-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Através das percepções, o individuo focado no autoconhecimento e de acordo com seu crescimento pessoal elabora a sua capacidade de se autogerenciar, consegue se perceber se regular, dominar cada parte de sua verdadeira indentidade.
A percepção no dar o conhecimento para lidarmos no dia a dia com nosso aprendizado, sentimentos, equilíbrio, motivação,e como nós organizarmos.
a percepçao nos capacita a compriender nossas motivaçoes e inteçoes quando sou capaz de me perceber como ser emotivo ou seja dominado e guiado pelas minhas emoçoes isso me tornara capaz de avaliar e reavaliar minhas intençoes e motivaçoes entao so assim serei um um ser capaz de equilibrar meu comportamento
Contudo esse quadro eluxtrativo demonstra os campos de um nascimento de um ser vivo quando nasce , contudo cabe a esse indivíduo começar a intender o significado da vida humana, aprender todas as leis.
Eu concordo com o meu colega e o significado da vida humana.
A percepção, nos ajuda a compreender os acontecimentos ao nosso redor.
O processos de percepção ou perceptivo é o método pelo qual as pessoas tomar informações ou estímulos, a partir do ambiente e criam significado ou reação aos estímulos. Processo perceptual é uma função continua do cérebro, as pessoas podem não esta ciente dos passos reais do processo, porque ele é automático e instantâneo.
A percepção é algo de extraordinário no ser humano ,muita das vezes podemos tomar decisão através da percepção
A percepção é o ponto primordial para ajudar a compreender os acontecimentos em nossa volta.
A percepção é como uma rede de informações intrelaçando meios e limites a cada ponto com o objetivo de promover o controle,iniciativas e as proporções cabíveis com o foco na construção de uma identidade pessoal ,cabe acrescentar que seu desenvolvimento vem com a maturidade de realizar revisões para delinear uma resposta mais aplausiva.
Ótimo esse infográfico.
O esquema ilustrativo nos da as informações necessária na observação comportamental do indivíduo e todos os aspectos do seu desenvolvimento humano.
Semelhança, proximidade e boa continuidade;simplicidade, segregação e fechamento é o que nós vamos assistir e aprender
Primordial para que possamos entender os acontecimentos ao nosso redor.
E traves dos estímulos criamos percepção para vida .
Todo ser humano em algum tempo será estimulado para ter percepção.
Percepcao e fundamental como os nossos 5 sentidos . Isso faz com que possamos ter mais qualidade de vida em lugares , pessoas que possamos ver o detras do detras
No gráfico postado neste escopo; o estudante em psicanálise se depara com as informações básicas de todos os aspectos do desenvolvimento humano galgados no trabalho de observação comportamental inerentes ao estudo da conduta do paciente em observação analítica.
Gestalt-terapia a ideia do “todo” é central: a tentativa da psicoterapia é de fazer perceber as partes rejeitadas ou inconscientes do paciente e juntá-las, tornando a pessoa um ser inteiro.
Assim, o objetivo da Gestalt-terapia é de trazer de volta as potencialidades do paciente que estão perdidas e que advêm de sua totalidade. Logo, há outras noções gestaltistas, como a ideia da figura-fundo ou do encontro, que são importantes para a psicoterapia.
O que é interessante de notar é que, em todas as aplicações, a definição central da Gestalt se repete: a de que o todo é diferente da soma de suas partes. Na verdade, a relação entre os elementos – de proximidade, de fechamento, de unidade – constitui a totalidade. Logo, é importante entender a relação do indivíduo com o seu mundo.
A percepção acontece de maneira seletiva, gradativa e progressiva em relação ao grau de dificuldade encontrada, ou seja, partindo do mais fácil, semelhante e obvio para o mais complexo e diverso até se chegar ao todo.
Os Processos de percepção, que fazem parte da Teoria Gestaltista nos propõe em etapas cada interpretação, com base na percepção do sujeito.
Na atividade proposta no Desafio deste Módulo, é notório identificarmos um imagem com diversas semelhanças. Uma delas é o casal de idosos e o casal de sombreiro.
Em seguida identificamos dois casais: Casal de Idosos e um casal mais jovem.
Após, podemos concluir que tem mais objetos e pessoas na ilustração proposta.
E por último, compreendemos que são vários objetos aleatórios e personagens, causando uma ilusão de óptica, com diversas interpretações.
A teoria em si, nos diz que elementos que estão visualmente conectados são percebidos como mais relacionados do que elementos sem conexão, pois estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Gestalt, a leitura do todo como ferrramenta para análise.
Nascimento de um indivíduo e as mudanças vem com tempo
Através do escopo da percepção, e seus conceitos, nos traz uma ferramenta para o desenvolvimento humano.
A Gestalt-terapia tem uma visão de homem baseada no existencialismo, que valoriza a subjetividade, a singularidade, a responsabilidade e a vivência e tem como foco principal a existência humana.
Percepção estimula o desenvolvimento integral.