-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
73 comentários sobre “Infográfico”
Neste infográfico divido em três: Reforço positivo e negativo, Punição, a punição causa danos e dor para a mente humana.
Exatamente! E os resultados disso, podem se estender até a idade adulta.
A escola behaviorismo de Skinner nós traz o modelo de como o sujeito através do condicionante operante, estabelecer uma
conexão com aprendizagem,com estímulo numa tentativa de erros ,possitiva e negativa e punição,ou seja o sujeito aprender com seus erros mais tem a punição,a punição pode ser com elemento positivo ou negativo.
Apesar de considerar uma visão engessada do comportamento humano, o behaviorismo contribuiu para a análise do comportamento condicionante.
São as consequências da vida ,as punições deveres ,direitos do ser humanos.
Acho magnífico as colheitas da vida. Sem elas não há crescimento humano.
É importante compreender essa dinâmica, que faz parte do nosso cotidiano, e assim, vamos aprendendo a lidar com nossas frustrações e também nossas conquistas.
O infográfico apresentando o reforço positivo, reforço negativo e punição, contribui e muito para ampliação do conhecimento nesta área .
O comportamento condicionado pode levar o individuo a melhorar e operar mudanças positivas. Mas também pode ser negativo quando usado para manipular as ações quando a pessoa não quer faze-lo, quando não há um objetivo que lhe seja favorável.
Percebo que a teoria de Skinner ainda se faz presente entre nosso meios, pois na nossa rotina estávamos suscetíveis à estabelecer conexões, apreender, necessitamos muitas vezes de estímulos para dar continuidade à projetos, buscamos respostas, ou ainda, damos respostas conforme à algumas ações provocadas pelo mundo externo que influuenciam no nosso conciente interno.
Talcondicionamento nos permite tentar e errar em nossas ações.
Entendendo a dor .
A dor causa na alma amadurecimento,mas senti lá não é bom.
O behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma abordagem na psicologia que se concentra no estudo do comportamento observável, desconsiderando processos mentais internos como emoções e pensamentos não diretamente observáveis. Segundo os behavioristas, o comportamento é uma resposta a estímulos ambientais, e essas respostas podem ser condicionadas ou modificadas através de reforços e punições.
Os principais proponentes do behaviorismo, como John B. Watson e B.F. Skinner, argumentaram que todos os comportamentos são adquiridos através do condicionamento. Watson, por exemplo, enfatizava o condicionamento clássico, onde um estímulo neutro se torna capaz de elicitar uma resposta após ser emparelhado repetidamente com um estímulo que naturalmente produz essa resposta. Skinner, por outro lado, focava no condicionamento operante, onde as consequências de um comportamento (reforço ou punição) determinam a frequência com que esse comportamento é repetido no futuro.
Essa abordagem prática permite aos behavioristas mapear, prever e modificar comportamentos através de técnicas específicas, tornando o behaviorismo particularmente influente na educação, terapia comportamental e modificação comportamental.
Dentre os três fatores , o menos benéfico é a punição,que apesar de aprendermos muito com ela,nos trazem danos psicológicos.
Sim e a pura verdade a punição que apesar de aprendermos com ela nos trazem muitos danos.
Concordo
Usar a punição só em casos extremos. Apesar de ser bem desagradável, a punição faz com que o individuo esteja com seu super ego ativo.
creio eu que todo o comportamento seja ele voluntario ou involuntário são carregados de emoções e sentimentos positivo ou negativo punir e dar uma oportunidade de mascarar a expressão naquele momento e desencadear outros problemas com maior gravidades
Claramente!!!
Este gráfico é muito concluinte ,tudo depende de cada paciente,no qual o mesmo se necessário aplicar as objeções do tratamento,eu primeira mente analisarei o quadro clínico mental do paciente.
