-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
65 comentários sobre “Na prática”
A interação com individuos de nivel cognitivo mais avançado faz com que a criança se desenvolva de forma mais rapida. Dessa forma, podemos entender que, não se pode viver em isolamento social, no que diz respito ao nosso desenvolvimento cognitivo.
Sim eu concordo com o meu colega. O processo de aquisição de informações, que envolve o raciocínio, pensamento, memória, percepção, entre outros, é chamado de cognitivo.
ESSA PARTE DE COGNIÇÃO E DESAFIADOR
Para o aprendizado e importante que o sujeito passe pelos níveis de desenvolvimento, para a assimilação e construção do aprendizado.
concordo, um ser humano necessita do convivio social para melhor desenvolvimento.
Concordo plenamente com nosso colega, o esolamento social pode trazer serias consequências para o sesenvolvimento cognitivo e social não só para a criança em desenvolvimento mas também para socialição do adolecentes que também estão na fase de desenvolvimento.
A zona de desenvolvimento proximal e potencial, pode ser conceituada, como a diferença entre o nível que a pessoa é capaz de fazer com a ajuda de outros (parceiros mais capazes, pai, mãe, professor, etc.) e o nível que pode fazer por si só.
(ZPD) é um conceito importante no campo da psicologia e da educação. Ela destaca a diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e seu nível de desenvolvimento potencial, que pode ser alcançado com a assistência de um parceiro mais experiente.
Concordo!
Vigoskt diz que o aprendizado esta relacionado a interaçao que o idividuo possa ter com outros individuo que esteja em um situaçao de maior relevancia entao posso dizer seguindo a ideia de Vigoskt que o aprendizado pode acontecer por observaçao
De acordo com vigosky , que a aprendizagem se dá por meio das estruturas mentais de cada ser humano.
A ZDP ou Zona de Desenvolvimento Proximal, significa a distancia entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através de solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou colaboração com pessoas mais capazes. (Vygotsky, 1,84:97).
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO É O PONTO PRIMORDIAL PARA AJUDAR A COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS DENTRO DE UMA DETERMINADA AREA DA MENTE HUMANA.
De fato a cooperação apenas pode si dar através da junção de elementos de uma sociedade e com isso a teoria do neurônio espelho si perpétua no fato de haver um maior desenvolvimento em um ambiente enque haja incentivo para isso.Nisto está as informações do meio enque vive e posteriormente o conhecimento aceito durante a formação de pessoas e suas comicações em sua volta.
Na visão dessa teoria a cooperação tem contribuição relevante em cada nível de aprendizado
A interação social do individuo com o meio, é onde acontece a formação de uma pessoa no sentido mais completo, pois é interagindo e reagindo a essa dinâmica da vida, que vai moldando e construindo o ser humano na sua totalidade.
A interação com as pessoas faz com que a criança se desenvolve mais rápido.onde existe amor, incentivo, fica mais fácil.
Concordo…o amor a paciência…faz com que a criança se desenvolve com sucesso….
A aprendizagem tem o seu desenvolvimento no desenvolvimento de cada um em que quer aprender mais do que o que é ensinado e em que realiza tarefas de investigação e não fica com o que normalmente se ensina, mas vai um passo adiante, aprendendo mais profundamente.
A ZPD é a prova que significa o desenvolvimento entre distância e o nível de desenvolvimento real ,mais vai um passo a mais ,aprendendo mais profundamente
Na dualidade dos relacionamentos, a Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial – ZDP; contribui para que na interação com indivíduos de níveis cognitivos mais avançados a criança, ou mesmo o ser em si se desenvolva de forma mais rápida. Assim entendemos a razão da ZDP como um interação inter pessoal que pode acontecer no meio profissional, pessoal ou familiar, permitindo que as pessoas ao se relacionarem aprendam mais com a capacidade cognitiva demonstrada por seu par, ou pares com os quais convive em sua Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) De acordo com Vygotsky, nível em que uma criança pode quase – mas não completamente – compreender ou realizar uma tarefa sozinha. adolescência Estágio do desenvolvimento entre a infância e a vida adulta.
Mostra a necessidade vital uns aos outros em todo o processo da aprendizagem, seja em momentos que requerer capacidade habilidade maior ou em situações de controle.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro (uma criança mais velha). É a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. Ou seja cada um tem sua etapa.
As interações com outros indivíduos corrobora para que as estruturas mentais sejam desenvolvidas e/ou criadas/recriadas, num processo de desenvolvimento da aprendizagem.
A técnica cognitivista é uma estratégia terapêutica baseada nessa abordagem, que visa ajudar os indivíduos a identificar e modificar seus padrões de pensamento e crenças para promover uma mudança positiva no comportamento e nas emoções.
Segundo Vygotsky, defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
Para aprender elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio, e com a cultura.
O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.
Zona de desenvolvimento proximal é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920, é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
eu entendo que conforme acontece o crescimento fisico as estruturas psicologias tambem serao desenvolvidas ao ponto de poder notar o desenvolvimento cognitivo ou seja estrutura de pensamentos aprendendo a superar-se e aproximar-se ao seu potencial.
Para Vygostsky o processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito desenvolvido pelo psicólogo Lev Vygotsky. Refere-se à diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e seu potencial de desenvolvimento com a ajuda de um adulto ou parceiro mais habilidoso. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo ocorre em duas áreas: a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento real refere-se às habilidades e competências que uma pessoa pode demonstrar e realizar de forma independente, sem assistência ou orientação de outras pessoas. Já a zona de desenvolvimento proximal refere-se às habilidades e competências que uma pessoa ainda não pode realizar sozinha, mas que pode alcançar com a orientação ou colaboração de um indivíduo mais experiente.
