-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
49 comentários sobre “Infográfico”
as diferenças entre piaget e vigost sa o que peaget parte da experiencia de tres esquemas comportamental e sensoriais e vigoskt diz que o desenvolvimento deve ser entendido a parte de suas referenciias ao contexto social e cultural
A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.
As duas linhas de pensamento dos dois autores são importantes pois uma complementar a outra para construção do aprendizado.
No construtivismo e no congnitivismo voltado ao desenvolvimento do sujeito, se pode perceber através das estruturas mentais apresentadas por Piaget, demonstrando que o indivíduo cria para representar e interpretar as experiências, produzem os seguintes esquemas; a) comportamentais (sensório motor), b) esquemas simbólicos e, c) operacionais. Já em Vigotski, parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural. Para tanto, aponta os processos mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente, memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais e são conversão de relações sociais em funções mentais.
Piagtdiz que oas interpletçoes e experiencias e a parte do comportamento e sensoriais e vigoskt entende que e aparte da referencia do contexto social e cultural
Um conceito procurou interpretar o cultura de cada ser em sua forma de vida em sociedade .O outro requer uma atenção mais específica quanto aos costumes e práticas de cada um ,de acordo com o lugar e as pessoas de seu convívio.
A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais, Em constraste a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.
As teorias se diferenciam no seu desenvolvimento, a teoria de Piaget se baseia no desenvolvimento biológico e a teoria de Vygostky está voltada para as relações sociais e interpessoais.
São teoria importantes porem cada uma com seu ponto teórico: Segundo Vygotsky o desenvolvimento do aluno se dá por meio das relações sociais, com sua interação com outros indivíduos e com o meio que vive. já Piaget o processo se dá na maturação do celebro, onde são produzidos os esquemas.
Para Piaget a conceituação seria o esquema mecânico entendido por condições simbólicas e condutibilidade da sociedade.Enquanto que para Vygotski o ser em seu cognitivo interpelar pó Sra a influência dos ambientes em que si encontra.
*…interpelar para a influência…
oi tudo bem
Teorias com abordagens diferentes, que se complementam.
Muito importante cada um com sua conduta.
Precisa de uma atenção, analisando cada situação..
Vygotsky vê como parte esse desenvolvimento no social e cultural, já Piaget entende que as estruturas mentais do ser humano cria para representar e interpretar.
Na visão de Piaget toda instrução e construção vem do comportamento, do simbólico e o operacional.
A partir desse ponto se constrói o ser.
Ao contrário de Vygotsky que sustenta o contesto social e cultural.
Piagt são voltada para processos mentais, Vygottsky desenvolve os processo mentais sociais.
No que se refere à Vygotsky, a interação social é uma ferramenta essencial para compreender o desenvolvimento cognitivo; já para Piaget são as experiências com o meio físico que possibilitam essa compreensão. No tocante a aprendizagem Piaget a explica pelo conceito da equilibração colocando limites aos aprendizados, sem que estes sofram influências. Vygotsky em contrapartida concebe a aprendizagem sob uma perspectiva de interação com o desenvolvimento, destacando as Zonas de Desenvolvimento Proximal. A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.
O Piajet ele Deu ênfase e seus estudos construtivos ou seja , as construções realizadas pelo sujeito. JA NA TEORIA DE Viygstiki, Deu ênfase aos seus projetos como processos de troca , ou seja de interação como sujeito em meio ,principalmente em seu meio social e cultural.
PIAGET ele privilegia a maturação biológica e p vystky O ambiente social ;Planet por sua vez por aceitar que os fatores internos prepoderam sobre os externos isso postula que o desenvolvimento segue uma sequência fíxa e universal de estágios.
A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento.
Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico social do desenvolvimento.
Piaget foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento.
Em resumo, Piaget e Vygotsky ofereceram perspectivas complementares sobre o desenvolvimento cognitivo. Piaget enfatizou a construção ativa do conhecimento por meio de estágios de desenvolvimento sequenciais, enquanto Vygotsky destacou a importância da interação social e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Ambas as abordagens têm contribuições significativas para a compreensão do pensamento e do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Os estudos de Piaget e Vygotsky são um grande marco para a Psicologia Educacional, sendo ainda hoje este, um conhecimento muito utilizado, por trazer uma ótima concepção de desenvolvimento, aprendizagem e da experiência consciente humana.
São esquemas cognitivos distintos e complementares.
No meu entendimento os dois esquemas cognitivos se completam.
Piaget /Vygotsky.
Agregando as duas propostas dos autores , tudo lógico, percepção livre.
Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento – fundamental para a evolução.
Dois conceitos que se complementam.
Para Vygotsky: Aprendizagem é internalização de esquemas sociais.
Para Piaget: Aprendizagem é construção de esquemas individuais.