Burrhus Frederic Skinner, seculo 19, foi um psicologo norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J. B Watson, que criou o Behaviorismo intitulado Radical com uma proposta filosofica sobre o comportamento humano. Mais a teoria de Skinner, se baseia na ideia de que o aprendizado ocorre em função da mudança no comportamento manifesto. Para Skinner o pensamento é o de condicionamento operante e que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, essa formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Conceitos esses que estão essencialmente ligados à filosofia do organismo, seja animal ou humano.
No caso do condicionamento operante, ele é um mecanismo de aprendizado de um comportamento novo, sendo um processo que Skinner chamou de modelagem. Um instrumento fundamental de modelagem é o reforço, a consequencia de uma ação quando ela é recebida por aqueles que o pratica.
vai depender de cada paciente se ele precisa de reforço positivo ou de reforço negativo ou puniçao
DESDE O NASCIMENTO, VIVEMOS COM O NAO, E ELE AS VEZES PARECE RUIM NAQUELE MOMENTO, MAS E ELE QUE NOS ENSINA NO DECORRER DOS ANOS QUE E A MELHOR MANEIRA DE ENCAMINHAR AS MENTES HUMANAS, E NAO O CASTIGO OU ESPANCAMENTOS, QUE TENDE A DEIXAR MARCAS PROFUNDAS NO INCONCIENTE E PSICOLOGICO.
Gráfico importante para a psicologia.
O infográfico retrata os três níveis de consciencia de intenção cabiveis ao comportamento humano em decorrencia de ambientes adiversos a cada causa e suas consequências.O equilíbrio exercido por cada força cognitiva para adaptações atuais e vindouras prooduzindo resultados que vizam criar a personalidade do indivíduo.
Devido o que eu entendi extender conexão e estímulo isto realmente ajudaria muitos pós nesta época que nos estamos muito estão sem estímulo.
Observando o infográfico percebi que todas as informações causam uma reação no sujeito,por isso que muitas vezes as respostas nem sempre será o que se espera, tanto na forma negativa quanto na positiva.
Ambas podem conduzir o sujeito a uma punição.
ENQUANTO CRIANÇA NAO DEVEMOS ARRISCAR A MANCHAR OU DEIXAR PONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS PSICOLOGICOS NO DECORRER DA VIDA, POIS QUANDO ESTES SE INSTALAM E MUITO DIFICIL A SOBREVIVENCIA NESTE MUNDO TAO CRUEL.
Um menino na escola não faz as lições, e como punição o professor não deixa ele ir ao recreio,
esímulos e respostas ocorre nesta punição com a probabilidade do comportamento do menino não voltar a ocorrer novamente.
O gráfico tem uma explicação bem resumida e de fácil entendimento.
Dos três fatores precisamos usar o Reforço positivo para tratar do paciente, porque ele já deve vir com os outros dois, dependendo da situação ,já bem machucado-a
A ultilização desses operantes depende de cada pessoa, uma criança no seu processo de aprendizagem precisa receber punição positiva. Uma pessoa teimosa precisa receber as punição negativas ou reforços negativos. Cabe a necessidade de identificação.
Aprendizagem em meio a punição gera traumas que só serão visto com o tempo .
Esse gráfico retrata uma realidade vivida por todos nós
Para que esse método seja aplicado devemos enteder alguns pontos de vista de modo de vida de cada paciente, levando em consideração acontecimentos na infância.
Alguns já recebe a punição de maneira positiva para aperfeiçoar sua personalidade. Outros já recebe a punição de maneira negativa dificultando seu tratamento pessoal. Se trata da lei da semeadura e da visão individual.
Concordo
Reforco positivo e negativo e nos mostra a punicao sendo um ato que ocorre a dor dando ao cerebro alteracoes neurais
As respostas que o sujeito pode dar segundo a escola bechaviorista estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.
No condicionamento clássico, o sujeito aprende a associar dois estímulos entre si. Esse tipo de condicionamento envolve respostas involuntárias, como respostas biológicas ou emocionais.
No condicionamento operante, o paciente aprende um comportamento associando-o a consequências. Isso pode ser feito através de reforço positivo ou negativo, ou punição; estas respostas, na atualidade, são vistas como mais assiduidade nas salas de aula, embora o behaviorismo não seja mais a forma dominante de pensar na psicologia.
