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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
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Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
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Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
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Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
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Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
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Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
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Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
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Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
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Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
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CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
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Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
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QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
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vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
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Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
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Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
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Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
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Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
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Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
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futuramente farei esse curso muito bom
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otimo de primeira qualidade parabens
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Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
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Bom dia!
Pode sim.
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Vocês indicam profissionais para a análise?
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Sim.
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Estou gostando muito.
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Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
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Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
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Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
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Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
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Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
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Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
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Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
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Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
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Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
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Boa tarde!
Pode sim.
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Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
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Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
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Estou achando muito bom o curso.
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Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
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Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
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Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
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Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
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Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
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CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
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Excelente curso
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Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
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Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
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Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
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Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
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Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
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SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
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Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
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A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
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Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
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estou cursando a integrativa!
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Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
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Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
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Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
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o curso é ótimo.
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Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
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Muito bom o curso.
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Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
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Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
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EXCELENTE CURSO
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Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
85 comentários sobre “Na prática”
no condicionamento clássico há uma associação da resposta involuntária com um estímulo.
no condicionamento clássico,o indivíduo assume postura passiva enquanto o segundo há alguma ação a ser recompensada ou punida.
Concordo com o meu amigo quando diz que o cão foi estimulado pelo sino ,um objeto que indica que esteja na hora de sua alimentação.
O condicionamento clássico é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos .
Sim também concordo.
O cão já estava estimulado a fazer suas refeições pela som do sono .
O condicionamento exige repetição e introdução de elementos que condicione através de som, apresentação de alimento, e que enfim, faça a agir de forma condicionada toda vez que estes elementos se apresentarem.
no modelo teórico do comportamento clássico de Pavlov acaba por ser uma teoria reducionista, podendo sim, se encaixar em animais, porém, o ser humana tem características diferenciadas à de um animal. A subjetividade, Cultura, emoções e de certa forma a liberdade nos distinguem de um condicionamento ás cegas. Bom, isso, quando nos propomos a essa diferenciação.
Ótima resposta.
O estímulo pode ser consciente e inconciente.Seja o homem ou o animal ,eles podem receber os dois tipos de estímulos.
O condiionamento clásico demonstrado por Ivan Pavlov, defende que o comportamentos tem a ver com estímulos externos, do ambiente em que vivem. Na experiência com o cão, ele reage ao estímulo do sino ligando-o ao ato de comer. Esse estímulo leva ao cão a eterminada ação.
No comportamento clássico cria-se o estimulo necessário para a resposta exterior.
Além do estimulo externos do ambiente o cão reage ao estimulo do toque do sino, a audição e olfato o cão possui memória olfativa é muito mais desenvolvido que a do seres humanos.
os estímulos externos pode ser positivo como sendo negativo isso vai depender muito da experiência do individuo devemos levar em consideração o histórico de vida de cada analisando considerando esse fato vou dizer que todo estimulo passa pelo o filtro da emoção e da consciência
O cão foi estimulado pelo Sino.
Nesse caso houve estímulo externo no caso o sino ,no qual o cão associa a comida. Havendo também o estímulo auditivo (barulho) do som do sino.
Nesse caso houve um estímulo através do sino ,no qual o cão associa a comida. Havendo também o estímulo auditivo (barulho) do som do sino. O estímulo gerou uma reação do cãozinho.
O estímulo é responsável de cada movimento de um ser vivo, contudo sendo animal ou humano,tem com um aprendizado comportamental a visão do indivíduo ou animal,como o mesmos enchergam a realidade como estímulo no momento,sendo como se alimentar ou se vestir até mesmo tomar uma certa decisão.
Em seu experimento Pavlov com seus cachorros é um dos mais conhecidos para psicologia consiste na associação de um estimulo inicialmente neutro significativo, quando apresenta o estimulo neutro na ausência de um outro estimulo, sugira uma outra resposta similar a que se produzir caso se apresentar
E o processo pelo qual um estimulo neutro adquire funçao similares as de estimulo incondicionado
A resposta ao trato em sua equivalencia mostra que a recompença ao individuo que relaciona a sua primeira experiencia com a obtençao de uma recompença que sempre vira ao final.É o condicionamento de ação externa para prover o seu saciar libido em decorrencia da lembrança trazida.
