-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
81 comentários sobre “Na prática”
As crianças de acordo com a teoria de Vygotsky, apresentam o desevolvimento real e o desenvolvimento potencial onde ambos tem suas caracteristicas pecuiares, de um lado, crianças autonomas e de outro crianças que depende da ação de um adulto ou de outro crianças para realizarem as mesmas atividade. Mas, segundo Vygotsky, essas ações não depende unicamente o individuo, mas são influenciadas pelo ambiente sociocultural e historico em que vivem.
E porque o nível de aprendizagem está diferente está uns consegue desenvolver de acordo com que a professora ensina outro está ainda no seu momento.
Crianças na mesma idade, pode apresentar um ritmo diferente de aprendizado. Por isso, a necessidade de respeitar essa individualidade. E uma boa maneira de desenvolver suas capacidades, são as atividades colaborativas. Dessa forma, as crianças aprendem não só com o mediador, mas com os coleguinhas de classe que estão mais adiantados, essa experiência pode ser ainda mais motivadora e divertida. O desenvolvimento das crianças, dependem também da sua criação e do meio onde estão inseridas. De acordo com Vygotsky são as diferenças entre cada zona de desenvolvimento.
Análise da teoria de VYGOTSKY – ZDP: Diferença entre os alunos que realizam as atividades individualente daqueles que realizam com auxilio de outros alunos: Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
As diferenças básicas entre as atividades desenvolvidas em conjunto com outras crianças e as atividades feitas de forma individual numa classe de educação infantil estão na interseção entre o desenvolvimento real e o potencial, quando no campo do desenvolvimento proximal as crianças solucionam problemas com a ajuda de colegas mais habilidosos ou experientes, quando a que desenvolve atividades isoladamente se encontra ainda distante do aspecto da zona proximal.
Estou de acordo com o colega,e quão importante o socializar para que o conjunto de tudo possa contribuir no desenvolvimento de cada ser.
estou de acordo com colega!!!
As crianças segundo a teoria de Vygotsky, estão expressando o desenvolvimento que possuem, cada uma no seu tempo, algumas mais amadurecidas outras em maturação com relação a proposta da professora.
Revela que a distância entre o nível de desenvolvimento real do indivíduo, reconhecido por meio de suas capacidades para solucionar problemas de forma autônoma, e o nível de desenvolvimento potencial reconhecido por meio de ações que o indivíduo realiza com o auxílio de adultas ou de outras crianças em um estágio de desenvolvimento mais avançado é definida como Zona de Desenvolvimento Proximal.
Segundo esta teoria, este fato ocorre devido a diferença de níveis de cada indivíduo, uma esta em um processo de maturação , enquanto o outro que precisa do auxílio de outro aluno possui o potencial mas ainda em estado embrionário.
Uma foi doutrinada ensinada a ter mais autonomia de agir e outra não seguindo seu próprio ritmo fluxo
Segundo a teoria apresentada por Vygostysk temos a ZPD, ou seja, zona de desenvolvimento proximal, apresentando a diferença entre a criança que consegui realizar a tarefa proposta sozinha e que necessita do auxílio de um colega mais experiente. Vygostyk enfatiza que o aprendizado ocorre mais eficasmente dentro da ZPD, onde a criança é desafiada a fazer sozinho, e mesmo assim necessita do auxílio para ter sucesso no desafio proposto.
Logicamente que o desenvolvimento real de qualquer criança esta ligado ao meio sociocultural em que vive. quanto mas os adultos os torna dependentes de se mesmos em casa; essas características será desenvolvidas ao logo da vida em qualquer ambiente que for inserido.
As crianças possui caracteristicas individual em seu processo evolutivo , conforme teoria Vygotsky o desenvolvimento a aprendizagem é um aspecto necessário e universal das funçoes psicológicas.
Nesta teoria de Vygotsky,ele apresenta uma ciência que estuda como nós seres humanos, percebemos que as crianças estão sendo a concepção relacional, mas não tem como transferir a conta do comportamento humano, a visão selecionista da mente de cada processo de uma criança.
Aquelas que são independentes, provavelmente são orientadas com essas características.
Enquanto que as dependentes podem estar relacionadas a falta segurança que não obtive até então em seu meio de convivência.
