-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

IDENTIFICAÇÃ0 DA SITUAÇÃO:
1- Momento sensação é percebido quando Juliana observa sua irmã mais velha e feia ( fator externo)
2- Percepção é quando ela Juliana, fala que a velhice está chegando sendo assim percebe as rugas e a textura da pele, olhando para o espelho não gosta do que vê e fica triste ( fator interno)
Sensação, ao perceber a a aparência de sua irmã
Percepção Quando ela vê os mesmos sinais de velhice nela mesma
BEM VISTO O QUE CADA PESSOAS ACHAM DA APARENCIA
Ao ter uma percepiçao negativa da velhice de sua irma sua emoçoes sao abaladas por que entende que sera inevitavel sua velhice e isso lhe causa uama certa ansiedade
Juliana vive a sensação de sua irmã envelheceu e esta feia.
Mas se depara com a percepção de que a velhice esta chegando para ela.
vê sinais, linhas em seu rosto principalmente na região dos olhos. Ela olha para esses sinais e fica triste.
A tristeza dela foi de não aceitar as marcas do tempo.
Juliana percebe que sua irmã mais velha est ficando feia e velha, causando a ela uma sensação de tristeza por saber que logo estará da mesma forma.
Juliana percebe que sua irmã ficou velha,e com as marcas dos tempos,ela achou sua irmã Feia,e por causa disso ficou muito triste e verá que a velhice chegara também a ela.
O mundo da dualidade sempre terá a comparação , do velho do novo , do pobre do rico e por ai vai.
O mais importante de todo esse contexto.é termos a percepção do agora e vivermos no tempo o espaço e aceitarmos as coisaa como elas são.
O que não estiver bom que cada individuo faça por si o que lhe incomoda e não ter influências externas para que faça o que o outro quer .
O questão é não aceitar as marcas do tempo.se sentir feia.e deprimida.
Devemos ter nossas próprias convicções e não nos deixar levar por culturas nenhuma
Devemos nos respeitar , amar e viver um dia de cada vez.
Se pararmos para nos conhecer melhor a cada sentido que possuímos com certeza nos entenderemos melhor e nos veremos com respeito e com vontade de viver mais e mais.
O temperamento fornece a base, a personalidade é a expressão visível e o caráter representa os valores e princípios que guiam a conduta de uma pessoa ao longo da vida.
A individualidade do ser humano, deve ser respeitada bem como suas percepções do mundo.