Concordo! O experimento de Pavlov com cães e o sino ilustra de forma clara como o condicionamento clássico funciona, mostrando como estímulos anteriormente neutros podem se tornar capazes de evocar respostas específicas após serem associados repetidamente com estímulos que naturalmente provocam essas respostas.
O estimulo é perpetuado quando o processo não faz a neutralização das funções neutralizadoras.
o som e estimulo para consciente objeto de procura e reflexo de defesa, experimentaçao
O behaviorismo metodológico tem como base a valorização do que é objetivo em detrimento do que é subjetivo.
Também conhecido como “psicologia do outro” e “behaviorismo clássico”, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber.
A escola behaviorista compreende que o processo de construção vem aparti da capacidade do sujeito de aprender e interagir, respondendo aos estímulos externos.
Ao escutar o sino elicia a saliva e a fome como resposta, sendo então seu comportamento estará condicionado a comer.
muito bom, essa formação
Neste caso podemos dizer que o cão reage de forma positiva de acordo com a recompensa por uma ação, é o processo que podemos ver quando são treinados para o que é recompensado quando executam bem a tarefa. Também temos um exemplo de encorajar uma criança a fazer sua lição de casa. Exemplo: A mãe o deixará assistir seu programa favorito se ele terminar a lição de casa rapidamente.
Uma inerente associação e consequente aprendizado.
O sujeito age e reage à algo que lhe chama à atenção ai veem em seu corpo os sinais da sua reação e depois a sua ação, é o que vemos no cachorro o que age salivando porque ouviu o barulho do sino ,assim é o ser humano
Na imagem mostra que o som do sino e a apresentação do alimento em seguida, condiciona o cão a ligação entre o som com o alimento. A partir do barulho apresentado pelo sino ele já saliva pelo condicionamento aguardando a apresentação do alimento. O alimento é um re-forçador positivo, uma consequência, uma resposta ao estímulo do som, portanto o estímulo tem como consequência a resposta como reforçador para o alimento.
Segundo o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Podemos induzir um comportamento através de estímulos condicionais, como as recompensas, por exemplo.
Então o comportamento na linguagem do behaviorismo, nada mais era que estimulado por estimulos, assim eramos observados!
Era o forma como o sujeito reagia a estimulos.
Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-respostaconsequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras (FELDMAN, 2015).
O ser humano reage muito bem diante de estímulos isso é fato .
E podemos sim atravéz de estímulos trazer aprendizagem .
Mas o mais importante e estudar quais estimulo usar para cada indevido .
Análise comportamental+ Estímulo + aprendizagem = respostas .
Para a escola behaviorista, neste escopo, entende-se por condicionamento clássico um tipo de aprendizagem em que um estímulo neutro – estímulo que, a princípio, não produz uma resposta relevante – é repetidamente emparelhado (ou apresentado) juntamente a um estimulo incondicionado (ou estímulo que produz uma resposta de maneira natural – como a apresentação de um pedaço de carne, que, naturalmente, faz um cachorro salivar), pois além do estimulo externo do ambiente, o som do sino à cujo toque, em função da audição, o cão reage; via nariz (olfato) também percebe o cheiro da carne.
As memórias, auditivas e olfativa do cão, são bem desenvolvidas que as dos seres humanos. Neste experimento clássico, o animal reage ao estimulo do toque do sino, ligando-o ao ato de comer.
Estímulos e repetições,ligam a ação,o cão foi condicionado ao som e a ração repetidamente, quando ouve o barulho do som ele já associa a ração, é como dormir e acordar todos os dias em um horário igual com despertador, quando não tiver mais o despertador seu corpo automaticamente acorda no horário habitual, ele está condicionado a esse reforço.
