-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
48 comentários sobre “e-Book – Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição”
A memória está relacionada com quem somos, nossa identidade como indivíduo. Armazenando aprendizagem, informações, através de estímulos sensoriais.
Sim eu concordo com o meu colega pois a nossa memoria esta relacionada com quem somos nossa identidade através de estimulos sensoriais. Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.
A memória é o processo de codificação da qual armazenamos as informações
Concordo plenamente a memória pode sim representar quem somos e nós trazer várias experiências em nossa volta
A importância da memória se traduz naquilo que ela pode reproduzir ao longo de nossa vida. Passado, que nos prospecta e no presente, que alimenta nossa rede de relacionamentos, profissionais e amoroso. Nesta ótica se faz importante perceber o quanto ter uma memória saudável contribui para nosso crescimento pessoal.
A capacidade que temos de reter informações, armazenar, recuperar informações, resolver problemas com base em nosso intelecto é o que chamamos comunmente de Memória
se tudo que somos ou reproduzimos e sobre a influencia da memoria e do inconciente entender suas interferencia no nosso presente e de de uma importancia enorme
A memória, está inserida nossas lembranças, sensações, percepções atraves de estímulos sensoriais.
Como tenho lido essa matéria sobre os processos psicológicos do cérebro,venho entender que é muito plausível o conteúdo de cada processo, que o cérebro nos faz ser o que somos hoje no dia dia.
A memória é a parte em que fica o armazenamento dos nossos sentidos.
NOSSO CEREBRO MOSTRA QUE ELE NOS DOMINA ATRAVES DO EGO E SUPEREGO, MAS TAMBEM TEM MUITO A VER COM O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E DA CULTURA QUE ESTAMOS INSERIDOS.
NOSSO CEREBRO E A PARTE MAIS IMPORTANTE DO NOSSO FISICO, E DELE QUE SE INICIA NOSSO SER.
A memoria é compreendida para psicologia, como um local de armazenamento, eu quer as informações ficam guardadas, e quando ha necessidade, recuperadas de forma literal.
A MEMÓRIA É COMPREENDIDA EM DIVESOS CAMPO DA PSICOLOGIA, COMO UM LOCAL DE ARMAZENAMENTO EM QUE AS INFORMAÇÕES FICAM QUARDADAS E QUANDO HÁ NECESSIDADES RECUPERADAS DE FORMA QUASE LITERAL.
A memória esta relacionada com o que vivemos, guardamos vários acontecimentos importantes as vezes positivos outros negativos mas tudo faz parte da vida.
A formação da nossa memoria vai no crescimento amadurecendo de acordo com a sociedade a cultura, é o nosso aprendizado que vai nos capacitando a memória na família, na sociedade, na escola, nos tornamos um ser humano preparado para o dia a dia
MEMÓRIA processo que codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma das três partes dessa definição.
PSICO SÉRIE A ,o qual serve como base teoria para nossa aprendizagem.
Acho que a memória é algo infinito onde podemos captar informações com base em toda a nossa vida, porém, só ficarão em nossas memórias as situações que nos marcam ou que desejamos, ficando apenas guardadas outras lembranças, que não farão parte do nosso vida.
A capacidade de aprender ou ter uma boa memória é diferente em todas as pessoas, cada um aprende de uma forma diferente e com base nisso consegue reter a informação, caso contrário não terá efeito.
Em minha experiência a mente inconsciente comanda 95% de toda a vida do individuo.
Onde estabelece seus limites , suas crenças , os nãos e os sins de uma vida inteira .
Refletir o quão é importante darmos atenção principalmente aos pais que estão criando seus filhos do 0 aos 7 anos sabendo se o que eles programarem na mente do seu filho é o que irá carregar por toda a vida .Responsabilidade afetiva é fundamental para um adulto.responsável.
Com uma esponja absolvemos tudo o que temos por aspecto visual e isso si transforma em um código que será encaixado em longas ou curtas dotações em nossa mente de acordo com o efeito impacto físico a qual formos exposto durante a captação dessas informações/dados Psíquicos.
O que somos ou quem somos , pensando na nossa identidade, passamos a ver que tudo leva a nossa memória , tudo que vivemos fica armazenado de forma que podemos lembrar e formar novas memórias
As funções cerebrais superiores como o raciocínio, a memória ou a atenção são fundamentais para termos uma vida plena e independente. Durante o dia, utilizamos continuamente as funções cognitivas. Nosso cérebro usa as distintas capacidades cognitivas para realizar atividades como preparar a comida, dirigir o carro, fazer reuniões, etc.
