-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Gestalt um conhecimento a informação da vida humana, imagem de um todo e as leis.
Gestalt, é a ciência que estuda as percepções humanas.
A teoria da Gestalt é uma das abordagens da psicologia cujos princípios são aplicados desde o Design até a psicoterapia. Também conhecida como Teoria da Forma, essa corrente de pensamento propõe que a simples união das partes não explica o todo.
Gestaltista compreende os processos psicológicos envolvidos na ilusão, da ótica.
A psicologia da Gestalt é baseada no estudo da percepção
GESTALT,É A PERCEPÇÃO PROMORDIAL PARA AJUDAR A COMPREEDEROS ACONTECIMENTO EM CADA ASSUNTO ESTUDADO.
Conhecimento de adaptação ao meio para que si produza seus efeitos não nocivos contemplando a realização e bem estar.Pode -se definir a Gestalt.
Gestalt estuda a percepção humana
A Gestalt terapia é um tratamento aplicável ao paciente em que os objetivos são alcançados de acordo com o diagnóstico obtido na primeira intervenção, desta forma na psicologia é determinado qual tratamento seria aplicado a um paciente.
A terapia da Gestalt é uma ciência no sentimento humano e que traz grandes resultados ao paciente
A psicologia Gestalt mostra que o todo é diferente das partes, que para compreender algo é necessário que se considere sua totalidade.
A aplicação da terapia gestalt ao paciente, contribuirá no desenvolvimento melhor da forma comportamental, da forma do potencial na construção do relacionamento consigo mesmo, com o próximo e com Deus. O terapeuta Gestalt tem em sua gama de conhecimento, uma amplitude de várias percepções à serem notadas, analisadas, confrontadas, por observações comportamentais, ecos verbais, objetos, vestimentas, cores… O corpo humano revelando suas nuances de amplitude em conjuntos perceptivos em busca de suprir suas necessidades humanas por meio dos recursos humanos tangíveis e intangíveis. Conhecer melhor os seres humanos pela Gestalt, é iniciar em si o todo se si. Amando melhor a si mesmo, ama o próximo no horizontal.
Gestalt é uma palavra que pode ser traduzida como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Segundo essa teoria que tb é conhecida como a psicologia da forma, o que acontece no cérebro é diferente do que é captado pelos olhos, ou seja, o que se entende é diferente do que se vê, pois o ser humano não percebe as partes isoladamente, mas o todo formado pelas partes. A Gestalt é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo
A gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos mediante um estimulo e como este é percebido pelo sujeito.
A Gestalt estuda e trata as percepções tal como elas se apresentam no momento mesmo que tenha relação com acontecimentos passados.
A Gestalt ela e uma teoria onde o que você vê as vezes nao é o que voce sente, são varias maneiras de olhar diferente de várias situações em nossas vidas.
Compreensão da totalidade para que haja a percepção.
Na Gestalt o foco de estudo é o estudo da percepção humana. E através da percepção analisa o todo , no aqui e agora.
A psicologia Gestaltista nos traz um olhar dinâmico da percepção do ser, na composição das partes e do todo.
A psicologia Gestalt fala sobre a percepção humana, entendendo que a simples união das partes não explica o todo, a compreensão está na totalidade.
a Gestalt se serve de correntes de pensamentos como a fenomenologia da filosofia, entendo que o que percebemos são apenas PHANTASMATÓS ( sombras, fantasmas), no entendo é a partir do fenômeno que investiga O NOUENO, ou seja a substancia primeira.
Na abordagem psicológica da Gestalt destaca-se a ideia de que o todo é maior do que a soma de suas partes e que a percepção humana é influenciada por vários fatores, como: contexto, organização e a totalidade da experiência. Pode ser aplicada em áreas como a terapia, a resolução de problemas e o design, destacando a importância de entender os padrões e as relações entre os elementos para compreender a experiência humana de forma mais holística.