-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

no condicionamento clássico há uma associação da resposta involuntária com um estímulo.
no condicionamento clássico,o indivíduo assume postura passiva enquanto o segundo há alguma ação a ser recompensada ou punida.
Concordo com o meu amigo quando diz que o cão foi estimulado pelo sino ,um objeto que indica que esteja na hora de sua alimentação.
O condicionamento clássico é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos .
O cão já estava estimulado a fazer suas refeições pela som do sono .
O condiionamento clásico demonstrado por Ivan Pavlov, defende que o comportamentos tem a ver com estímulos externos, do ambiente em que vivem. Na experiência com o cão, ele reage ao estímulo do sino ligando-o ao ato de comer. Esse estímulo leva ao cão a eterminada ação.
No comportamento clássico cria-se o estimulo necessário para a resposta exterior.
Além do estimulo externos do ambiente o cão reage ao estimulo do toque do sino, a audição e olfato o cão possui memória olfativa é muito mais desenvolvido que a do seres humanos.
os estímulos externos pode ser positivo como sendo negativo isso vai depender muito da experiência do individuo devemos levar em consideração o histórico de vida de cada analisando considerando esse fato vou dizer que todo estimulo passa pelo o filtro da emoção e da consciência
O cão foi estimulado pelo Sino.
Nesse caso houve estímulo externo no caso o sino ,no qual o cão associa a comida. Havendo também o estímulo auditivo (barulho) do som do sino.
Nesse caso houve um estímulo através do sino ,no qual o cão associa a comida. Havendo também o estímulo auditivo (barulho) do som do sino. O estímulo gerou uma reação do cãozinho.
O estímulo é responsável de cada movimento de um ser vivo, contudo sendo animal ou humano,tem com um aprendizado comportamental a visão do indivíduo ou animal,como o mesmos enchergam a realidade como estímulo no momento,sendo como se alimentar ou se vestir até mesmo tomar uma certa decisão.
Em seu experimento Pavlov com seus cachorros é um dos mais conhecidos para psicologia consiste na associação de um estimulo inicialmente neutro significativo, quando apresenta o estimulo neutro na ausência de um outro estimulo, sugira uma outra resposta similar a que se produzir caso se apresentar
E o processo pelo qual um estimulo neutro adquire funçao similares as de estimulo incondicionado
A resposta ao trato em sua equivalencia mostra que a recompença ao individuo que relaciona a sua primeira experiencia com a obtençao de uma recompença que sempre vira ao final.É o condicionamento de ação externa para prover o seu saciar libido em decorrencia da lembrança trazida.
O estimulo é perpetuado quando o processo não faz a neutralização das funções neutralizadoras.
o som e estimulo para consciente objeto de procura e reflexo de defesa, experimentaçao
O behaviorismo metodológico tem como base a valorização do que é objetivo em detrimento do que é subjetivo.
Também conhecido como “psicologia do outro” e “behaviorismo clássico”, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber.
A escola behaviorista compreende que o processo de construção vem aparti da capacidade do sujeito de aprender e interagir, respondendo aos estímulos externos.
Ao escutar o sino elicia a saliva e a fome como resposta, sendo então seu comportamento estará condicionado a comer.
muito bom, essa formação
Neste caso podemos dizer que o cão reage de forma positiva de acordo com a recompensa por uma ação, é o processo que podemos ver quando são treinados para o que é recompensado quando executam bem a tarefa. Também temos um exemplo de encorajar uma criança a fazer sua lição de casa. Exemplo: A mãe o deixará assistir seu programa favorito se ele terminar a lição de casa rapidamente.
Uma inerente associação e consequente aprendizado.
O sujeito age e reage à algo que lhe chama à atenção ai veem em seu corpo os sinais da sua reação e depois a sua ação, é o que vemos no cachorro o que age salivando porque ouviu o barulho do sino ,assim é o ser humano
Na imagem mostra que o som do sino e a apresentação do alimento em seguida, condiciona o cão a ligação entre o som com o alimento. A partir do barulho apresentado pelo sino ele já saliva pelo condicionamento aguardando a apresentação do alimento. O alimento é um re-forçador positivo, uma consequência, uma resposta ao estímulo do som, portanto o estímulo tem como consequência a resposta como reforçador para o alimento.
Segundo o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Podemos induzir um comportamento através de estímulos condicionais, como as recompensas, por exemplo.
Então o comportamento na linguagem do behaviorismo, nada mais era que estimulado por estimulos, assim eramos observados!
Era o forma como o sujeito reagia a estimulos.
Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-respostaconsequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras (FELDMAN, 2015).
O ser humano reage muito bem diante de estímulos isso é fato .
E podemos sim atravéz de estímulos trazer aprendizagem .
Mas o mais importante e estudar quais estimulo usar para cada indevido .
Análise comportamental+ Estímulo + aprendizagem = respostas .
Para a escola behaviorista, neste escopo, entende-se por condicionamento clássico um tipo de aprendizagem em que um estímulo neutro – estímulo que, a princípio, não produz uma resposta relevante – é repetidamente emparelhado (ou apresentado) juntamente a um estimulo incondicionado (ou estímulo que produz uma resposta de maneira natural – como a apresentação de um pedaço de carne, que, naturalmente, faz um cachorro salivar), pois além do estimulo externo do ambiente, o som do sino à cujo toque, em função da audição, o cão reage; via nariz (olfato) também percebe o cheiro da carne.
As memórias, auditivas e olfativa do cão, são bem desenvolvidas que as dos seres humanos. Neste experimento clássico, o animal reage ao estimulo do toque do sino, ligando-o ao ato de comer.
Estímulos e repetições,ligam a ação,o cão foi condicionado ao som e a ração repetidamente, quando ouve o barulho do som ele já associa a ração, é como dormir e acordar todos os dias em um horário igual com despertador, quando não tiver mais o despertador seu corpo automaticamente acorda no horário habitual, ele está condicionado a esse reforço.
Ao conjunto [estímulo-resposta-reforço] chama-se contingências de reforço. Quando é possível identificar as contingências de reforço, diz-se que o comportamento está sob controlo de estímulos (que o antecedem e o sucedem). É possível modificar o comportamento dos indivíduos através da organização das contingências de reforço, nomeadamente, através da atribuição de reforços (quando se pretende manter comportamentos) ou da supressão de reforços (quando se pretende eliminar comportamentos). Em qualquer dos casos, é indispensável uma correta definição prévia das contingências de reforço.
Behaviorismo nos apresenta como é possível o estímulo a associação, que o faz condicionar.
Estudo extraordinário.
Para Ivan Pavlon o condicionamento clássico ou aprendizagem associativo , ele consiste em gerar uma conexão entre o estímulo neutro ,que antes da criação desta associação é incapaz de gerar uma resposta concreta , é um numero automático.
O estímulo
Pelo sino fez com que ele não ficasse mais na vontade de comer , mas fosse comer pq
O condicionamento clássico consiste na associação de um estímulo inicialmente neutro com um estímulo significativo. Assim sendo, quando se apresenta o estímulo neutro, na ausência do outro estímulo, surgirá uma resposta similar a que se produziria caso se apresentasse o estímulo significativo. Esta capacidade de associar estímulos, por mais diferentes que sejam nos ajuda em diversas situações diárias.
Sendo o condicionamento um processo básico da aprendizagem ,a mesma ocorre em função da interação estímulo ,resposta e consequência.
Neste caso pode-se notar a assimilação em que ao ouvir o som o cão assimila com o ato de alimentar.
O comportamento pode ser aprendido através da associação em ações repetidas que geram uma resposta mediante a apresentação de estímulos.
Pavlov dizia que o condicionamento é um processo básico da aprendizagem.
Este processo diz respeito às relações entre estímulos e resposta.
No condicionamento classico, a aprendizagem sempre comica com uma resposta não aprendida que pode ,com certeza, ser evocada por estimulo especifico. essa unidade estimulo- resposta não aprendida é chamada de reflexo
De acordo com os princípios da abordagem determinismo; o behaviorismo enfatiza que o comportamento humano é determinado pelo ambiente externo, e não os fatores externo
Ações repetidas nos leva a conhecer a respostas futuras
Após ser estimulado com alguma frequência, o comportamento pode ser substituído.
O estímulo e recompensa, facilitam o condicionamento clássico.
PODE-SE AFIRMAR QUE O CÃO INTERAGE COM O SEU DONO E RESPONDE AOS ESTÍMULOS INVOLUNTARIAMENTE.
Os rstímulos respondem ao condicionamento clássico.
Nesse exemplo é observado que através de um estimulo existe uma resposta mesmo que sendo involuntária.
O condicionamento clássico também é chamado de aprendizagem por substituição de estímulo. Isso porque, o estímulo condicionado, após ser associado a um estímulo in- condicionado, com determinada frequência, pode então substituí-lo. O Condicionamento Similar vai evocar uma resposta similar, porém mais fraca.
Muito interressante.
Quis dizer interessante esse estudo
A repetição cria a associação