-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
45 comentários sobre “Infográfico”
Para Wallon desenvolveu alguns estágio do desenvovimento humano, que refletiam um tempo ( dependeria dos conflitos interno e externo daquele momento) onde a aprendizagem se daria e o indivíduo passaria para um novo estágio.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Para Wallon a psique humana é constituída de; a) dimensões motora, b) dimensões cognitivas e c) dimensões afetiva. Nesta esteira ele propõe sete estágios, são eles: impulso emocional (nascimento a 1 ano); sensório motor e projetivo (1 a 3 anos); personalismo (3 a 6 anos); categorial (6 a 11 anos); puberdade e adolescência ( a partir dos 11 anos); adulto e velhice. Percebe-se inicialmente, uma semelhança com as fases de Piaget, que foi o primeiro a apontar esta questão, contudo, Wallon, tem a seu favor, a introdução da puberdade e adolescência, adulto e velhice, no mais, com estreita sinceridade há muito do mesmo.
A teoria proposta por Wallon tem sua importância para a psicologia e educação, pois é centrada no desenvolvimento infantil e infatiza a intração entre os aspectos bbiológicos, sociais e emocionais nos desenvolvimento do ser humano.
Entendendo e compreendo a teoria de wallon da seseguite forma que o desenvolvimento se por suas fazes em que o individuo possa se ver e se compriender dentro de cada contexto se assim for o individuo estarar sempre em evoluçao conectiva
Os estágios que Wallon destacou é uma cognitud do ser humano desde o seu nascimento até o final da vida humana, contudo é uma ciência muito complexa de ser viver.
A teoria de desenvolvimento de Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as responsabilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para reflexão de como ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos. novas ideias, novos valores.
INTERESSANTE OS ESTAGIOS NOS MOSTRAM COMO É A EVOLUÇÃO ATRAVES DO TEMPO.
O milagre e a evolução do desenvolvimento humano ricamente bem explicado nos estágios da teoria de Wallon.
Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas. Vygotsky fundamentou sua teoria no materialismo histórico e dialético e defendeu a perspectiva de que o a aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio.
Wallon defende em sete tempo ,um estágio para o ser huhumano, eu concordo plenamente com essa tese ,porque ele soube dividir de acordo com as reações em cada patamar de vida do ser humano;um bom aprendizado
A evolução do ser humano mostra o quanto a riqueza do indivíduo
Dos 07 estágios propostos por Wallon, o da “cognição e o afetividade” são os mais prresente em todas as fases da vida humana. Tomando como base a interação entre o bebê/ o adulto/ e velhice, Wallon afirma que o aprendizado na vida humana, a partir da criança desde a primeira idade, se dá por uma intensa troca afetiva comunicada por gestos e expressões faciais entre seus respectivos pares; balizando assim a importância da cognição e da afetividade no desenvolvimento humano e o papel fundamental desempenhado pelos mesmos no desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais.
Atento às peculiaridades próprias que emanam de cada estágio proposto; Wallon nunca especificou idades limites. Ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista; para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Como aprendemos, concomitantemente nos adaptamos, e esse processo dialético jamais se encerra.
Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os outros também estejam presentes numa relação recíproca e complementar. Assim é que o conjunto afetivo está mais evidenciado nos estágios do personalismo, e da puberdade e adolescência.
Cada estágio tem um elemento complementar mais evidentes na puberdade e no personalismo é muito interessante como estes estágios enriquecem o ser humano
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
As experiências vivenciadas de inúmeras situações ao decorrer da vida de um indivíduo trás a adaptação as dimensões motoras, cognitivas e afetivas e estas são recepcionadas com diversas reações concordadas para combater sensorialmente crises e estabilidades existentes.
os processos de conhecimento de uma pessoa tem diversas perspectivas de ver. As adaptaciones de uma pessoa com o mundo desde um conceito cognitivo,
O processo de desenvolvimento humano não ocorre simultaneamente, mas por etapas, de acordo com o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo. Em alguns, por questões neurológicas ou outras interferências na formação durante o processo, acabam tendo essa funcionalidade alterada. Daí temos adultos com comportamentos infantis e crianças com comportamentos de adultos.
A proposta do conhecimento é maravilhosa quando se permitido,desde do nascimento o ser humano já trás consigo uma identidade única, que precisa somente ser entendida e compreendida para o seu desenvolvimento saudável.
A teoria de Wallon visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa ( consciência, eu, emoções, representações, etc), em suas condições concretas de existência.
