-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Não conhecia de uma forma especifica, mas sim num sentido básico e geral do próprio conceito de ética.
O que é dito em sigilo não deve ser:co mentado.E não deve haver julgamentos!
A ética na profissão é essencial pois não se deve sair fazendo comentários nem pouco menos julgamento.
Um pouco ,estou aprendendo .só sei que devemos sempre guarda segredo
Não conheço o código de ética da psicanálise mas em todas as áreas tem suas regras profissionais necessárias.
Leio contantemnete o Código de ètica da Institução/profissão onde trabalho.
Em suma,tudo o que for dito dentro do atendimento,deve ser mantido dentro do atendimento. E nunca havendo julgamentos e interferência naquilo que não é de minha competência.
Essa é minha opinião.
Conheço o código de ética da enfermagem e da s clínicas na qual trabalhei acredito que seja as mesmas regras.
Acredito que a ética é tão necessária em todas as profissões , vou pesquisa sobre a da profissão psicanálise.
Como Terapeuta, conheço e pratico o Código de Ética
Como eu eu sou empresario o codigo de etica e sempre respeitar as diferenças levando em consideraçao o direito do outro
O que for dito em uma consulta, deve permanecer em total sigilo. Não deve haver julgamentos. Respeitar todas é qualquer diferenças que houver.
Sim, conheço. Não apenas isso, como também sempre o pratiquei em todas as minhas atuações nas Relações Internacionais, isso me norteava.
O profissional da área que o paciente, tenha escolhido para o sua análise de vida , terá um compromisso de suma responsabilidade de ética com o paciente de não expôr a sua decisão ao público, contudo esse paciente está depositando a sua vida enteiramente na mãos do profissional.
Em primeiro lugar saber ouvir e ficar calado é um dos código de Ética,outro é ter compromisso com o ´paciente,sabendo que se ele o procura é porque esta em busca de solução,saber agir como profissional.
A ética é, fundamental juntamente com a empatia, para que o paciente se sinta seguro e em sigilo total…
Profissionalismo acima de tudo.
Sim, conheço!
E todo profissional DEVE ter e se pautar por ele.
O paciente deve se sentir seguro em saber da ética do profissional, o qual ele pode falar com tranquilidade e sem pudor.
Nosso código de ética profissional si assemelha em muito ao da psicologia tendo em vista que por nossas Leis nacionais estamos caracterizados com o mesmo CBO (Cadastro Basileiro de Ocupações),porem devemos ainda percorrar de cunho as questões cívicas e morais para que não possamos sair de nossas diferentes vertentes e embora senelhantes no trato ao cliente/paciente as questões técnicas prático/teóricas que devem ser exercidas na questão à carreira psicanalítica.Em bom entendimento as questões de: Discrição,total sigilo e extrema idoneidade.
Código de Ética seria manter sigilo sobre o que é falado dentro da sala de atendimento. Respeito ouvir sem julgamentos respeitar.
A ética profissional é entendida como um conjunto de parâmetros que guiam atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa.
conheço um pouco.
Sem ética não somos nada.
Ñ conheço ainda na área da psicanálise vou aprender
sim
A ética é um conjunto de moralidades onde seguimos cada um com sua capacidade de ser é um padrão a ser seguido dentro das leis.
Como terapeuta, nunca julgar. Manter sigilo até o ponto que não haja riscos à vida do paciente ou alguém ligado a ele.
Sim conheço, o código visa alinhar as regras éticas e princípios, que norteiam a prática profissional em todo o território nacional, estabelecendo padrões quanto às práticas da respectiva categoria profissional e pela sociedade.
Desempenhar, com dedicação, dignidade, serenidade e interesse sua profissão. E sigilo profissional.
Sob a denominação de Código dos Psicanalistas, caracteriza-se como o instrumento que disciplina eticamente todos os filiados.
Ou seja a guardar respeito e segredo sobre fatos, documentos e situações que tenha conhecimento profissional, por haver visto, encontrado, diagnosticado ou deduzido no exercício de sua profissional.