A interação social favorece o desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
Através de relações sociais, e desafios de novas estruturas mentais ocorre o desenvolvimento de aprendizagem.
A interação com terceiros é fundamental para o desenvolvimento do comportamento e do processo de cognição.
PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE A INTERAÇÃO.
PIAGET TRABALHA COM A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, JÁ VYGOSTSKY COM A INTERAÇÃO DO MEIO
O convívio social tem uma contribuição significativa para o indivíduo.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), tem um papel importante para a compreensão adequada da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento.
As crianças aprendem de maneira mais veloz e em convivio com a sociedade.
O convívio social contribui e muito para a formação cognitiva
sim é fato de que pessoas com capacidade de aprender seguem com uma melhor evolução a traves de um suporte social e educacional com mentores capacitados assim fazendo com que a aprendizagem seja rápida e eficaz para os aprendizes.
Sou apaixonada pelos conteúdos de Vigtosky porque respeita os processos e fases do indivíduo, porque oferece autonomia para a criança dentro da sua própria condição de aprendizagem.
De acordo com o ZPD de cada individuo, que o sujeito pode se desenvolver na teoria cognitivista, cada um entra em um nível, conforme seu tempo de aprendizado.
O Aprendizado se faz através de estruturas mentais,para que o mesmo acontca deve ultrapassar a sua capacidade de criação criando novas estruturas ,respeitando a zona ZDP.
A aprendizagem por imitação é um modelo de aprendizagem fundamental para os seres humanos. Quando se ensina através da demonstração o aprendizado possui mais significado e mais plausível.
O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socio construtivismo ou socio interacionismo.
A cognição significa a aquisição de conhecimento através da percepção, no entanto, o cognitivismo vai além disso, o ser humano consegue interagir com seus semelhantes e com o meio no qual está inserido, sem contudo afetar a sua personalidade e identidade.
A interação é muito importante para a aprendizagem .
Vigotski nos traz uma de suas principais teorias relacionadas a aprendizagem do sujeito, que nos permite compreender o desenvolvimento humano na sociedade, uma vez que o autor parte das interações como meio de se apropriar e modificar do mundo exterior estabelecendo uma relação de interdependência.
Até que os alunos possam demonstrar domínio de tarefas novas ou difíceis, eles recebem mais assistência ou apoio de um professor ou de outra pessoa com mais conhecimento.
Interagir ao meio, e assim, fluir o aprendizado de acordo com seu tempo.
Concordo com a teoria de Vygotsky de que o indivíduo aprende através de estruturas mentais e que esse aprendizado se deve à interação com seus pares. Uma criança criada em um ambiente hostil, sem receber carinho, tende a se tornar um adulto de difícil convivência, a não ser que alguém intervenha e o ensine.
O desenvolvimento cognitivo ocorre quando os pais , professores ou pares mais qualificados ajudam uma criança ao apresentar informações que são novas e estão dentro do ZPD (…) encoraja a independência e o crescimento da criança. Concordo! Suma importância para o desenvolvimento e sucesso é preciso crescer e aprender a viver em sociedade, saber trabalhar em grupo desde a infância.
Concordo! É de suma importância para o desenvolvimento e sucesso é preciso crescer e aprender a viver em sociedade, saber trabalhar em grupo desde a infância.
Não há EU, sem Nós.
De acordo com Vygotsky, nível em que uma criança pode quase –mas não completamente – compreender ou realizar uma tarefa sozinha.
Zona de Desenvolvimento Potencial: é a capacidade que a criança tem de desempenhar tarefas desde que seja auxiliada e com orientações adequadas por adultos ou outras crianças maiores e mais capacitadas. Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP: é a distância entre as zonas de Desenvolvimento Real e Potencial.
A relação e troca de afetos nos níveis de desenvolvimento real, proximal e potencial potencializam a cognição e superação de modus operandis patriarcais o que impede o ser de novas experiências e evolução social.
Onde ha interação o desenvolvimento e mais rápido
O cognitivismo estuda o processamento mental, sem necessariamente focar tanto na interação social ou no papel construtivo do sujeito como o construtivismo. O cognitivismo foca mais nos processos internos da mente, como memória, atenção, percepção e raciocínio, enfatizando como as informações são recebidas, processadas e armazenadas. Ele vê a mente humana como um processador de informações semelhante a um computador.
Na visão de Vygotsky, a aprendizagem é otimizada quando o sujeito opera dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é a diferença entre o que pode fazer sozinho e o que consegue realizar com ajuda. O nível de desenvolvimento real é o que a pessoa já consegue fazer independentemente, enquanto o nível potencial é o máximo que pode alcançar com suporte. Assim, a ZDP é fundamental para criar novas estruturas cognitivas, permitindo que o desenvolvimento avance além das habilidades atuais por meio de apoio adequado.
Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Vygotsky introduziu o conceito de ZDP, que se refere a diferenca entre o que uma pessoa pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. Isso destaca a importancia do suporte social e da colabaracao na aprendizagem.
O processo proposto descreve a progressão do desenvolvimento cognitivo e é importante para entender a aprendizagem e o ensino.
zona de desenvolvimento proximal: podemos definir como a distancia entre o nível de desenvolvimento efetivo( atual), que define as funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação com o potencial (possibilidades de resoluções )