-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

O modelo de cinco fatores da personalidade é o mais usado atualmente, onde é realizado uma avaliação do indivíduo, observando suas caraterísticas, conseguimos um possível diagnostico, extrovertidos ou inrovertido, socialvél ou não, é irritável ou naõ. Refere- a sua instabiidade emocional, suas interações interpessoais.
Quais são os 5 fatores?
Resultado de imagem para 5 fatores da personalidade
Nele, identificaram os chamados cinco grandes fatores (Big Five) como os conhecemos hoje:
Abertura a novas experiências;
Conscienciosidade;
Extroversão;
Neuroticismo;
Simpatia.
Quando se vai fazer uma sessão de análise ou psicoterapia os cinco fatores da personalidade e demais teoria, conta muito na hora de fazer a observação como diagnóstico inicial no tratamento do paciente.
o analisarmos um potencial analisando observando essa tabela e sua proximidade com o que foi relatado assim entao podemos desenvolver uma terapia mais acertiva
Concerteza este gráfico é muito eficaz, trazendo uma riqueza de informações, sobre nós seres humanos, percebemos que a nossa capacidade de detectar sentido o que somos.
O modelo dos 5 fatores é um organização abrangente da estrutura dos traços de personalidade.
A teoria dos cinco grandes fatores de personalidade, o big five, foi inicialmente concebida por Allport que buscou adjetivos que pudessem descrever atributos da personalidade humana, posteriormente, foi então detectado que cinco fatores principais resumiam a variação de personalidade existente.
A partir dessas informações os conteúdos manifestos têm os seus significados.
Os fatores sobre as personalidade podem ser melhores avaliados a partir desse conceito.
Levando fatores independentes em consideração,ele e um teste de avaliação comportamental que permite analisar os indivíduos de acordo com cinco fatores:abertura do novo,capacidade autocontrole,habilidade em interação com as pessoas,demonstração de empatia e instabilidade emocional.
Essa tabela dos cinco fatores é muito boa para nos ajudar à entender cada indivíduo e fazer o tratamento ,é uma ótima teoria
Essa tabela é muito interressante.
A partir dessa visão q achei muito importante, nos ajuda a entender e compreender ,dessa maneira podemos ajudar..
A teoria dos 5 Fatores, nos ajuda no entendimento da personalidade do paciente sob a analise da psicanálise.
legal
A psicanálise deve analisar a teoria dos 05 fatores com meios para iniciar uma análise com bons resultados.
A CGF é muito conhecida entre os profissionais da área mas em minha humilde opinião eu acrescentaria a hadaptabilidade.Pois o mesmo seria a prova final da soma aos demais muito conhecidos e mencionados
O conceito da 5 personalidade nada mais é que na tendência a se comportar de certa maneira que persiste ao longo da vida, e como está visto é um bloco de construtivo de quem você é.
Das teorias da personalidade existentes, a mais largamente usada é o Big Five, ou modelos dos 5 grandes fatores. No Brasil, os cinco fatores são: Extroversão, Neuroticismo, Conscienciosidade, Amabilidade e Abertura.
Essa tabela ajud muito o conceito das 5 personalidades.
Conhecimento do indivíduo através das suas perspectivas e personalidade é bem interessante
A teoria dos 5 grandes fatores nos ajuda a entender e interpretar a personalidade de cada indivíduo. Claro que um determinado indivíduo pode apresentar vários fatores, pois é dinâmico, mas algumas características tendem a ser mais acentuadas e determinantes para classificar o sujeito em cada uma delas.
A formação da personalidade é o processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
O Modelo Big Five é uma metodologia utilizada para fazer avaliações de personalidade e características de uma pessoa.
Através do Big Five podemos analisar, avaliar a características de uma pessoa.
Através destes fatores conseguimos identificar pessoas, avaliar e melhorar a sociedade.
O modelo dos Cinco Grandes Fatores tem sua origem em um conjunto de pesquisas sobre personalidade, advindos de teorias fatoriais e de traços de personalidade. Este modelo tem sido extremamente estudado por possibilitar uma descrição da personalidade de forma simples, elegante e econômica, já que outros modelos fatoriais da personalidade são maiores e mais complexos.
Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo