-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Perceber que somos seres integrais, uma percepção ainda distante do ideal, enender que temos a capacidade de resolver nossos conflitos de forma mais leves e construtiva. Mas esse conceito se forma desde asabordagens das grandes doutrinas , inclusive as análises psicológicas que formataram o conceito de que o homem não teria solução no desafios de resolver os seus conflitos, problemas, e o diálogo de Marcelo Girade, vem de encontro com a natureza humano que não contém o conflito em si, não sendo previsto na natureza humano, pode ser aprendido e entendido atrvés da percepção de nossos sistemas sensoriais a como solucionar os problemas e os conflitos.
A experiencia que cada individuo vive pode solucionar muitos conflitos.
Sim eu concordo a experiência que cada individuo vive pode solucionar muitos conflitos.
A Parte da ideia que o individuo vive suas experiencia a travez da sensaçao e percepçao entao devemos levar em consideraçao como o idividuo se sente e qual esua leitura da situaçao quer vividoa por ele
Excelente intervenção
Podemos dizer que o ser humano tem a capacidade de aprender e da mesma forma assimilar as consequências de suas próprias ações.
No entanto, em muitos casos isso acontece depois de ter percebido o resultado de suas ações. E também estar no ponto em que percebemos certas coisas e como as interpretamos.
Como são solucionados os problemas de uma sociedade é de acordo com as experiências de um profissional
“Como profissional psicólogo, ajudar a encontrar soluções para os problemas pessoais, esse nosso trabalho, e quando o cliente encontra as soluções que podem ter diversas formas, por ele estar no conflito ele pode não enxergar, podemos fazer com que ele as enxergue, po-dendo demorar algum tempo, são escolhas que numa primeira ordem das coisas, interpre-tamos com calma nas escolhas, porém como disseram: “estando em conflito as escolhas po-dem ser desajustadas”
Somos sim seres capases de fazemos qualquer coisas,o problema e que não procuramos refreti na quilo que vomos fazer,ou seja no projeto ai descobrimos que vai da errado, não paramos ate que chega algem ediz para esta errado,esse e nosso trabalho como proficional ajudar.
Os conflitos interpessoais, revela necessidades no ACHEEJA, quais APTIDÕES no conflito? Quais CONEHECIMENTOS? Quais HABILIDADES? Quais ESTRATÉGIAS? Quando aplicar a ESPONTANEIDE? Quais SENSO DE JULGAMENTO são necessários no conflito? Que ATITUDES comportamentais serão aplicadas no conflito das relações humanas?
O ser humano tem suas nuances apresentadas e reveladas nas atitudes comportamentais.
Se o indivíduo estiver vivendo um transtorno emocional, com certeza ele não se vê, devido a Dor, o mesmo terá que ter uma intervenção psicanalista, atualmente o conflito está sendo tratado alopaticamente (dopando/ anestesiando a dor do conflito), não tratando a Dor que na Psicanálise o indivíduo reprocessa o seu psiquismo, e vivenciar dando maturidade, crescimento a este conflito.
O conflito é dá conhecimento ao indivíduo, gerar o fortalecimento psíquico, ético e moral.
Todos os conflitos vivenciado pelo indivíduo pode construir em sua vida, muitos momentos positivos e negativos.
Dentro dessa conclusão percebemos a importância do auto cuidado, auto avaliação.
E sempre tendo o compromisso de auxiliar nessas áreas os indivíduos que buscam por ajuda.
todos os conflitos pelas pessoas podem ter reações como positivas e negativas ;
Sensação e percepção não acontecem somente com elementos concretos, palpáveis, mas também, em situações abstratas, como nos casos de conflitos, disputas judiciais, etc.
O que Dan Gilbert propõe é simplificar o objetivo, identificando por sua vez, a vontade como elemento central do modelo.
perfeita intervenção
Uma das principais conclusões de Gilbert é que as pessoas muitas vezes têm uma compreensão equivocada do que as tornará felizes. Ele argumenta que nossas expectativas sobre o que nos trará felicidade podem ser distorcidas e não refletirem a realidade. Por exemplo, acreditamos que alcançar certos objetivos ou adquirir determinados bens materiais nos trará felicidade duradoura, mas muitas vezes isso não se concretiza.
O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana.” e ainda “o conflito é muito mais do que um simples desacordo ou divergência: é uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar seus objetivos”. O conflito é algo inevitável e sempre evidente, entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o sucesso pessoal e profissional”.
A cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento.
Pontos importantes para compreensão na cadeia do pensamento, e divergências de percepções. A exposição dos vídeos nos traz material com clareza de conhecimento.
A forma como vc sente e percebe os momentos, os problemas e conflitos mostra perspectivas muito particulares de cada individuo.
A primeira sensação e percepção é que dentre o Vídeo “Por Que somos felizes” e o Vídeo “Particularidades Psicológicas da Percepção” há uma similaridade, quando o assunto é “Motivação” e “Mediação de Conflitos”.
Foram abordados estudos, com Base em Filósofos, Psicanalistas e Psicólogos nos Vídeos anteriores, como prova de que existem explicações científicas, filosóficas e psicológicas que nos levam a crer, que cada indivíduo é um ser “Particular” e que sua “Origem” e “Habitat” vão definir:
“Felicidade”, “Saúde”, “Equilíbrio” e “Atitudes”.
O SER HUMANO NA MAIORIA DAS VEZES ESTARÁ ENVOLVIDO EM SEUS CONFLITOS, ONDE TER´QUE TER MATURIDADE PESSOAL PARA ENFRENTÁ-LOS.
A percepção nos dá um olhar mais clínico do que
Muitas das s vezes não enxergamos ao longe.
Entre as formas alternativas para solução dos conflitos, destacam-se conciliação, mediação e arbitragem. A forma como encaramos e tentamos solucionar esses conflitos é muito pessoal.
Cada experiência nos ajudará na solução de diversos conflitos.