Sim
Já li muitos artigos sobre a etica profissinonal, mas em resumo sabemos que temos que manter o sigilo e ter um olhar para o paciente acolhedor em certos momentos e nao um olhar de julgar, e tomar cuidado para nao cair no senso comum pois temos a teoria para segui la.
A ética é valida em todas as esferas da sociedade, mas falando a rspeito da psicanalise , a etica é algo imprescindivel , inclusive em relação ao sigilo, algo que inclusive tem base legal para ser cumprido.
estou a cada dia aprendendo mais sobre o código de ética, inclusive me inscrevi em um curso sobre o assunto.
O código da psicanálise, ” tornar o inconsciente consciente” e buscar a verdade, e nada mais que a verdade. “o sigilo do paciente”.
É imprescindível haver um código que norteia e orienta o trabalho do profissional e que lhe transmite valores e princípios, para padronização e qualificação da categoria, como manter a excelência no atendimento em consonância com o respeito à dignidade humana, visto que as terapias visam ajudar o indivíduo a se reintegrar, ou voltar ao seu estado de equilíbrio, superando desafios, desenvolvendo seu potencial latente e solucionando conflitos internos.
O Código de Ética do psicólogo e psicanalista ressaltam a neutralidade em questões políticas, religiosas, filosóficas, ideológicas; e o distanciamento afetivo para efetividade do tratamento. É destacado a importância do profissional como um agente da paz e harmonia, que trabalha para mitigar e eliminar os mais diversos preconceitos existentes na sociedade, bem como a ignorância que limita o ser humano.
Ética..È ter respeito pelo próximo.. Obedecer o código de ética de cada profissão…
A ética requer compromisso .Uma vez que é ditado pela legislação.
ÉticA é agir de acordo com a moral, é o correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras.
Desempenhar com ética e humanismo nossa profissão, sabendo escutar e apoiar quando preciso for.
É necessário manter as informações passadas pelo paciente no processo terapeutico em total sigilo. Nenhuma informação deve ser divulgada de forma a manter o paciente seguro e de forma a manter a ética
A ética profissional é o que uma empresa de produção confia à um de seu funcionário,exemplo(receita) por outro lado é regra que a empresa exige que o funcionário cumpra
Sim, eu conheço o código de ética da minha profissão e o tenho sempre em mãos. O código de ética é a base para todo profissional que deseja oferecer um trabalho onde o respeito pelo outro e pois si mesmo(a) é um ponto não negociável.
Conheço desde a minha posição de anos sendo analisada. Acredito que dois artigos resumem bem todos os 20:
Artigo 3 – Os objetos éticos essenciais do Psicanalista serão sempre de buscar a verdade, dentro de uma linha moral não deixar a emoção superar a razão.
Artigo 4 – O contexto da abordagem ética em Psicanálise e Psicoterapias se faz valer na individualidade de cada um e no respeito humano, dentro dos valores morais universais.
A princípio não possibilidade de alguém se denominar sem ter o mínimo de conhecimento na ética da profissão que exerce, ou até mesmo na maneira como exerce sua profissão, é assim que entendemos de profissionalismo, aquele que, por força de sua personalidade entende de seus direitos e deveres quanto profissional, exercendo suas funções com todas as suas prerrogativas.
sim sim visa nos orientar a seguir as regras eticas e principios
Boa tarde
È importante e serve como base para profissional Psicanalista e segurança no atendimento para o cliente.
Sim
Não existe um conselho oficial da psicanálise. Segundo Freud, é uma ciência para leigos. No entanto, é básico que o psicanalista, como qualquer que exerça uma função medicinal, deva manter um sigilo psicanalista-paciente, ou, em outras palavras, isso é fundamental!
Personalidade: “As características próprias e particulares que definem moralmente uma pessoa”. Temperamento: “Conjunto dos aspectos psicológicos e morais que condicionam o modo de ser e de se comportar.
