-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
40 comentários sobre “Apresentação”
Estudar o desenvolvimento e o comportamento humano através do olhar dos grandes teóricos da investigação psicológica para entendermos as interpretações do que está acontecendo com os individuos, estimulando o autoconhecimeto, e quais vias a seguir para modificar, estimular e traar transtorno mentais.
Uma completa a outra .
Há diferentes perspectivas para estudar o desenvolvimento humano, dentre elas está a teoria behaviorista, teoria congnitivista e teoria psicanalíticas. Seus principais pensadores são, Watson e Skinner, Piaget e Vygotsky e Freud e Erickon.
Ao conhecermos essas grandes teorias desenvolvidas e defendidas por estres ilustres pesquisadores e sim poder dizer que estamos nos preparando para um caminho que sera de grande valia para se trabalha com o desenvolvimento da mente humana
sim eu concordo com meu colega. o desenvolvimento da mente humana e um caminho de grande valia para nos que estudamos
e pesquisamos a mente.
Bom ,em linhas gerais, enquanto que para Watson a compreensão da realidade se dava por meio de consenso social,como na frase ,a verdade é observável a todos, Skinner baseia suas pesquisas nas respostas que o indivíduo analisando apresenta,ou seja ,o que o indivíduo diz ou responde deve ser analisado individualmente…..sobre Vygotsky e Piaget explica que o aprendizado constante,as teorias de ambos são pesquisadores entende que o aprendizado das pessoas nunca cessa,pois o desenvolvimento das pessoas lhes permite continuar aprendendo,dessa maneira,o aprendizado nunca termina,pois as pessoas vivem em constante desenvolvimento….como a teoria psicossexual de Sigmund Freud e a teoria psicossocial de Erik Erikson são duas teorias de desenvolvimento bem conhecidas ,mesmo influenciado por idéias de Freud,a teoria de Erikson diferia em vários aspectos importantes,como Freud, Erikson acredita que a personalidade se desenvolvem em uma série de etapas predeterminado,ao contrário de teoria dos estágios psicossexual de Freud,a teoria de Erikson descreve o impacto da experiência social ao longo de toda vida.
DIANTE DA TEORIA DESTES GRANDES PESQUISADORES , VIMOS QUE O DESENVOLVIMENTO DA MENTE NAO PARA, E SEMPRE TEREMOS NOVIDADES NESTE SEGUIMENTO, DEPENDENDO DA CULTURA .
Abordar o desenvolvimento humano é explorar terreno vasto, cuja natureza central é a de descoberta, mudança, avanço. novas aquisições e crescimento.
BOM SABER SOBRE ESTAS TEORIAS.
Estudar o comportamento humano através da escuta…analisando cada detalhe.chegando a uma conclusão..
A partir das teorias desses grandes mestres aprendemos muito sobre psicálise.
E verdade
Estudar a psicanalise é prazeroso e aprender com esses grandes mestres é ainda mais….
Sim,estudar psicanalise é prazeroso,aprender com essesgrandes mestres é melhor ainda..
Esses estudiosos claro que são reconhecidicimos, não tem como negar essas grandes tese que defende,,excelente
Através das dores do paciente vamos analisar embasado em teorias dos pesquisadores e analisarmos o quão podemos agregar para ajuda do mesmo.
Numa síntese sem maiores pretensões pode se dizer que o behaviorismo proposto por Watson focava no estudo do condicionamento simples e único. A teoria completou-se com os estudos de Skinner, cujo condicionamento operante analisa todos os aspectos elencados por Watson com a assertiva de que quem molda o ambiente consegue moldar o comportamento das pessoas.
Quanto aos dados behavioríticos podemos supor que seria uma espécie análoga da descrição pelo qual delineador parâmetros de sucintez reconhecimento e conhecimento de certas limiticidades e padrões de comportamento.
é um aprendizado muito completo. Os temas sobre o reconhecimento sobre analises de casos e seus principais impulsores.
Estudar as teorias do desenvolvimento humano é fundamental para compreendermos como esse desenvolvimento acontece e como funciona a mente humana em suas diversidades de acordo com cada sujeito em particular e o ser humano como um todo.
Como já vimos o behaviorismo metodológico tem como base a valorização do que é objetivo em detrimento do que é subjetivo.