Ao conjunto [estímulo-resposta-reforço] chama-se contingências de reforço. Quando é possível identificar as contingências de reforço, diz-se que o comportamento está sob controlo de estímulos (que o antecedem e o sucedem). É possível modificar o comportamento dos indivíduos através da organização das contingências de reforço, nomeadamente, através da atribuição de reforços (quando se pretende manter comportamentos) ou da supressão de reforços (quando se pretende eliminar comportamentos). Em qualquer dos casos, é indispensável uma correta definição prévia das contingências de reforço.
Behaviorismo nos apresenta como é possível o estímulo a associação, que o faz condicionar.
Estudo extraordinário.
Para Ivan Pavlon o condicionamento clássico ou aprendizagem associativo , ele consiste em gerar uma conexão entre o estímulo neutro ,que antes da criação desta associação é incapaz de gerar uma resposta concreta , é um numero automático.
O estímulo
Pelo sino fez com que ele não ficasse mais na vontade de comer , mas fosse comer pq
O condicionamento clássico consiste na associação de um estímulo inicialmente neutro com um estímulo significativo. Assim sendo, quando se apresenta o estímulo neutro, na ausência do outro estímulo, surgirá uma resposta similar a que se produziria caso se apresentasse o estímulo significativo. Esta capacidade de associar estímulos, por mais diferentes que sejam nos ajuda em diversas situações diárias.
Sendo o condicionamento um processo básico da aprendizagem ,a mesma ocorre em função da interação estímulo ,resposta e consequência.
Neste caso pode-se notar a assimilação em que ao ouvir o som o cão assimila com o ato de alimentar.
O comportamento pode ser aprendido através da associação em ações repetidas que geram uma resposta mediante a apresentação de estímulos.
Pavlov dizia que o condicionamento é um processo básico da aprendizagem.
Este processo diz respeito às relações entre estímulos e resposta.
No condicionamento classico, a aprendizagem sempre comica com uma resposta não aprendida que pode ,com certeza, ser evocada por estimulo especifico. essa unidade estimulo- resposta não aprendida é chamada de reflexo
De acordo com os princípios da abordagem determinismo; o behaviorismo enfatiza que o comportamento humano é determinado pelo ambiente externo, e não os fatores externo
Ações repetidas nos leva a conhecer a respostas futuras
Após ser estimulado com alguma frequência, o comportamento pode ser substituído.
O estímulo e recompensa, facilitam o condicionamento clássico.
PODE-SE AFIRMAR QUE O CÃO INTERAGE COM O SEU DONO E RESPONDE AOS ESTÍMULOS INVOLUNTARIAMENTE.
Os rstímulos respondem ao condicionamento clássico.
Nesse exemplo é observado que através de um estimulo existe uma resposta mesmo que sendo involuntária.
O condicionamento clássico também é chamado de aprendizagem por substituição de estímulo. Isso porque, o estímulo condicionado, após ser associado a um estímulo in- condicionado, com determinada frequência, pode então substituí-lo. O Condicionamento Similar vai evocar uma resposta similar, porém mais fraca.
Muito interressante.
Quis dizer interessante esse estudo
A repetição cria a associação
Condicionamento Clássico descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, estímulos e respostas, explica as relações entre estímulos e respostas. O condicionamento é um processo básico da aprendizagem, que envolve basicamente, formar uma associação entre dois estímulos, resultante em uma resposta aprendida.
Um estímulo gera uma resposta, não só nos animais, mas nas pessoas também.No caso, o cão fez uma associação do barulho do sino, com o momento de ser alimentado. Os cães reagem muito bem a esse estímulo.
O adestramento de animais se baseia na teoria behaviorista. Aprendizagem através de estímulos e reforços de maneira mecanizada. O cão aprende a sentar e ganha um petisco.
O mesmo é muito incentivado nas salas de aula brasileiras. O condicionamento na forma de repetição mecânica e o controle de comportamentos observáveis, onde se molda e controla por meios de estímulos, recompensas e punições. Assim, percebemos uma influência muito forte do behaviorismo na educação, principalmente na educação infantil.
A resposta voluntária a algum som nada mais é do que um ensinamento, visto que ninguém seja ser humano ou animal, nasce sabendo de algo.