AQUELES QUE SAO DEPENDENTES DO ADULTO, NAO FORAM PROVOCADOS DE MANEIRA CORRETA, OU É DE SUA PROPRIA PERSONALIDADE.
A vida social é um processo dinâmico pelo qual o individuo internaliza a matéria prima fornecida pela cultura não sendo, pois , um processo de absorção passiva, mas de transformação, em síntese.
Segundo Vygotsky o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com outros indivíduos e com o meio.
As crianças em si elas tem habilidades e muita facidade de se adaptar ao que é novo.
Para Vygotsky, A criança constrói a sua realidade através do que a sociedade lhe mostra. Para Piaget constatou que as crianças não se comportavam e raciocinavam como os adultos.
A crianças q depara com dificuldade de se entrar,prefere ser independente. Outros têm
Muita facilidade de fazer amizade estudar juntos.
Esse Grupo de alunos que a professora fez e dividiu em grupo de cinco x 8 =40 ,os grupos apresenta dois problemas relacional, potencial e individual ,a vida social é dinâmico na sociedade ,para Jean Piaget as crianças já começa a construir a sua identidade para viver a realidade é o que diz Vygotsky
A diferença entre os alunos poderia ser explicada segundo Vygotsky pelas estruturas naturais e as estruturas superiores do pensamento humano e também pela Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
As criança quer realizam suas atividade individuais estão com onivel de desenvolvimento mais avançado que os que não conseguiram.
Tem crianças que já são independentes..já com conhecimentos e outras necessitam de ajuda,precisando do outro….
Algumas crianças aprende as coisas mais rapido que outras segundo o pesquisador essas crianças nao depende muito das outras porqur jatem um certo conhecimento.
A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, é nesse intervalo que a criança atravessa o caminho, aperfeiçoando suas habilidades potenciais em reais consolidadas, tornando-a capaz de realizar tarefas sozinhas de maneira autônoma, para isso é necessário a ajuda da professora, ou até mesmo de uma criança que tenha mais experiência.
“A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mais cedo ou mais tarde, mas que atualmente estão em estado embrionário” (VYGOTSKY, 1978).
O nível de desenvolvimento de uma criança está ligado ao meio sociocultural em que ele vive. A criança que tem dificuldade de se adaptar se exclui , enquanto outras tem mais facilidade de se expressar e comunicar .
Piaget e Vygotsky são duas grandes figuras do estudo da psicologia evolutiva e do desenvolvimento. Suas teorias influenciaram uma série de autores, desde os clássicos até os modernos. Graças a eles, podemos entender, a partir de uma perspectiva ampla, como as crianças se desenvolvem.
As diferenças entre os alunos que realizam atividades individualmente e os alunos que realizam atividades com auxílio podem ser explicadas pelo fato de que alguns alunos podem ter internalizado mais facilmente as representações mentais de seu grupo social e são capazes de realizar tarefas de forma autônoma, enquanto outros ainda estão em processo de internalização e precisam do auxílio dos colegas para completar as tarefas.
A junção de todos os meios interagindo com sequências individuais, coletivas e de amparo por parte da professora podem gerar adaptabilidade individuais e assim estás capacidades irão si montar de acordo com o auxílio do ambiente.Contudo podemos finalizar a ideia com métodos onde estejam acessíveis a todos com uso de didáticas que estejam ao alcance de todos.O uso de ferramentas que incentivem as questões sensoriais alimentam cognitivamente um positivo fator que interaja entre todos.
As crianças que resolveram o problema de forma autônoma estão em nível de desenvolvimento real, e as crianças que buscaram auxílio para resolução do problema estão em nível de desenvolvimento potencial, que segundo a teoria de Vygostky é a zona de desenvolvimento proximal, onde cada criança se. Desenvolve a seu tempo.
De acordo com algumas teorias, explica a extroversao e a introversao algumas crianças tem facilidade em pedir ajuda, outras se tornam independentes e resolutivas. Assim, algumas expressam que estao mais desenvolvidas que as outras.
Cada indivíduo tem suas características e suas cargas emocionais e identidade. Tem as autônomas e as que necessitam de auxílio de outros quer sejam adultos ou outras crianças. Deve se atentar para os métodos de ensino para proporcionar um aprendizado mais homogêneo e igualitário.
