-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

O temperamento é um paspecto da personalidade, e quando ínterfere no cotidiano do indivíduo, na vida familir, profissional, relações interpessoais pode ser trabalhado, para desenvolver um melhor competência emocional e social.
A origem do teste de temperamento está ligada ao filósofo grego Hipócrates, também conhecido como o pai da medicina Ocidental. Fundamentando seu conhecimento em aspectos concretos, ele formulou a ideia de quatro humores: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
O temperamento ele tem que ser modelado,o sujeito saber controlar,pois quando ultrapassar e saí dos limites pode trazer muitas consequências ruim,e atrapalhar sua vida em todas as áreas.
De forma que o carater tem sua formaçao no seu desenvolvimento ate ao tigir sua adolecencia creio eu que pode ser trsbalhado de maneira criando novas conecçoes
Temperamentos e algo complexo em cada pessoa a algo diferente e as vezes complexo de entender
Diante desse gráfico, explica que cada ser humano tem várias personalidade,e que cada personalidade destaca os seus processos potenciais, é muito interessante que uma dessa personalidade me destacou a minha vida do dia dia.
DIANTE DO ENUNCIADO CADA SER HUMANO TEM SUA PROPRIA IDENTIDADE, PERSONALIDADE E PODE SER TRABALHADO BASEADO NAQUILO DE BOM QUE ASCENDE MAIS EM SEU COMPORTAMENTO.
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um individuo de outros indivíduos. A formação da personalidade é um processo gradual complexo e único a cada individuo.
O CONHECIMENTO PELO CONHECIMENTO.O ENCANTO DO CONHECIMENTO SERIA DIMINUTIVO SE PARA ATINGI-LO NÃO HOUVESSE TANTO A VENCER.
Adoro a teoria do temperamento, uma ferramenta maravilhosa de autoconhecimento e para a terapia do paciente, através do resultado do teste o paciente enxerga muita coisa sobre si mesmo.
Comportamento,qualidades e defeitos..Muito bom ter o auto conhecimento assim fica mais fácil lidar com as situações…Que bom que temos qualidades e defeitos …Já imaginou se todos fossem perfeitinhos apenas com qualidades…?
O nosso comportamento mostra nosso caráter
Me dá uma ideia neste quadro ,ou eu acho que é isso mesmo cada indivíduo buscar classificar o seu próprio caráter ,muito bom isso
Temperamento são vários fatores isolados e cada ação o individuo tem uma reação.
Independente do nosso caráter. Temos defeitos e qualidades. Importante aceitar e entender não só as qualidades, mas os defeitos.
Existe as variáveis quanto ao temperamento no que si dispõe a classificadores ,mas acentuamos que de forma geral ainda sim:”o indivíduo é mesmo produto de seu meio”.Em questões onde si estabelecem um método a procura por encontrar um padrão é primordial.
Cada um tem o seu proprio comportamento, todos nos temos qualidades e defeitos, so que nós temos que dicernir, cada uma delas e como vai ser, cada individuo estabelece uma meta, ou seja ou vou ser assim, ou não, e como vai se comportar em sociedade atualmente.
Penso que a manifestação da personalidade não é estática, mas acontece de acordo com os estímulos e situações vivenciadas. Porém, é possível que alguns aspectos predomine mais que outros e daí uma definição de qual seja a personalidade do sujeito.
Os temperamentos são os fragmentos que constroem a nossa personalidade, refletindo no nosso comportamento na vida.
Temperamento é o que conseguimos expressar em determinado momento.
O temperamento é uma característica de cada ser humano,e na sua construção percebe-se como ele é formado na sua essência.
Entender os temperamentos de cada indivíduo é essencial em muitos aspectos pessoais e sociais.
Os temperamentos sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático são classificações de personalidade que remontam à antiguidade e foram propostas por diferentes teóricos ao longo da história. Essas categorias foram utilizadas para descrever características comportamentais e emocionais predominantes em indivíduos.
Nossos temperamentos indicam um pouco da nossa essência.
Algumas teorias asseguram que dificilmente temos somente um temperamento. O autor aqui afirmou que nossa personalidade é igual ao nosso caráter dependendo de quão genuínos formos. Na minha opinião, dificilmente somos 100% genuínos no que tange a nossa ‘persona’, então, as duas linhas estão corretas.
A Personalidade ao meu ver é um comportamento que é herdado de nossos ancestrais, porém há uma programação, ou melhor dizendo produção de energia que filtra esses comportamentos e estes tornam-se peculiares a cada pessoa em questão.
Ex de Personalidade: Crenças, Ações, Aprendizados e Pensamentos.
O Caráter é uma qualidade, relacionada a boas condutas e formação de consciência.
Me considero uma mulher de Temperamento Sanguíneo e Melancólico;
Att
Caroline Val
Cada temperamento possui suas particularidades para tornar cada pessoa única. Isso acontece porque cada individuo tem um temperamento e conhecer qual é o seu e perceber qual é o dos outros irá lhe ajudar a construir relações mais equilibradas e saudáveis, e no ambiente laboral permite que se trabalhe o que há de melhor em cada um deles em beneficio da equipe.
os temperamentos são indicados através das reações humanas, podendo ser perdurável e rápida, lenta e perdurável,rápida e curta ou lenta e curta. São impressões de nossa alma quando é atingida por acontecimentos externos ou por nossos próprios pensamentos.
Após eu compreender e difusão e Característica dos temperamentos me ajudou a conciliar a situação e precisão ao paciente.
O temperamento faz referência às características individuais que determinam as reações afetivas, de atenção e motoras em diferentes situações.
Considerei esse infografico um dos mais interessantes (não de outros não fosse), pois os exemplos dados como defeitos acabaram por cair como uma luva em varias pessoas e a forma mais “confiavel” para identificar um temperamento.