-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

ao estudarmos a psicologia cognetivista estudaremos o o comportamento do individuo e suas formas de apredizados
A Psicologia Cognitiva é responsável pelos estudos sobre pensamento, aprendizado e percepção de várias situações da vida. Logo, ela avalia os processos mentais, de maneira a compreender como cada pessoa pode perceber os fenômenos da realidade.
A cognição e o construtivismo é fundamental para o aprendizado, preparando por fases de desenvolvimento.
Desse modo,as contribuições da psicologia cognitiva baseada na teoria do processamento da informação e na teoria cognitiva,focalizam a aquisição e organização do conhecimento, enfatizando a promoção de mudanças nos processos intrapsiquicos do aprendente..,..todo e qualquer conhecimento é adquirido ao longo da nossa caminhada de aprendizagem,como a escola vem contribuindo para isso ,pois ela é um espaço reservado para trocar e adquirir conhecimento,em que o professor vem mediar todo o conhecimento existente com seu aluno para juntos construir novos saberes..os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, divide o desenvolvimento cognitivo e 4 estágios principais, sensório motor, pré operatório operatório concreto e operatório formal, é na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Piaget (1896-1980) suíço trouxe muitos avanços para as pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na década 1950, foi um nome muito influente no campo da educação durante a metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Já Vygotsky (1896-1934) foi um grande psicólogo russo, foi pioneiro no desenvolvimento intelectual das criança, que acontece a partir da interação com o meio.
Estudaremos o comportamento do indivíduo e suas formas
Todas essas teorias contribuem fortemente no estudo e para a terapia e prol da saúde mental e emocional.
Abordaremos a respeito do comportamento e aprendizagem.
Abordaremos a respeito do comportamento e sobre aprendizagem
A terapia cognitivo-comportamental é a mais utilizada no ramo da psicologia. Este será um grande reforço neste processo de aprendizagem.
Excelente curso eu recomendo a todos este curso.
a escola cognivista recebeu muita contribuição desse suíço Jean Piaget, foi muito contribuinte que eu não tenho o conhecimento de cada ideologia que veio nos ajudar,já Vygotsky (1896/1934) foi um grande psicólogo Russo ,foi pioneiro no desenvolvimento intelectual infantil ,enfatizando na promoção de mudança nos processos intrapsiquicos do aprendizado
Piaget e Vygotsky, pais da psicologia cognitiva contemporânea, propõem que conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. Cada aluno constrói seu próprio aprendizado num processo de dentro para fora baseado em experiências de fundo psicológico. Os teóricos desta abordagem procuram explicar o comportamento humano em uma perspectiva em que sujeito e objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas.
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Estudar os processos cognitivos é de fundamental importância para entendermos como acontece o processo de ensino aprendizagem.
O cognitivismo, e o construtivismo foi amplamente enriquecido com a psicanálise
Um processo de aprendizagem que consiste no desenvolvimento psíquico
A principal contribuição das teorias cognitivas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormortriz, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representação mentais, que se dá a partir da participação ativa do indivíduo.
Esta abordagem está ligada a construção do conhecimento do pensamento crítico e reflexivo.
É uma área da ciência cognitiva que estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento.
Por mais que Piaget e Vygotsky dividam algumas crenças como por exemplo: Que o desenvolvimento é um processo dialético e que as crianças são cognitivamente ativas no processo de imitar modelos em seu mundo social, eles discordam em outros aspectos, sendo citados como exemplo: O desenvolvimento versus aprendizagem, a interação social versus interação com os objetos e a interação horizontal versus interação vertical.
Autores com fortes contribuições ao nosso aprendizado global.
A Psicologia cognitivista, abre condição de análise do comportamento do indivíduo.
A Psicologia Cognitiva é responsável pelos estudos sobre pensamento, aprendizado e percepção de várias situações da vida.
Um processo que analisa o pensamento comportamental
A teoria cognitivista foca na forma como as pessoas percebem, processam, armazenam e recuperam informações, buscando compreender e melhorar as habilidades cognitivas e processos de aprendizagem das pessoas.