-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Conforme eu havidito em outro comentario a maneira como o individuo entepreta sua experiencia vai deperder de como ele vai capitar atraves de suas emoçoes e de como essa situaçao chega em seu entendimento
O reconhecimento depende da sensibilidade de cada ser é um elo entre perceber e sentir.
De acordo com a leitura do texto, a sensação é o elo principal para o encontro de um organismo com um estímulo sensorial. Já a percepção ,é o processo no qual o cérebro interpreta, analisa um estímulo à demais informações sensoriais.
Concordo com o meu colega pois a leitura do texto a sensação e o elo principal para o encontro de organismo do processo de estimulos.
É por meio da ação que o sujeito interage com os objetos e constrói seu conhecimento sobre o mundo ,assim defende que o conhecimento não está na sensação,nem na percepção,mas no encontro que estabelece entre esses dois elementos.
É o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações.
A percepção é a compreenção do sentido é a ação ou efeito de se perceber alguma coisa por meio das sensações, impressão, a sensação é uma resposta imediata dos órgãos senserias perante um estimulo. Asensação é a capacidade que temos de detectar sentidos como a visão, dor, movimento e etc. A percepção é a forma que o cerebro processa e comunica os sentidos.
São somatórios de variáveis que constroem uma identidade pelo qual priorize a anotação em meio meio aos anseios provocados pela necessidade de questões somáticas e sociais para que este i dividido permeie no vácuo da inércia padronização e formalização de suas respectivas necessidades induzindo com isso sua formação oriunda de sua base compreensiva do ambiente em que está inserido.
Sensação é percepção mostram o mundo em q vivemos o cérebro processa e manda suas mensagens, isso é percepção. Sensação é aquilo detectamos como dor,visão isso somos capazes de perceber.
Gostei do material, é claro nas informações sobre o assunto de estudo e complementa o que temos aprendido ao longo deste curso.
Informações básicas no livro de sensações e percepção função psicológica
As nossas percepcoes esta em cada individuo com o historico que ele carrega enquanto vida .
“O sentido do tato é tão preciso que podemos sentir a asa de uma abelha tocando nossa pele, quando essa asa é largada de uma distância de um centímetro”. Achei fantástico essa colocação no e-book. Muito bom o artigo. É enriquecedor!!!
A sensação ela conduz a percepção como uma sintese passiva , isto é que depende veiculo exterior , para intelectualistas , a sensação conduz a percepção como uma sintese ativa ,ou seja ,que depende da atividade e do entedimento.
A percepção é subjetiva e pode ser entendida , como o processo de decoficação dos estímulos recebidos , o que é de fato sgundo a crença do sujeito a sua forma que o individuo vê o mundo a sua volta , o estímulo da meio e a resposta da pessoa formam a percepção ,os problemas de percepção podem causar distrações da realidade e faz parte dos surtos e disturbios .
Tanto os sentidos, quanto as percepções estão conectados, não há como trabalhar um sem o outro,é necessário executar os estudos de ambos, tendo em vista que cada área trará uma resposta do indivíduo diferente do outro.
Muito bom material aproveitando.muito ,estou com umanpercepcaondiferente das coisas em minha volta
Através das sensações dos estímulos a nossa volta podemos identificar do que se trata através da percepção.
Conforme já vimos a sensação é a nossa capacidade de detectar sentidos.
E a perceção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.
A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação.
É importante ressaltar que a sensação e a percepção são processos complexos e inter-relacionados. Nossas percepções são influenciadas pelas sensações que recebemos, mas também são moldadas por nossas expectativas, emoções e processos cognitivos. Juntos, esses processos nos permitem experimentar e compreender o mundo ao nosso redor de maneira significativa e adaptativa.
sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo. Em termos formais, sensação é a ativação dos órgãos dos sentidos por uma fonte de energia física. Percepção é a classificação, interpretação, análise e integração de estímulos realizada pelos órgãos dos sentidos e pelo cérebro. Um estímulo é qualquer fonte passageira de energia física que produz uma resposta em um órgão dos sentidos.
Percebemos e sentimos um mundo com olhar próprio e único, de maneira onde trocamos informações distintas com outras pessoas sobre as mesmas coisas.
A diferença entre ambos é muito sensível. Ambos se completam. Material excelente.
Sensação detecta sentidos a percepção é a interpretação .
Qual é a relação entre sensação e percepção?
Temos o entendimento de que a sensação refere-se a uma experiência sensorial que é iniciada por um estímulo externo, originado nos me- canismos biológicos, e a percepção diz respeito à interpretação que o sistema cognitivo tem a partir da sensação recebida.
Excelente material instrutivo.