-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Excelente material!
A construção do indivíduo , ou seja o seu desenvolvimento humano é um processo que envolve todo o curso de sua vida, o que vivenia suas relações, momentos de vida,mudanças que ocorrem na sociedade, as sua visão de mundo e suas relações, seus padrões e todos os estágios de desenvolvimento social, psicológico, biológico , cultura.
Ótimo conteúdo, eficaz e grande evolução na mente humana.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
A CONSTRUÇAO DE UM SER HUMANO DEPENDE DE SUA CRIAÇAO E DO MEIO EM QUE VIVE, DA CULTURA DOS PAIS ETC.
O clássico ” O MEIO INTERFERE NO INDIVIDUO”.
Segundo Vygotski a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento
OTIMO CONTEUDO .
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral, são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
A construção do se humano envolve todo um processo de vida.
o desenvolvimento somente é entendido com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto. O behaviorismo nasceu em resposta à reduzida atitude científica da psicanálise. Ele é extremamente positivista, tudo o que não pode ser medido diretamente está fora do estudo da psicologia.
A construção do ser humano é feito por um processo individual, calmo ,um passo de cada vez
A construção do ser humano envolve todo o processo da vida ,segundo Vygotsky a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber e do conhecimento, o desenvolvimento somente é entendido com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto .o Behaviorismo nasceu em resposta reduzida atitudes científica da psicanálise ele é extremamente positivista,tudo o que não pode ser medido diretamente está fora do estudo da psicologia
Excelente conteúdo. Agradecido!
Muito bom o conteúdo!!!
Material excelente!
Conteúdo muito bom!
O desenvolvimento si da através de experiências e a observação e análise são os resultados desses parâmetros apresentados ao decorrer dos momentos comportamentais referentes.
O processo de desenvolvimento humano baseia-se em dois fatores influenciados: fatores primários (internos) e fatores secundários (externos) de acordo com cada fase. Os conflitos e desajustes ocorridos em cada fase comprometem sobremaneira na formação futura do sujeito, daí termos adultos com questões emocionais mal sucedidas na infância que comprometem a sua vida adulta.
Sabemos que existem cinco teorias no âmbito do desenvolvimento, que são:
A teoria biológica do desenvolvimento, a teoria cognitiva do desenvolvimento, a teoria emocional do desenvolvimento e a teoria social do desenvolvimento.
Muito bom , completo e significativo para nosy
A teoria de Henri Wallon dispõe de um material riquíssimo que ajuda a subsidiar as metodologias aplicadas pelo educador em sala de aula, uma vez que sua teoria da psicogênese da pessoa completa busca estudar as origens do desenvolvimento da criança e não apenas do seu cognitivo. Wallon mostra que o desenvolvimento da pessoa acontece envolvendo todo o sujeito, isto é, suas dimensões afetivas, cognitivas, sociais e motoras.
Material de grande relevância para nosso conhecimento, sobre as teorias do desenvolvimento humano.
A Psicologia do Desenvolvimento é um campo de conhecimento da Psicologia que trata das transformações pelas quais os seres humanos passam em suas vidas.