-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A cultura da beleza, onde o esteriótipo da magreza na beleza da mulher, o corpo ideal, hoje , fazem com que mulheres tenham uma imagem torcidas, sobre si mesmas. Desempenhar um papel, construir e descontruir formas, atitudes e hábitos, com estraégias para obterum padrão estético. Muitas dietas, cirurgias plástias, medicamentos, uso indscriminados de exercícios corporais, que causando distúrbios e distorções da própria imagem. Os prejuízos se aportam não só afeivos, mas sociais e pscológicos. Uma consstrução cultural que deveria ser melhor discutida com olhar crítico sobre todo esse processo.
A beleza não está relacionado na gordura ou magreza, está no psiquê do ser humano,nós Estados Unidos há muitos pessoas obesas, algumas pessoas são mais gordinha homem e mulher e eles gostam e acham bonita,no Brasil também,na história antiga as pessoas gordinha eram consideradas mais bonitas enquanto as mais magra eram consideradas como passaram fome, há exemplo disso temos uma referência bíblia a passagem das vacas magras, é em questão da beleza a filosofia nós explicar que não existe ninguém feio o que uma pessoa acha feia a outra acha bonita,o que deixa uma pessoa mais bonita que a outra é a estética.
Concordo com a colega!!!
Criaram um cultura de padrão de beleza , que todas as pessoas deve ser magra alta ,loura ,olhos verde bonita ,no entanto penso que deveríamos ser feliz
Nessa cultura ditatorial da beleza estar no esteriotipo ou seja na performa do corpo fisico posso dizer que e uma culrura cruel pois fixa os olhos no que e superficial e se esquece de olhar pora o carater e persona
Cultura da magreza: tentativa de se encaixar
Quando as dificuldades em lidar com a autoimagem se tornam insustentáveis, é comum que essas pessoas adotem estratégias prejudiciais a fim de chegar o mais perto possível daquele corpo e, consequentemente, daquela vida idealizada.
A beleza é ditada de acordo com cada cultura, com cada vivência.
A percepção da beleza, está ligada a tradição de cada lugar em suas peculiaridades…
Porém, tem que se observar que pode afetar o lado emocional incluindo como exemplo transtornos alimentares.
Cada cultura tem sua percepção de beleza, suas tradições é uma ponto de vista.
A magreza hoje é um exemplo de beleza mas há um grupo de pessoas que perderam a noção e estão visivelmente doentes, esses tipos de belezas é a causa de mortes de muitos pois criaram um sistema que bloqueiam tudo que é saudável. Com a sociedade esta cada vez mais doente buscando esse padrão de vida.
A ditadura do corpo é regida de acordo com a preferência regional.
Lamentavelmente isso de fato existe .Adotaram mundialmente esse conceito ,acredito que baseado no mundo financeiro, onde até hoje são desviados como fonte de cuidar de si. Só que não! A importância se sermos reais vai muito mais além.
Infelizmente temos uma percepção erronia da beleza e nos esquecemos o quão importante é a sensação do sentir-se amada da forma que somos.
O PADRÃO DA BELEZA TAMBÉM E DIFERENTE EM CADA PAÍS OU REGIÃO.POR EXEMPLO,O PADRÃO DA BELEZA E CULTURA OCIDENTAL E DIFERENTE DA CULTURA ORIENTAL.ENTRETANTO INDEPENDENTE DO PADRÃO DA BELEZA ESPECIFICO DE DETERMINADA SOCIEDADE, A EXISTÊNCIA DE PADRÕES ESTÉTICOS CONSIDERADOS IDEAIS FAZ PARTE DE TODAS CULTURAS.
Cada região rege sua beleza . Não podemos esquecer nos enqto seres humanos jamais podemos deixar ser inflenciados por forças externas .
Hoje a maioria tem que ser magra,pq quando se se gorda ,olha no espelho isso deprime.o importante se olhar e se amar,se achar bonita.cada pessoa age de uma maneira.
A busca pelo encaixe perfeito nos padrões de uma sociedade também podem ser resultantes da vontade de gerar um sentimento de pertencimento a um grupo específico, funcionando como uma forma de validação de valor social.
