento.
A percepção é subjetiva e pode ser entendida , como o processo de decoficação dos estímulos recebidos , o que é de fato sgundo a crença do sujeito a sua forma que o individuo vê o mundo a sua volta , o estímulo da meio e a resposta da pessoa formam a percepção ,os problemas de percepção podem causar distrações da realidade e faz parte dos surtos e disturbios .
Tanto os sentidos, quanto as percepções estão conectados, não há como trabalhar um sem o outro,é necessário executar os estudos de ambos, tendo em vista que cada área trará uma resposta do indivíduo diferente do outro.
Muito bom material aproveitando.muito ,estou com umanpercepcaondiferente das coisas em minha volta
Através das sensações dos estímulos a nossa volta podemos identificar do que se trata através da percepção.
Conforme já vimos a sensação é a nossa capacidade de detectar sentidos.
E a perceção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação.
É importante ressaltar que a sensação e a percepção são processos complexos e inter-relacionados. Nossas percepções são influenciadas pelas sensações que recebemos, mas também são moldadas por nossas expectativas, emoções e processos cognitivos. Juntos, esses processos nos permitem experimentar e compreender o mundo ao nosso redor de maneira significativa e adaptativa.
sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo. Em termos formais, sensação é a ativação dos órgãos dos sentidos por uma fonte de energia física. Percepção é a classificação, interpretação, análise e integração de estímulos realizada pelos órgãos dos sentidos e pelo cérebro. Um estímulo é qualquer fonte passageira de energia física que produz uma resposta em um órgão dos sentidos.
Percebemos e sentimos um mundo com olhar próprio e único, de maneira onde trocamos informações distintas com outras pessoas sobre as mesmas coisas.
A diferença entre ambos é muito sensível. Ambos se completam. Material excelente.
Sensação detecta sentidos a percepção é a interpretação .
Qual é a relação entre sensação e percepção?
Temos o entendimento de que a sensação refere-se a uma experiência sensorial que é iniciada por um estímulo externo, originado nos me- canismos biológicos, e a percepção diz respeito à interpretação que o sistema cognitivo tem a partir da sensação recebida.
Excelente material instrutivo.
A união entre os processos de sensação e percepção, alguns autores denominam sensopercepção.
a sensação é o
primeiro encontro de um organismo com um
estímulo sensorial puro, ao passo que a percepção
é o processo pelo qual o cérebro interpreta, analisa e integra esse estímulo a outras informações
sensoriais.
Ambas estão inerentes aos sentidos humanos e variam de acordo com cada indivíduo, que são susceptíveis de ter sensações e percepções diferentes perante à um mesmo estímulo.
“a sensação é o primeiro encontro de um organismo com um estímulo sensorial puro, ao passo que a percepção é o processo pelo qual o cérebro interpreta, analisa e integra esse estímulo a outras informações sensoriais.”
Sensação refere-se à experiência sensorial direta, como sentir frio ou calor, dor ou prazer. Já a percepção envolve a interpretação e atribuição de significado a essas sensações, influenciada pelas experiências passadas, desejos inconscientes e processos mentais complexos. Em resumo, sensação é o que sentimos fisicamente, enquanto percepção é como interpretamos e entendemos essas sensações.
Muito interessante, a percepção interpreta a sensação dando- nos como resultado a nossa reação em relação aos estímulos.
Em termos formais os psicólogos entendem os sentidos desse modo:
A sensação se dá através de meios físicos e a percepção através da organização, interpretação, análise e integração pelos organismos dos sentidos e do cérebro.
Nossos sentidos nos oferecem uma janela para o mundo, não somente de consciência, compreensão e apreciação da beleza do mundo, mas também nos alertando de seus perigos.
A sensação é física e a percepção é psicológica.
importante leitura.
A sensação e a percepção estão interligadas de acordo como cada sujeito vê o mundo à sua volta
O que pensamos criamos na percepção
Tudo depende do angulo em que vemos as coisas, a nossa mente e visão pode mudar tudo no que se diz a respeito de sensação e percepção por ex: ilusão vaso – rosto, cubo necker, diapasão, ou estou me tornando minha mãe, uma grande sintonia com sensação e percepção. fazer um diagnostico é trazer um mundo novo na perspetiva visão ou ilusão.
Por meio da percepção, o cérebro combina a informação bidimensional captada pelos olhos com o conhecimento prévio e outros indícios, como sombras, tamanhos relativos e estereopsia (diferença entre a imagem vista por cada olho) para reconstruir o mundo em três dimensões. E quando nossos olhos captam imagens do ambiente, elas são projetadas em duas dimensões (comprimento e largura) na retina. A retina é uma superfície bidimensional que converte luz em sinais neurais. Portanto, a informação que chega inicialmente ao cérebro é bidimensional.