Conheço sim, em curso realizado aqui mesmo, Análise e Supervisão o primeiro itens abordado é Ética geral e profissional.
Muito bom curso.
A ética da psicanálise é a ética do bem dizer, ou seja, é a palavra que produz um efeito operatório no tratamento. Cada interpretação reconduz o sujeito à escolha de seu desejo e de seus modos de gozo.
Sigilo, ética, não ter preconceitos,não ter pressuposicoes sobre o paciente,ser o mais profissional possível sempre
Em uma visão geral sim.
Sim ja conheco a etica de quem, trabalha com saude mental , acredito que a mesma é necessaria em tpdas as profissoes para garantir o respeito e sigilo e integridade de todos
Saber ouvir sem julgamentos, empatia, sigilo, respeito pelas diferenças.
Ética não é causar no outro, o que você não gostaria que causa-se em você.
Primeiramente a ética tem que estar estabelecida em Nós, no comportamental, na maneira de como nós nos tratamos, cuidamos, sendo nós privilegiados em ética, no outro vai fluir naturalmente, espontaneamente.
Sim, já trabalho na profissão e coloco no contrato do cliente de prestação de serviços uma clausula onde falo do sigilo.
Vou falar sobre a ética na psicanálise. É a ética do bem dizer, ou seja, é a palavra que produz um efeito operatório no tratamento. Cada interpretação reconduz o sujeito à escolha de seu desejo e de seus modos de gozo, levando em conta que a ética da psicanálise é manter a estrutura de falta do inconsciente.
Ser ético é uma necessidade vital no convívio harmônico ou não.
A ética relaciona-se nos processos das relações humanas, onde pode ser tida como agradável ou não, desejável ou não. Ser ético, não se diz agir com etiqueta, ser ética condiz com o processo de interação do temperamento, personalidade e caráter, pois apresenta moralidade, valores e princípios…
Ética e não causar em outros o que vc n gosta pra vc , não julgar para não ser julgado e não comentar aquilo que ouviu
Ter ética no trabalho se refere e manter sigilo daquilo que o seu cliente ( paciente) lhe confiou e essas informações só dizem respeito a ele e o profissional que esta acompanhando o mesmo.
Ética profissional, nao se resume em ações praticas dentro da corporação e sim em exercícios diarios de empatia.
Sim, a ética é importante para melhorar as relacões no trabalho e em qualquer ambiente.
Principais características do código de ética seria a proteção da privacidade e confidencialidade, formação contínua dos analistas.
Artigo 1º – Sob a denominação de Código de Ética Profissional do Conselho Nacional de Psicanálise é o instrumento que disciplina os aspectos da vida profissional e condutas do Psicanalista associado ao Conselho. Parágrafo-único – Este Código de Ética dos Psicanalistas doravante será denominado somente de Código de Ética.
ainda nao. Mas, acredito que etica nessa profissao é tratar o paciente de forma empatica, amorosa e seguindo todas as orientaçoes.
Conheço não na íntegra, por isso é bom tê-lo sempre em mãos e sempre consultando possíveis atuações.
Sim conheço! È uma ótima ferramenta que nos orienta no dia a dia dentro das empresas e serve como guia de referência que nos dá respaldo diante da sociedade.
No meu caso como psicanalista, o Código de Ética da Psicanálise é um conjunto de regras que regem a profissão do psicanalista. Ele estabelece que a psicanálise é uma ciência e técnica que busca interpretar o inconsciente humano com o objetivo de equilibrar emocional e psiquicamente os indivíduos que apresentam distúrbios do comportamento. O código estabelece que o psicanalista deve exercer sua profissão com responsabilidade e ética, guardando segredo e sigilo sobre os materiais interpretativos da análise psicanalítica e respeitando as normas de ética profissional. O código também veda certas práticas, como a utilização de concorrência desleal, a automação e a mercantilização da psicanálise, a utilização de títulos e certificados que não possui, entre outros.