Conceitos somados até geram um resultado
“Nota-se diferenças entre Piaget e Vygotsky, um defende três esquemas comportamentais: sensório motor; simbólico e operacionais.Enquanto o outro diz que o desenvolvimento de cada indivíduo deve ser entendido de acordo com as referências tanto social quanto cultural.”Dessa forma nota-se que ambos a sua maneira contribuíram com a psicanálise integrativa.
Piaget o individuo cria para representar e interpretar as experiências
já o VIgotsk já é a atenção consciente no contexto social e cultural no processo mental superior.
Piaget crê que a criança se desenvolve, na medida em que vai amadurecendo biologicamente.
Vygotsky, vê a interação da criança com o meio em que nasce, responsável por seu desenvolvimento.
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.
Piaget trabalhava as estruturas mentais do indivíduo, as estratégias ou conceitos, Já Vygotshy entendia o desenvolvimento, com referência ao contexto social e cultural.
As teorias de Piaget e Vygotsky são fundamentais na psicologia do desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo das crianças, cada teórico com sua própria abordagem e enfatizando diferentes aspectos do desenvolvimento.
Ambos partem de uma mesma fonte; construtivismo e interacionismo,acredito serem estas as semelhanças.Quanto as diferenças; para Piaget o foco é a ação individual-coisas internas de um indivíduo , para Vygotsky é a interação com ambiente social-algo contextualizado.
Piaget, via que o desenvolver da pessoa está na medida que evolui biologicamente. Já Vygotsky via a pessoa em si ao meio e interagindo, e na responsabilidade de se desenvolver.
Piaget apresenta uma visão construtivista do desenvolvimento humano, nos apresenta o processo cognitivo em constante evolução. Para Piaget, novos estímulos geram novas estruturas neurais. Portanto, para Piaget, o desenvolvimento se dá de maneira universal em âmbito somático.
Vygostsky apresenta uma nova forma do desenvolvimento em sua teoria, que podemos denominá-la como Socio-cultural. Para o mesmo, existe a necessidade de um processo dialético entre a criança e seu meio, onde, esta é afetada e estimulada por seu contexto e circunstancias materiais em que se relaciona. Vygostsky apresenta o termo: Zona de desenvolvimento Proximal (ZDP), sendo este o nível em que uma criança já poderá quase, mas não completamente, compreender uma tarefa sozinha. Mas, quando a criança recebe informações que se enquadram na ZDP, ela poderá aumentar sua compreensão ou domínio de uma nova tarefa.
Segundo Vygotsky o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e como meio, Já Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante a relação com objetos e pessoas o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido priorizando a princípio os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. È possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipótese sobre o seu ambiente.
Distinções entre o biológico e o social.
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.
Piaget explica os estágios do desenvolvimento intelectual, ou seja, o processos do desenvolvimento cognitivo. Já Vygotsky amplifica a teoria de Piaget relacionando as relação sócio culturais e suas influências no processo do desenvolvimento cognitivo.
Em resumo, enquanto Piaget enfatiza a importância da interação do indivíduo com o ambiente no desenvolvimento cognitivo, Vygotsky destaca a importância das interações sociais e culturais nesse processo. Ambos os teóricos contribuíram significativamente para o entendimento do desenvolvimento humano, cada um com sua abordagem única e relevante.
Imagine que você está construindo um castelo de areia. Piaget diria que você está aprendendo sobre o mundo à sua volta enquanto brinca sozinho, colocando areia em cima de areia e fazendo formas diferentes. Você está descobrindo as coisas por conta própria.
Vygotsky, por outro lado, diria que você aprenderia ainda mais se brincasse com um amigo mais experiente. Seu amigo poderia te mostrar novas formas de construir o
castelo, te dar ideias e te ajudar a fazer coisas que você não conseguiria sozinho.
Em resumo:
Piaget: Você aprende sozinho, explorando o mundo ao seu redor.
Vygotsky: Você aprende com outras pessoas, como seus pais, seus professores e seus amigos.
Com teóricos como Piaget, Bruner e Vygotsky, o cognitivismo influenciou amplamente a psicologia da educação, revelando que o processo de aprendizagem é ativo e mediado socialmente, destacando o papel da memória, dos esquemas mentais e da metacognição. Ao contrário de abordagens anteriores que consideravam o aprendizado como algo passivo, a escola cognitivista afirma que o conhecimento é construído ativamente pelo sujeito.
Tanto Piaget quanto Vygotsky acreditam que o desenvolvimento cognitivo é um processo ativo, em que o indivíduo organiza suas experiências em esquemas para interpretar o mundo. Piaget foca na interação com o ambiente físico, enquanto Vygotsky destaca a importância das interações sociais e culturais. Ambos mostram que o aprendizado é um processo dinâmico e contínuo, influenciado por fatores internos e externos.
Os esquemas cognitivistas de Vygotsky e Piaget envolvem a estruturação do conhecimento. Piaget foca no desenvolvimento de esquemas mentais que evoluem à medida que a criança interage com o ambiente, enquanto Vygotsky destaca a importância da mediação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, com ênfase na linguagem e no aprendizado colaborativo