-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A construção do indivíduo sempre terá o olhar e os sentidos que a criança aceitou como verdadeiro em todas as fases desde o seu nascimento. Entender cada fase , e seu desenvolvimento o que foi guardado e instalado ou não em sua memória, modulará seu comportamento adulto.
E no processo de formaçao da idividuo que suas crenças e empregnada em sua personalidade por isso precisamos entender e compriender todas as fases de um ser seu hitorico de vida e como ele percebe e sente em relaçao a tudo isso
Estou de acordo com o colega,ainda que tenha que ter uma regra para poder avaliar o individuo más cada um terá uma definição de como será desenvolvido de acordo também de forma social ou individuais.
Contudo o gráfico nos mostra o desenvolvimento do crescimento do cérebro humano e seus processos.
Sim e como o gráfico mostra o desenvolvimento do crescimento do cérebro e muito importante este processor na vida do ser humano.
è em sua criaçao e o meio que cresce que sera definido seu carater, e de como seu cerebro foi provocado a pensar que desenvolve o ser humano.
A cognação é o nome dado a essa atividade cerebral que realizamos cotidianamente.
A COGNIÇÃO ORGANIZA E SELECIONA AS COISAS QUE SENTIMOS.
A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.
A pesquisa feita por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia a dia. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios.
A construção de cada individuo se faz a partir da crença, fé e religião onde o ser humano é moldado e partir desses detalhes adquirem valores.
É de forma gradual, é faxaetaria aí o elemento vai se formando e adquirindo a percepção, a senssação e tudo mais
Cognição e memória, uma depende da outra
Numa relação de interdependência. Memórias
( informações) recebidas pelos sentidos, ocorrem pelo fenômeno da atenção.
Tudo é uma evolução com o processo de crescimento. Em que da percepção, o conhecimento e a mesma curiosidade levam a reter a informação que mais lhe agrada, ficando na sua consciência.
A consturção é gradativa por isso é importante um acompanhemnto para direcionar corretamento a evolutiva do ser humano.
NA imagem mostra sobre o cerébro, a função do desenvolvimento para cada fase , da vida humana ou seja o seu desenvolvimento e suas etapas que devem passar por cada fase de nossas vidas.
Observei que duas vertentes fazem o equilíbrio do psique para que ambos atinjam o apse pelo qual vem relativamente pelo senso inerente humano para que o ser seja adaptado ou mesmo.
Observei que duas vertentes fazem o equilíbrio do psique para que ambos atinjam o apse pelo qual vem relativamente pelo senso inerente humano para que o ser seja adaptado ou mesmo,sendo assim a junção e troca de informações e certos bloqueios constroem uma saída final delineando o que é melhor ao ser.
O ser humano precisa passar por todos os processos de construção de vida, para entender e compreender a questão de mundo e tudo o que está inserido dentro dele.
Os processos cognitivos são desenvolvidos a medida que o indivíduo se desenvolve física e intelectualmente.
Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais, que são os descritos acima, sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operatório formal, e é na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
A cognição não se limita apenas a processos conscientes. Também inclui processos inconscientes, como os envolvidos na formação de crenças, atitudes e emoções. A forma como percebemos, interpretamos e atribuímos significado às informações que recebemos também faz parte da cognição. A pesquisa em psicologia cognitiva tem como objetivo compreender os processos cognitivos e investigar como eles influenciam o comportamento humano. Essa área de estudo busca responder a questões sobre como pensamos, como processamos informações, como lembramos, como aprendemos e como tomamos decisões.
Importante entender as fases do processo de cognição, estruturado por Piaget.
Os processos cognitivos podem ocorrer de forma natural ou artificial, consciente ou inconsciente, mas geralmente são rápidos e funcionam constantemente sem a gente perceber.
PARA QUE AJA APRENDIZAGEM, SEGUNDO PIAGET É NECESSÁRIO PASSAR POR 4 ESTÁGIOS: SENSÓRIO- MOTOR, PRÉ-OPERATÓRIO, OPERATÓRIO CONCRETO E OPERATÓRIO FORMAL.
A memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
Estágios interessantes no desenvolvimento do aprendizado.