Sim. O sigilo profissional é um dos princípios fundamentais da psicanálise e deve ser preservado em todas as circunstâncias. O psicanalista deve manter a confidencialidade das informações obtidas durante o tratamento, não divulgando o conteúdo das sessões a terceiros, salvo em casos excepcionais em que haja risco de vida para o paciente ou terceiros. O código de ética do psicanalista também enfatiza a importância da formação contínua e do aperfeiçoamento profissional. O psicanalista deve buscar atualização constante na teoria e prática da psicanálise, bem como participar de supervisão clínica para aprimorar a qualidade do seu trabalho e garantir o respeito aos princípios éticos da profissão.
O código de ética afina que o psicanalista deve exercer sua profissão com responsabilidade, segurança e sigilo dos materiais, atendimento no momento da atuação da psicanálise.
Sim, a ética de cada ser humano, muitas vezes o guia para suas situações e comportamentos.
Sim. É fundamental esse conhecimento para que haja respeito e harmonia, consequentemente o trabalho acontece com sucesso. Caso contrário, as chances de conflitos e de não resolução dos mesmos serão eminentes.
Dentro do codigo de etica do Psicanalista, a etica é um dos principais atributos, não ser desleal com os demais, oferencendo um preço abaixo da concorrencia para ganhar clientela, e a guarda de sigilo dos problemas dos clientes é a principal honra desse profissional.
Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
O código de ética é de extrema importância para qualquer profissão, pois estabelece diretrizes e padrões de conduta que orientam o comportamento ético dos profissionais. Ele serve como um guia moral, promovendo a integridade, a responsabilidade e a transparência nas atividades profissionais. O código de ética ajuda a garantir a qualidade dos serviços prestados, a proteção dos direitos dos clientes e usuários, além de promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Existem diversos campos profissionais que possuem códigos de ética específicos, mas três exemplos comuns são: medicina, onde os médicos seguem o código de ética médica para garantir o bem-estar dos pacientes e a confidencialidade das informações; advocacia, onde os advogados aderem ao código de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para garantir a justiça e a equidade no exercício da profissão; e jornalismo, onde os jornalistas seguem o código de ética jornalística para assegurar a imparcialidade, a veracidade e a responsabilidade na divulgação das notícias.
Sim, com na vida vida devemos ser éticos em qualquer profissão.
Na psicanálise no entanto se fundamenta nos princípios da filosofia moral, os conteúdos da valorização e desenvolvimento do homem dentro dos aspectos sociais, profissionais e axiológicos.
Sim a ética é muito importante para a convivência social, não somente em uma empresa
Sua analise será guardada sob total sigilo e tudo que disser aqui será preservado e guardado sob pena que punição no conselho da classe, essa afirmação só se torna falsa quando suas falas exporem disposição a se fazer o mal a si ou fazer o mal a outros, nesse caso o analista em prol da preservação da vida devera de acordo com a gravidade julgada envolver terceiros.
Como psicanalista conheço o Código de Ética desta ocupação. Trata-se de respeito, sigilo, veracidade, aceitação e tolerância.
Sim conheço, e é de extremo respeito e responsabilidade.
Em todas as profissões existem éticas que devemos respeitar, seja elas quais forem!!
É Importante vermos que temos como inicio o termo Código de ética. Ética é a síntese da compreensão do bem, do seu entendimento e sua individualidade em perceber o bem e o mal.
Este código que se inicia dizendo:
” Artigo 5 – São princípios éticos que os psicanalistas estão obrigados a seguir e fazer cumprir:
1 – Obediência irrestrita á filosofia e linha epistemológica psicanalítica QUE TEM POR FORMAÇÃO “.
Veja, temos a Liberdade da Ética, que nos proporcionar a capacidade de ver nas entre linhas e saber decidir entre o bem e mal, para o individuo e para a sociedade. Mas também temos um código que nos permite a Filosofia, como um caminho de nosso objeto de analise, A filosofia é a liberdade em toda sua essência! Por isso a Psicanalise é um método livre e cheio de ramos e mais ramo.