“O homem é um animal gregário, só existe porque vive em grupo. Com a chamada sociedade de consumo, a necessidade de se viver em grupo divide espaço com a necessidade de se sentir parte desse grupo. […] Fazer parte dele requer sim ser validado em alguns quesitos estabelecidos.
A beleza é vista por cada individuo dependendo da percepcão e cultura.
Hoje em dia no mundo em que vivemos , está exigindo cada vez mais um Padrão de beleza, hoje o mercado exige muito em questão da aparência , Pois a exigência de estar magra exige muito porque se for uma pessoa obesa , dificilmente consegue uma boa colocação no mercado , pois é a aparência que exige muito , para estar em uma sociedade democrática , aonde a beleza é o que vale mais do que o interior da pessoa .
Acredito que padrao de beleza nao deve ser imposto, mas, valorizando sempre riscos a saude e psicologicos.
Quando se tem um bom (psique), entendimento e aceitação, as demais percepções deixaram de influenciar nestes resultados de buscar a beleza ideal e ou, para termos uma aceitação, seja por alguém, ou no trabalho ou em qualquer outro lugar. Obs. temos que cuidar da mente e do que acreditamos em nós.
Infelizmente por conta da crença e da cultura das localidades vemos muitas pessoas se frustrando por não estarem de acordo com o padrão de beleza
Sabe-se que os padrões de beleza tem grande influência na vida das pessoas atualmente, e parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos pela sociedade. Esse padrão de beleza , traz sérias complicações à saúde física e mental daqueles que não se enquadram nas normas impostas.
Nesse sentido, o que precisa haver é um processo de reconstrução cultural, de valorização do ser humano, priorizando mais o ser do que o ter, o caráter e não a beleza, tendo em vista que a beleza passa, mas o caráter permanece.
A vivência ao meio grifa um conceito de normalidade para especificamente aquele habitate e não uma real supra.No entanto existe adaptabilidade em relação a estes conceitos e eles podem mudar de acordo com a probabilidade e de formas diferentes.
Freud já dizia, que se o mundo se torna atraente e prazeroso é porque uma identificação se opera entre o eu e o outro.
Num conceito geral, sabemos que a beleza física não é tudo, a beleza física tem um objetivo claro r fugaz, já beleza psicológica vai além das aparências, na verdade os padrões de beleza envolve vários fatores socioculturais, variando de acordo com os costumes e práticas de uma sociedade.
Acho um tanto arriscado para a saúde física e mental essa “paranóia” pelo padrão perfeito.
A cultura da beleza em todo mundo, escraviza mulheres e faz com que surjam uma indústria alimentar e de medicamentos, para que se encaixem nos ditos “padrões” da sociedade moderna. Por trás desse fator, é mostrado como saúde, Então o ciclo se reinicia sempre.
E o padrões mudam de acordo com a época. Antigamente, no Brasil, bonitas eram as mulheres mais encorpadas, protuberantes. O que faz mudar os padroes? Se os padrões mudam ao longo do tempo, a percepção também muda?
Cada sociedade tem sua cultura, e a partir dela criam-se padrões de beleza que passam a impactar a experiência do corpo e consequentemente a produção de subjetividades dos sujeitos. Cada uma dessas culturas tende a potencializar determinados atributos físicos e atenuar outros, fornecendo desta forma uma referência para a constituição dos indivíduos.
É através do nosso corpo que expressamos o efeito e significados que as relações tiveram ou tem de nós. A nossa existência corporal está imbuída num contexto relacional e cultural, sendo este o canal pelo qual nossas relações são construídas e vivenciadas.
A construção do padrão de beleza envolve fatores socioculturais, variando de acordo com os costumes e práticas de uma sociedade. A percepção corporal de cada indivíduo tem sido baseada no que tange um padrão estabelecido por um conjunto de fatores e ideais midiáticos.
A mídia é a principal ferramenta em que o mercado utiliza para produzir a concepção do belo baseado naquilo que lhe agrega um maior valor lucrativo.