A memória é a aprendizagem concluída através dos vários processos realizados. Se lembramos é sinal de que aprendemos e vice-versa.
A memória é basicamente uma base do nosso sentimento de identidade, sendo assim ela é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
É importante ressaltar que os estágios de desenvolvimento cognitivo não são restritos a faixas etárias exatas e que o progresso de uma pessoa por esses estágios pode variar individualmente. Esses estágios representam uma estrutura teórica que descreve as mudanças gerais que ocorrem no pensamento e na compreensão à medida que as crianças crescem e se desenvolvem.
A memória e cognição nos faz ser quem somos. Se compreendermos melhor o uso e as fases de cada objeto, poderíamos usá-la de forma mais adequada.
Cognição é uma função psicológica individual ou coletiva filosoficamente conservadora atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.
Em síntese, os psicólogos consideram a memória como o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma das três partes dessa definição – codificação, armazenamento e recuperação – representa um processo diferente.
A memória é um lugar onde armazenamos informações e quando ativadas, podemos acrescentar ou recuperar tais informações.
Concordo com o comentário da amiga.
Memória é o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações.
Como forma de proteção, nossa memória tem a tendência de lembrar do que é bom e positivo para afastar da mente os acontecimentos negativos que nos provocam dor.
Os cientistas acreditam que o esquecimento acontece por conta de fatores externos, como o ambiente.
Memória – Processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações. Cada uma as três partes dessa definição – codificação, armazenamento e recuperação – representa um processo diferente.
Muito interessante conhecer as bases e os processos da memória e a abordagem dos 3 sistemas de memória, sensoriais, de curto prazo e de longo prazo. Entender melhor todos estes processos e a importância da memória na vida do indivíduo e como ela a influencia, é de de crucial relevância para a compreensão da mente humana.
Pra mim foi importante compreender sobre a memória , sendo ela como o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações e sobre os processos básicos de armazenamento de memória.
A memória é o armazenagem de fatos e informações concebidos através de nossas experiências auditivas ou vividas. Relacionando à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro.
A memória nada mais é do que nossa própria identidade, onde nos construimos com o passar do tempo.
São três as abordagens da memória: a sistêmica, que é a memória imediata; memória de curto prazo que nos ajuda a lembrar um número de telefone por exemplo e, a memória de longo prazo, que pode durar anos ou até um vida inteira.
Mas a memória não é estática; ela pode ser moldada pelas emoções e pela interpretação que damos aos eventos. Uma mesma experiência pode ser lembrada de maneiras diferentes por pessoas diferentes, dependendo de seu contexto emocional ou cultural. Além disso, as memórias podem mudar com o tempo, mostrando que a memória é uma reconstrução, não uma gravação exata.
É muito iinteressante ver que nossa memoria tem uma importante função gognitiva
Em síntese, os psicólogos consideram a memória como o processo pelo qual codificamos, armazenamos e recuperamos informações.
A memória pode armazenar coisas boas como também situações traumáticas vividas que podem ser resolvidas ou depositada no inconsciente sendo expressadas como uma fuga de determinada situação o que pode trazer dor, tristeza , magoa, melancolia. é através da memória que o ser humano se identifica historicamente na sociedade ou embota dificuldades mal resolvidas em suas relações sociais.
A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.
Memória significa reviver na mente algo que vivenciamos
Achei muito interessante memória explicita, recordação consciente ou intencional de informações
memória implícita, memória das quais as pessoas não estão consciente , mas que afetam seu desempenho e comportamento subsequente
priming fenômeno em que a exposição a uma palavra ou conceito ( chamado prime) facilita recordar nformações relacionadas mais tarde mesmo quando não ha memória consciente da palavra ou do conceito( resumindo temos que lubrificar a memória com o saber)
A memória é uma função psicológica essencial que permite ao ser humano registrar, armazenar e recuperar informações ao longo do tempo. Ela é responsável por guardar tanto experiências passadas como o conhecimento adquirido, permitindo que as pessoas aprendam, adaptem-se ao ambiente e tomem decisões baseadas em informações anteriores. Memória Sensorial, Memória Sensorial, Memória de Longo Prazo, Memória Declarativa, Memória Procedural.
A memória humana reflete muito do que o indivíduo é, pois desempenha um papel central na formação da identidade e personalidade.
Na psicanálise clínica, a memória é essencial para entender a psique humana, permitindo que pacientes acessem conteúdos inconscientes que influenciam suas emoções e comportamentos. A exploração de memórias reprimidas ajuda a revelar conflitos não resolvidos e padrões de repetição. Dessa forma, a rememoração facilita a cura e a transformação pessoal.