Vimos também que Watson e Skinner estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante.
A teoria de Piaget é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento, enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico social do desenvolvimento.
Aprendemos que para Freud os conceitos da psicanálise eram a noção de inconsciente, a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer, a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Já a teoria de Erickson descreve o impacto da experiência social ao longo de toda a vida.
São grandes teorias que nos levam a entender e nos preparar a cada dia para um excelente trabalho.
Os behavioristas John B. Watson e B.F. Skinner são dois importantes teóricos e pesquisadores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da psicologia behaviorista. Embora ambos compartilhem uma abordagem comportamental em relação ao estudo do comportamento humano, existem diferenças notáveis em suas perspectivas e enfoques. Já Lev Vygotsky e Jean Piaget são dois proeminentes teóricos cognitivistas que contribuíram para o entendimento do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem humana. Embora ambos compartilhem um interesse comum no estudo da cognição, eles possuem perspectivas e abordagens distintas.
Essas teorias se complementam para nosso desenvolvimento humano, e nos levam a compreender melhor todas as formas de agir, pensar, e formar pensamentos e ações. Teorias importantes desenvolvidas e estruturadas por grandes pesquisadores, à quem devemos todos os campos do estudo.
O DESENVOLVIMENTO SE BASEIA NO PROCESSO DE ESCOLHA QUE O SER HUMANO DESEJA SER.
uma completa a outra
Qualquer estudo de aprendizagem deve passar obrigatoriamente, mesmo que de relance pelas três principais correntes na psicologia da aprendizagem, a saber: o behaviorismo, o neobehaviorismo e o cognitivismo.
Uma vai complementando a outra.
Se complementam entre si .
O conceito de desenvolvimento humano é baseado na ideia de liberdade dos seres humanos, para que estes tenham as oportunidades e capacidade de viver com qualidade de vida e de acordo com os seus objetivos. Para a psicologia, o desenvolvimento humano se refere `formação do indivíduo, ou seja, o seu comportamento, os valores, capacidades; o desenvolvimento humano considera algumas características genéticas, padrões intelectuais, emocionais, os grupos de convívio em que está inserido entre outros aspectos.
É importante observar o desenvolvimento humano sob todas as suas diferentes perspectivas, sejam elas relativas ás ciências biológicas ou humanas e sociais.
Conteúdo rico para nosso crescimento e aprimoramento,
O desenvolvimento é fascinante, conseguir compreender a mente humana, estabelecer a relação entre o que se vive hoje com eventos anteriores que muitas vezes nem lembrança se tem, perceber quais são os gatilhos que disparam determinados pensamentos, emoções e comportamentos e ser capaz de auxiliar na superação e administração daquilo que causa dor e sofrimento. É realmente fascinante.
As teorias que estudam o desenvolvimento humano são realmente muito interessante, cada uma delas nos leva a um novo conhecimento, mas, como o ser humano está em constante evolução, ainda há muito que ser estudado.
Elas se complementam.
Importantes teorias até os dias de hoje fundamentais para compreensão da psique humana.
O behaviorismo se concentra em observar o comportamento humano e como ele é moldado pelas condições do ambiente em que ocorre.
A psicanálise cognitiva reúne os aspectos básicos da psicopedagogia e da psicologia sendo aperfeiçoados pela psicanálise , baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e pensamento está implicada no funcionamento do ser humano.
O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.
Teoria Behaviorista, defende que psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas acoes ou seja observando o comportamento
As perspectivas são indissociáveis e alimentam a ideia de que o ser humano ainda que complexo, deve ser entendido como protagonista de suas ações e as reações como elementos para que sejam analisadas.
As teorias do desenvolvimento humano se dividem em três grandes abordagens: behaviorista, cognitivista e psicanalítica.
Teorias behavioristas (Watson e Skinner) focam no comportamento como resultado de condicionamento e aprendizagem, onde o ambiente desempenha um papel crucial.
Teorias cognitivistas (Vygotsky e Piaget) destacam o desenvolvimento dos processos mentais, como o pensamento e a memória, com ênfase na construção ativa do conhecimento pelas crianças.
Teorias psicanalíticas (Freud e Erikson) exploram o impacto do inconsciente e das emoções, argumentando que as experiências infantis moldam o comportamento ao longo da vida.