No infografico está falando sobre o positivo e o negativo mostra quando se há punição ou seja O Behaviorismo, também chamado de Psicologia Comportamental, é uma teoria que estuda a psicologia através da observação do comportamento humano. Sua metodologia é objetiva e científica, fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente (como por exemplo o inconsciente psicanalítico).
O condicionamento operante (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Por exemplo, quando um rato de laboratório pressiona um botão azul, ele recebe uma bolinha de comida como recompensa, mas quando ele aperta o botão vermelho ele recebe um leve choque elétrico. Como resultado, ele aprende a pressionar o botão azul, mas evitar o botão vermelho.
A punição causa sem dúvidas dor e isso causa comportamento neurais.
Condicionamento operante é uma forma de aprendizagem que se vale do reforço e/ou punição para seu funcionamento. É por meio disso que se estabelece ou não as chances de um comportamento ser repetido no futuro. Sendo a natureza desse processo determinante para moldar a postura de um indivíduo. O condicionamento é parte integrante de nossa rotina porque possui um papel próprio em nossa aprendizagem. A cada instante somos estimulados e colocados diante de situações com resultados positivos ou não. O que fazemos após elas é o que vai determinar como absorver essas experiências como parte do nosso crescimento.
comportamentalista… causas e efeitos.
A reação das pessoas e dos animais diante dos estímulos recebidos nos revela traços de sua formação mental e comportamental.
A punição vem com pensamentos negativos que resultam em escolhas erradas baseadas e concepções indesejadas.
Skinner em 1953/2007, diz que o reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de um determinado estímulo e ela contingente, já o reforço negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo.
Vai depender inteiramente do paciente.
Skinner aponta, treinar, treinar, e voltar a treinar. Somente e com base de um treinamento constante é possível moldar um comportamento. A que preço? Pela apresentação grafica fica claro que o treinamento requer repetição; punição; correção; e tentaivas novamente. Um ciclo vicioso muito utilizado nas organiações “industrias” principalmente em áreas de produção.
Estímulos: salários; benefícios;bônus; etc.
Punição: perda de cargos (não ser promovido); não receber bônus etc;
Repetição: aprendizado constante para que se alcance a excelência.
Quer levar isso para dentro de um meio familiar? É so pensar nos exemplos de como se educam hoje os filhos e como os filhos estão enxergando seus pais e familiares.
Relacionado as reações, nos mostra o estilo comportamental de cada ser
o ser humano erra mais do que acerta, por isso precisa da psicanalise para avaliar o comportamento e inserir a pessoa novamente e integra-lo no ambiente social, basicamente esse gráfico de skinner mostra
Essa teoria segue o princípio de que a ocorrência de um estímulo, chamado de estímulo discriminativo, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta, e após a resposta segue-se um estímulo reforçador, podendo ser um reforço (positivo ou negativo) que estimule o comportamento (aumentando sua probabilidade de ocorrência), ou uma punição que iniba a ocorrência do comportamento posteriormente em situações semelhantes.
A escola de Skinner nos traz como pontos-chave os reforço, positivo, negativo e punição.
Nesse caso, vemos o ensino Aprendizado, aplicado através da fuga da Dor e busca do prazer, usados como mecanismos estratégicos para obtenção de resultados desejados e que muitas vezes ocorrem também de forma inconsciente e naturalmente. Então, em resumo, são replicados para provar uma teoria.
Segundo skinner ,seus 3 pontos exposto , como método de aplicação .
Por meio do condicionamento operante, é feita uma associação entre um comportamento e uma consequência (seja negativa ou positiva) desse comportamento.
Em ambas as ações terá consequencias.
Skinner, psicólogo americano, que descobriu o condicionamento operante, ele acreditava que esse comportamento é sustentado pelos reforços e recompensas, e não por livre arbítrio. No condicionamento operante, a ação está associada a consequências pelo organismo.
ações que são reforçadas tornam-se fortalecidas e as ações punidas tornam-se enfraquecidas.