E vamos concordar que, é o método que mais da resultados positivos em seus objetos de análise.
Ética é a conduta do indivíduo como o ser humano deve agir diante de cada situação.
Todo profissional, seja de qualquer área,precisa ter conhecimento de ÉTICA .
POIS É ATRAVÉS DELA QUE COMPREENDEREMOS A RESPONSABILIDADE DO OFÍCIO QUE EXERCERMOS.
Sigilo, entre o psicanalista e o paciente.
Conheço um pouco devido ter esposa psicóloga
O psicanalista, deve manter sigilo sobre o seu analisando em qualquer situação, inclusive com seus pares.
Todo registro referente ao analisando deve ser resguardado de terceiros. Qualquer publicação ou investigação teórico-clinica deve preservar o sigilo que envolve o analisando ou sujeito da pesquisa.
Quando falamos em ética profissional, se trata de todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. No ambiente colaborativo a cultura organizacional envolve o respeito às normas de conduta, à área de trabalho e às demais pessoas que o integram.
Como professor, procuro seguir uma postura ética que envolva o comprometimento com alguns valores que considero muito importantes, tais como: responsabilidade, honestidade, confiança, comprometimento, integridade, respeito, verdade, confidencialidade, justiça e equidade.
O conhecimento da Ética faz a sociedade evoluir com respeito, de acordo e cultura social, dentro do meio social. Eu sigo os conceitos e o código de ética da psicanálise, respeitando os relacionamentos profissionais, as responsabilidades, os direitos profissionais e do paciente, bem como a atribuição ética institucional.
Muito importante estudar a ética para atuar como psicanalista.
Sinceramente, ainda não conheço profundamente o cédigo de ética da atividade Psicanalitica.
Mas irei me profundar, com certeza!
Sim eu conheço.
O código de ética padroniza o exercício da profissão e as condutas que devem ser seguidas. Tem como objetivo a garantia da segurança dos profissionais, bem como da população que interage com eles. Importante ressaltar que os profissionais que não respeitam os princípios estabelecidos podem ser punidos.
Código de ética profissional é um conjunto de normas que tem força de lei e dita quais são os direitos e deveres de determinada categoria de profissional.
sim, a etica é muito importante para a sociedade, sem ela o mundo seria mais caotico!
Sim, tenho conhecimento acerca do Código de Ética do Psicanalista e concluo que é fundamental para a atuação profissional.
Sim conheço
Sim! O que é conversado no consultório fica lá e no contato com o paciente não há julgamento. Aplica-se a escuta ativa para que possamos ajudá-lo de fato. Julgamento ele já tem, dele mesmo e de quem não o compreende!
Ainda não conheço particularidades e detalhes do código de ética da profissão, porém, ao analisar situações profissionais, percebemos claramente que ética é aquilo que avaliamos e consideramos como benéfico em tal situação. Ética diz respeito ao que é bom ou mau, diferente de Moral, que diz respeito ao que é certo ou errado.
Já conhecia superficialmente, agora aprofundando os estudos tenho mais conhecimento.
Sim, tenho conhecimento do nosso código de ética. É ele que nos norteia no nosso trabalho, de fundamental importância.
Ainda estou conhecendo o código de ética da profissão.
Acabei de perceber que não conhecia por completo o código de ética do Psicanalista. Esse será um ótimo incentivo para conhecê-lo na íntegra.
Sim. No meu trabalho, quando um colaborador é contratado, precisa assinar estar ciente sobre Código de ética profissional da empresa.
Vejo algumas variações mas, acredito que os pontos mais importantes estão:
O não julgamento do analisado.
O sigilo entre ambos.
O apoio e orientação.
A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho.
São caminhos de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha.
Conheço a definição de ética como um conjunto de regras de ordem valorativa e moral de um indivíduo ou uma sociedade.