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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
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Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
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Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
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Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
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Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
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Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
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Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
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Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
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Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
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CERTIFICADO

as diferenças entre piaget e vigost sa o que peaget parte da experiencia de tres esquemas comportamental e sensoriais e vigoskt diz que o desenvolvimento deve ser entendido a parte de suas referenciias ao contexto social e cultural
A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.
As duas linhas de pensamento dos dois autores são importantes pois uma complementar a outra para construção do aprendizado.
Piagtdiz que oas interpletçoes e experiencias e a parte do comportamento e sensoriais e vigoskt entende que e aparte da referencia do contexto social e cultural
Um conceito procurou interpretar o cultura de cada ser em sua forma de vida em sociedade .O outro requer uma atenção mais específica quanto aos costumes e práticas de cada um ,de acordo com o lugar e as pessoas de seu convívio.
A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais, Em constraste a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.
São teoria importantes porem cada uma com seu ponto teórico: Segundo Vygotsky o desenvolvimento do aluno se dá por meio das relações sociais, com sua interação com outros indivíduos e com o meio que vive. já Piaget o processo se dá na maturação do celebro, onde são produzidos os esquemas.
Para Piaget a conceituação seria o esquema mecânico entendido por condições simbólicas e condutibilidade da sociedade.Enquanto que para Vygotski o ser em seu cognitivo interpelar pó Sra a influência dos ambientes em que si encontra.
*…interpelar para a influência…
oi tudo bem
Teorias com abordagens diferentes, que se complementam.
Muito importante cada um com sua conduta.
Precisa de uma atenção, analisando cada situação..
Vygotsky vê como parte esse desenvolvimento no social e cultural, já Piaget entende que as estruturas mentais do ser humano cria para representar e interpretar.
Na visão de Piaget toda instrução e construção vem do comportamento, do simbólico e o operacional.
A partir desse ponto se constrói o ser.
Ao contrário de Vygotsky que sustenta o contesto social e cultural.
Piagt são voltada para processos mentais, Vygottsky desenvolve os processo mentais sociais.
No que se refere à Vygotsky, a interação social é uma ferramenta essencial para compreender o desenvolvimento cognitivo; já para Piaget são as experiências com o meio físico que possibilitam essa compreensão. No tocante a aprendizagem Piaget a explica pelo conceito da equilibração colocando limites aos aprendizados, sem que estes sofram influências. Vygotsky em contrapartida concebe a aprendizagem sob uma perspectiva de interação com o desenvolvimento, destacando as Zonas de Desenvolvimento Proximal. A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.
O Piajet ele Deu ênfase e seus estudos construtivos ou seja , as construções realizadas pelo sujeito. JA NA TEORIA DE Viygstiki, Deu ênfase aos seus projetos como processos de troca , ou seja de interação como sujeito em meio ,principalmente em seu meio social e cultural.
PIAGET ele privilegia a maturação biológica e p vystky O ambiente social ;Planet por sua vez por aceitar que os fatores internos prepoderam sobre os externos isso postula que o desenvolvimento segue uma sequência fíxa e universal de estágios.
A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento.
Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico social do desenvolvimento.
Piaget foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento.
Em resumo, Piaget e Vygotsky ofereceram perspectivas complementares sobre o desenvolvimento cognitivo. Piaget enfatizou a construção ativa do conhecimento por meio de estágios de desenvolvimento sequenciais, enquanto Vygotsky destacou a importância da interação social e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Ambas as abordagens têm contribuições significativas para a compreensão do pensamento e do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Os estudos de Piaget e Vygotsky são um grande marco para a Psicologia Educacional, sendo ainda hoje este, um conhecimento muito utilizado, por trazer uma ótima concepção de desenvolvimento, aprendizagem e da experiência consciente humana.
São esquemas cognitivos distintos e complementares.
No meu entendimento os dois esquemas cognitivos se completam.
Piaget /Vygotsky.
Agregando as duas propostas dos autores , tudo lógico, percepção livre.
Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento – fundamental para a evolução.
Dois conceitos que se complementam.
Para Vygotsky: Aprendizagem é internalização de esquemas sociais.
Para Piaget: Aprendizagem é construção de esquemas individuais.