Aprendendo com a punição
Exatamente isso.
No reforço positivo ocorre o aprendizado e se estabelece uma conexão da experiência, onde o resultado será sempre positivo.
No reforço negativo, o resultado negativo é retirado, oferecendo um estímulo, onde a atenção do sujeito é desviada do erro por um estímulo.
A punição negativa ocorre pela remoção de algo agradável.
A punição positiva tem resultado desfavorável, enfraquecendo a resposta.
O condicionamento operante, às vezes chamado de condicionamento instrumental, é um método de aprendizado que emprega recompensas e punições para o comportamento. Por meio do condicionamento operante, é feita uma associação entre um comportamento e uma consequência (seja negativa ou positiva) desse comportamento.
O ser humano tende a reagir aos estímulos do ambiente em que vive e se relaciona, seu comportamento pode ser reforçado ou não, de acordo com a aceitação ou não dos grupos ou pessoas com as quais se relaciona.
Reforço positivo é quando o comportamento amejado é alcançado e é adicionado um elemento da recompensa .
Reforço negativo é quando um elemento contrário ao indivíduo é tirado do ambiente de foma dar continuação do comportamento
Punição tem por objetivo extinguir o comportamento, no decorrer do passar do tempo diminui a possibilidade do comportamento ocorrer .
Sendo ensinado no modo punitivo. Aprendendo.
Neste infográfico dividido em três, reforço positivo e negativo. Punição causa danos e dor para a mente humana.
Entre 1920 até meados de 1950, o behaviorismo se tornou a escola dominante de psicologia, com o propósito de estabelecer a psicologia como uma ciência objetiva e mensurável. Os estudiosos e pesquisadores do behaviorismo estavam envolvidos em criar teorias que pudessem ser descritas e medidas de forma clara e prática.
A partir da apresentação desses reforços é que o comportamento será fortalecido ou extinto.
Independentemente dos três métodos de estímulos de conexão, resposta e punição ambos respondem ao objetivo do experimento de condicionamento a intensão proposta é provar que ações condicionadas , mas que utilizando tipos diferenciados de adestramento os mesmos responde ao objetivo comportamental mecânico conexão, resposta e erro.
De todos os tópicos, acredito que usar a punição somente quando não há outras alternativas. A punição pode deixar traumas no ser humano.
Nesse sentido, enquanto o reforço positivo oferece uma espécie de recompensa aos bons comportamentos, o reforço negativo provoca uma sensação desconfortável, como uma privação de algo. Já a punição é um pouco diferente. Estamos acostumados a encarar a punição como um castigo ou algo ruim para a criança.
O behaviorismo de Skinner, por meio do condicionamento operante, entende o comportamento como uma resposta a estímulos ambientais, moldado por reforços e punições. O reforço positivo aumenta o comportamento desejado com recompensas, enquanto o reforço negativo remove algo indesejável para alcançar o mesmo efeito. A punição reduz comportamentos indesejados, seja ao adicionar algo desagradável (positiva) ou retirar algo agradável (negativa). Assim, o aprendizado ocorre por tentativa e erro, com o sujeito ajustando seu comportamento para obter melhores resultados.
Esses conceitos continuam a influenciar várias áreas da psicologia e são aplicados em contextos como terapia comportamental, educação e psicologia do trabalho.
Com bas eno infográfico – teoria de skinner, percebe-se que os reforços são recompensados e reduzidos por punições.
Conceitos essenciais que abrangem toda área psico,onde cada ação trará um tipo de resultado.Basta saber qual resultado e desejado e trabalhar isso antes.
Nesta teoria baseia se no comportamento observável, ele ignora as variáveis e diz que o ser aprendido e moldado através de estímulos recebidos( reforços positivos ou negativos)
Skinner e watson ( behaviorismo)
O Esquema deixa os três conceito bem definido e que influenciam no comprtamento dos seres.
O infográfico reforça a compreensão através do trabalho de Skinner.