-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Entao tendo o contato com toda esa materia ainda estou digerindo as informaçoes mais posso adiantar que ter aprendido sobre id ego e super ego ja me faz compreender muitos misterios da complexidade humana
Qual é a estrutura da personalidade?
Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.
compreendendo e entendendo a personalidade humana, pode sentir as diferenças a partir de suas familkias, berço, e percebe que estas crianças se nao tiver uma provocaçao irao demorar a desenvolver sua capacidade de entender o mundo.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Essas foram as teorias que eu mais me identifiquei, baseadas muito mais no comportamento e desenvolvimento humano !
A diferenças familiares podemos notar baseado nos comportamento de cada membro segundo a sua formação social.
Todas as familias passam a ser compreendidos como família, quando as relações se baseiam no afeto, na convivência e no sentimento de união de todos os membros.
Sempre em meio ao amor,escuta,muda se comportamento. Transforma qualquer meio familiar
Conteúdo muito bom!
Conflitos são resultantes das necessidades! Todas as crianças apresentam suas necessidades em forma de conflitos de interação interpessoal. salienta-se a manifestação do id, ego e superego no contexto geral, crianças e adultos ambos querem suprirem seus desejos. Nota-se que os brinquedos são iguais e possivelmente o ciúme por um objeto mesmo que seja igual ao outro, não surge espontaneamente o discernimento esse é meu e esse é seu. A resolução do conflito consiste em aplicar a interação em grupos de compartilhamento dos brinquedos em processos de aprendizado nas relações humanas e sua importância us aos outros em respeito, amizade, bem estar de compartilhamento.
Muito bom o curso.
Todos vão passar por esse processo, oque vai fazer a diferença vai ser o aprendizado ou seja as crianças precisam de auxílio pra se desenvolver de maneira positiva
Trabalhando o amor,a compreensão podemos assim ajudar nas necessidades da família.
Só com cuidado e com olhar individual podemos trabalhar com todos
Modelo estrutural. É o modelo proposto por Freud onde a mente é dividida em três instâncias. Todas as instâncias se desenvolvem ao longo da infância e cada uma delas tem funções diferentes, agindo em diferentes níveis da mente, mas de maneira conjunta, formando assim uma única estrutura de personalidade.
As abordagens mais contemporâneas partem do estudo da aprendizagem e do conhecimento. Ele aponta que o conhecimento é criado a partir de uma construção interna em que informações, dados e conhecimentos já adquiridos entram em conflito com novas ideias para criar um novo conhecimento. Por sua vez, a aprendizagem seria provocada, ou seja, causada por eventos, situações e experiências externas.