O aprendizado vem do nascer até morrer, é continuo e importante
Os estágios propostos por Wallon são vistos como uma sequência de desenvolvimento, onde cada estágio é influenciado pelos estágios anteriores e prepara o terreno para o próximo estágio. Essa teoria enfatiza a importância das emoções, das relações sociais e do desenvolvimento cognitivo no processo de crescimento e desenvolvimento da criança.
Os estágios desenvolvidos por Wallon compreendem a cognição, afetividade, e o desenvolvimento de suas 7
marcas de identidade.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual.
Assim, Wallon denominou os estágios, sendo os seguintes: Estágio Impulsivo-Emocional, Estágio Sensório-Motor e Projetivo, Estágio do Personalismo, Estágio Categorial e Estágio da Puberdade e da Adolescência.
Evolução atráves dos estágios, muito interessante.
Material muito excelente.
Evolução através do tempo
Os estágios propostos por ele são denominados impulsivo e emocional, sensório e motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade e adolescente adulto.
A Teoria de Wallon – é uma teoria de que a criança fosse atendida de forma holística, completa, A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Essa teoria também conhecida com Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
O aspecto motor descreve a maturação do corpo e da mente. O aspecto afetivo mostra a capacidade de interagir, experiências e emoções na construção dos sentimentos.
Wallon propôs 7 estágios bem definidos do desenvolvimento humano, destacando as principais características do indivíduo em cada um deles. Isso nos ajuda a compreender melhor todo o processo do desenvolvimento humano.
Wallon contribuiu com suas terorias da psicologia do desenvolvimento no campo da psicologia e pedagogia.Ele investigou a emoção geneticamente,
Estágios bem explicados do desenvolver humano.
Wallon propôs a teoria do desenvolvimento da criança, destacando a a relação entre processos biológicos e sociais. O modelo é formado a partir de 7 estágios principais, cada um com características concorrem para um desenvolvimento global da criança. Estes estágios destacam a importância da relação existente entre as relações sociais e o desenvolvimento emocional, destacando como diferentes aspectos do desenvolvimento se interligam durante a vida.
Para o teórico Wallon a psique humana é formada pelas dimensões motora, cognitiva e afetiva.
São as passagens do desenvolvimento onde cada etapa é marcada por experiências que gradativamente irá construir o caráter humano, chegando ao seu ápice na velhice. Dialéticamente podemos entender esse processo como a tese, síntese e antítese a tese é nascemos e nos desenvolvemos com um propósito , a síntese no meio do caminho podem acontecer mudanças significativas ou não que ao final relativo da vida podem revelar o significado das experiências vividas nessa jornada o que seria a tese de nosso existir.
O método adotado por Wallon é o da observação pura. Considera que esta metodologia permite conhecer a criança em seu contexto: “Só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida”.
Interessante saber que os 7 estágios da vida as pessoas vão amadurecendo dentro desse contexto delineado por Wallon e vai se identificando os estágios da vida
Ele propôs sete estágios de desenvolvimento, que refletem a interação entre aspectos biológicos, emocionais e sociais. Esses estágios estão em desenvolvimento infantil, ao adulto e na terceira idade, enfatizando a relação entre o indivíduo e o meio social. Mas com destaques diferentes para cada faze da vida!
Wallon destaca a importância da alternância entre o emocional e o cognitivo ao longo do desenvolvimento, além de enfatizar o papel da motricidade e das emoções no crescimento da criança. A sua abordagem contribui para entender o desenvolvimento como um processo dinâmico e interligado.
O estágio Impulsivo-Emocional de Wallon, que abrange do nascimento até 1 ano de idade, destaca a primazia das emoções e dos movimentos no desenvolvimento humano inicial. Esse período revela como o corpo e a afetividade se entrelaçam profundamente, formando a base para o reconhecimento do “eu” e o estabelecimento de relações com o ambiente. A criança, nesse momento, utiliza reações impulsivas como meio de comunicação e adaptação ao mundo externo, o que sugere que as primeiras experiências emocionais e corporais têm papel central na formação da subjetividade.
Um aspecto interessante desse estágio é como Wallon coloca o corpo no centro do processo de desenvolvimento emocional. Diferente de outras teorias que enfatizam o desenvolvimento cognitivo, Wallon demonstra que o conhecimento do próprio corpo e das sensibilidades é essencial para a construção de uma identidade e para o estabelecimento das futuras interações sociais. Isso nos leva a refletir sobre o impacto das primeiras interações afetivas e sensoriais na formação da personalidade e no modo como nos relacionamos com os outros ao longo da vida.
Mediante aos aspectos universais do desenvolvimento humano, Wallon trata da Pessoa como sujeita aos fatores ( biológicos, emocionais e sociais) que as torna indivíduos. Esta individuação é internalizada tornando-se assim, a subjetividade propriamente dita.