-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

o cerebro é um mundo que eu amo muito… e nao gostaria de viajar pra dentro dele de avião….eu quero ir a pé.
O cérebro e toda a sua engrenagem sináptica tem se tornado um objeto de profundo estudo para se compreender com exatidão seu funcionamento, contudo percebe-se que ainda é complexo as suas funções mediante alguns fenômenos que ocorrem no seu interior e comando externo. Sua complexidade torna se deslumbrante instigando interesse de compreensão melhor nessa investigação científica.
Estudoar sobre o cerebro entender sua estrutura e modos de funcionamentos e compriender como nosso motor funciona ou seja como e que somos tao complexos e facinantes
O cérebro é uma parte muito importante do nosso corpo, devemos sempre cuida dele, fazendo exercícios para estimular sempre
O CEREBRO É UMA HISTORIA LINDA E TAO FACEIRA, EMOCIONANTE, MAS TAMBEM PERVERSA ATE COM NOS MESMOS, PODE SER ATE PERIGOSO MAS LINDO DE SE ESTUDAR , TENTAR DESVENDAR SEUS MISTERIOS.
Estudando sobre a memoria construímos uma linda experiência de vida.
Estudar o cérebro nos desperta fascínio,Curiosidades .mas também bate um certo medo,pq e algo estranho,apesar de ser emocionante.
Nosso cérebro é a parte mais sofisticada do nosso corpo, pois sendo ele responsável por ações voluntárias e involuntárias ode guardamos nossas memórias.
Eu comparo com o Mundo do criador (DEUS) é infinito, buscamos entender mais sem conclusão não tem como chegar à um. fim ,mais é ótimo
O tema sobre memória, como, quando e como as informações são armazenadas em nossa memória e como somos capazes de guardar algumas informações e outras que estão armazenadas em nosso pré-consciente e inconsciente.
Seja claro sobre como a memória classifica nossas lembranças ou momentos vividos naquilo que facilita a lembrança que se baseia em nosso cotidiano e outros que são armazenados e se apresentam a partir de estímulos de memória, associação, entre outros.
A memória é um campo infinito de informações que serve para analisar, armazenar informações e é classificada em vários tipos de acordo com o mesmo raciocínio de uma pessoa.
É fantàstico entender que somos um aparelho perfeito Deus é perfeito.Estudo neurociência e é a parte que mais gosto qdo estudado os caminhos neurais e saber o quão é importante essas informações para os humanos.
Vivemos dentro de um corpo e não tem como conhecer esse corpo .
O cérebro é uma parte de um todo que si aplica ao diferencial de vida quanto humana.O desenvolvimento cerebral com suas adaptações e variáveis plasticidade trazendo vários conceitos de adaptações de tempos em tempos. A estrutura cérebro/cortex é um aglomerado complexo de níveis e formas de conservações e usos de ações cognitivas que si conservam intra e dão menções aos feitos oriundos dessa pós cognição.As atitudes são enviadas por uma vasta gama de trabalho sináptico e outras complementações necessárias para o desenvolvimento sensorial.
o cérebro Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como ‘marionetes ambulantes’.
Memória e cognição são interligadas. Cérebro e mente estão separados e são super interessantes de estudar estou encantada e amando cada vez mais estudar a mente humana inconsciente e consciente. A maioria da nossa vida é levada pelas nossas atitudes que são inconscientes, somos levados e compramos pela emoção e nos justificamos pela razão.
O cérebro é uma das porções do encéfalo e faz parte, portanto, do sistema nervoso central. Essa estrutura está relacionada com memória, inteligência e emoções.
O cérebro humano nos desperta a cada dia, importantes descobertas. Funções banais ou de grande relevância como memorizar longos textos e não lembrar de um domingo à tarde. Nosso cérebro é capaz de realizar funções multitarefas, mas conseguimos esquecer tão simples. Nossa mente é infinitamente grande.
A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.
Eu amo essa parte Neuro
Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.
Estudar a memória é algo extremamente difícil em virtude de dois problemas de ordem metodológica. Em primeiro lugar, não há como estudar a memória de maneira “pura”, pois os processos de memória estão totalmente ligados a outros processos cognitivos, tais como função executiva, atenção, emoção, motivação, linguagem, nível de estresse etc.