Os estudos do Behavorismo evidencia que o comportamento humano pode ser modulado a partir de estímulos, podendo então ser condicionado a reflexos positivos ou negativos conforme o que o observador do experimento deseja alcançar.
O condicionamento de Pavlov foi através de um sino. quando o sino tocava, era oferecida carne ao cão. então, após o condicionamento, ao ouvir o sino, o cão já salivava, mesmo que não houvesse oferta de carne.
Nós podemos associar uma imagem, som, palavras com experiências positivas porque a nossa mente é subjetiva e tende a modelar comportamentos associados às estas experiências .
Condicionamento Clássico de Pavlov: Processo de aprendizagem em que um estímulo neutro é associado a um estímulo incondicionado para produzir uma resposta condicionada. No experimento de Pavlov, cães salivaram ao som de um sino após associação com comida.
Este estímulo pode ser usado tanto para seres humanos quanto para animais e a resposta é positiva.
O estímulo do som do sino condicionada ao costume do cão.
O cão responde ao som do sino.
Com o tempo, o cachorro passaram a associar as badaladas do sino à comida. Só de ouvir o sino, o cachorro salivavam, mesmo que não houvesse carne.
O cão foi atraído pelo o sino
O cão foi condicionado à fazer uma conexão do som do sino a hora de ganhar a sua ração.
Para Pavlov a aprendizagem ocorre por meio de repetição, por meio de condicionamentos.
Sem dúvida o estímulo levou a cãozinho a associação do sino com a refeição. Mas no meu ponto de vista, o estímulo pode ter uma resposta negativa. Quando o indivíduo resolve agir somente quando estimulado.
O estímulo utilizado na questão de Pavlov, O animal associou a comida com as batidas do sino.
Condicionamento clássico há uma associação involuntária com um estímulo, assumir postura passiva.
Segundo o behaviorismo, os comportamentos são aprendidos, mesmo em se tratando de reações emocionais ou instintivas, como correr diante de uma situação de pânico ou salivação diante de um alimento. Para essa corrente, o comportamento humano é compreendido a partir de estímulo-resposta.
Pavlov percebeu em seu laboratório que o estimulo da salivação dos cachorros não se dava apenas a determinada situação provocada como apresentar um pedaço de pão, mas que os cachorros se condicionavam de diversas formas o som do sino foi uma delas.
O cão fez a associação ao impulso de comer com o som do sino, essa correlação deu resposta ao estímulo da fome , um gatilho, um sinal .
isso mesmo ao tocar o sino houve ali o estímulo do cão à alimentação dele
Compreendo que o cão ao ouvir o sino sabia que era hora de comer.
O condicionamento clássico é um tipo de aprendizado descoberto por Ivan Pavlov, um fisiologista russo, no início do século XX. Ele ocorre quando uma pessoa ou um animal aprende a associar dois estímulos, de modo que um passa a prever o outro.
condicionamento clássico, também chamado de condicionamento de Pavlov, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Segundo Pavlov, o condicionamento é um processo básico da aprendizagem.
Pavlov constatou que se um estímulo sonoro estiver presente para os cães quando forem apresentados à comida esse estímulo poderia ser associado com a comida, causando a salivação. Num primeiro momento, o estímulo sonoro seria um estímulo neutro, visto que não estava associado com a apresentação da comida.
O behaviorismo considera que o sujeito se desenvolve a partir da sua interação com o meio externo, sendo modelado pelos estímulos e pelas respostas que apresenta. No condicionamento clássico de Pavlov, por exemplo, isso fica claro ao observar como ele condicionava um cão a associar o som de um sino à comida. O cão, que inicialmente salivava apenas ao ver a comida, passou a salivar também ao ouvir o sino, mesmo sem o alimento presente. Esse processo demonstra como o comportamento pode ser moldado por estímulos externos, reforçando a ideia behaviorista de que a aprendizagem e a interação social são resultados diretos de estímulos e respostas.
Segundo a psicologia organizacional, o behaviorismo também influencia o comportamento no trabalho, relações de entendimento, e com programas de incentivos e punições para melhorar a produtividade.