Cada individuo possui caracteristicas proprias, então vai de desenvolvimento de cada um, lembrando que os mais timidos teriam a dificuldade de falar e partilhar em um grupo.
As crianças não aprendem da mesma forma e nem no mesmo ritmo, daí a importância de se respeitar essas diferenças e desenvolver atividades que favoreçam o estímulo a essas ajudas de forma que ambos possam interagir em é de igualdade nas diferenças. Dessa forma, todos ensinam e todos aprendem mutuamente. Outra alternativa seria atividades diferencias de acordo com nível de cada um ou agrupamentos em níveis de aprendizagens aproximados (Nem muito próximo e nem muito distante).
É importante notar que, embora a psicanálise tenha sido uma abordagem pioneira e influente no campo da psicologia, suas ideias e conceitos específicos sobre o desenvolvimento infantil são objeto de debate e críticas. Abordagens contemporâneas, como a teoria do apego e a teoria do desenvolvimento socioemocional, oferecem perspectivas alternativas e complementares sobre o desenvolvimento das crianças.
A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
Cada criança dentro do seu espaço tempo revela uma maturidade diferente da outra, podendo assim construir uma iniciativa de fazer e organizar de maneira diferente as atividades propostas.
A criança tem sua individualidade por isso o cuidado ao trabalhar com cada uma dela
Com a individualidade da criança os cuidados ao trabalhar com cada uma delas devem ser diferentes.
O desenvolvimento humano está relacionado
ao processo de interações com o outro, pois é nesse momento que o signo é
utilizado como um meio para organizar e orientar as ações humanas. Assim, a
linguagem socialmente construída, como um sistema de signos, é a mediadora
do desenvolvimento humano. Para Vygotsky, o desenvolvimento cultural se
fundamenta no uso dos signos e sua incorporação ao desenvolvimento humano
ocorre, inicialmente, de forma social (externa) e, depois, individual (interna).
A Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do suporte adulto no processo de aprendizado e desenvolvimento das crianças. Ela reconhece que as crianças são capazes de realizar tarefas além de seu nível atual de desenvolvimento quando recebem o suporte adequado, permitindo um progresso significativo em sua aprendizagem.
As crianças possuem características próprias e únicas, contudo de acordo com a teoria de Vygotsky, esse desenvolvimento define as funções que estão em maturação, e funções que irão amadurecer, mas estão presentes em estado embrionário.
A discrepância entre uma Criança que consegue realizar a atividade individual, para a outra Criança que não consegue, somente por meio de auxílio é:
A Zona de Desenvolvimento Proximal- Onde uns amadurecem e outros se encontram em processo de maturidade.
Att
Caroline Val
as crianças que necessitam de ajuda de outros para realizar as tarefas, encontram-se na ZDP, zona de desenvolvimento proximal, ou seja tem potencial mas ainda não desenvolveram o suficiente.
Partindo da compreensão das concepções de zona de desenvolvimento real, que é o que a criança já sabe fazer sozinha, e zona de desenvolvimento potencial, que é o que a criança ainda não sabe fazer sozinha, mas é capaz de fazer com a intervenção do outro. Pode-se compreender que zona de desenvolvimento proximal, para Vygotsky, é área que fica entre o que já foi aprendido e o que está em processo.
Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já consegue realizar com a ajuda de alguém).
Para Vygotsky o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno.
muito bom
Isso se dá por conta das crianças estarem em estágio de maturação diferentes, embora sejam da mesma faixa de idade, sendo influenciadas pelo ambiente e sua interação com ele, pelo modo de criação dos cuidadores, pela cultura e condições sócio econômicas.
A Zona de Desenvolvimento Proximal consiste no campo interpsicológico, constituído na e pelas interações sociais em que os sujeitos se encontram envolvidos com problemas ou situações que remetam à confrontação de pontos de vista diferenciados.
Então, algumas crianças desenvolvem o aprendizado sozinha e outras coletivamente, são fazes que ambas irão passar, as vezes sozinha e as vezes coletivamente Segundo Vygotsky é aproveitar o melhor de cada um. Uns irão desenvolver mais veloz que os outros.
O professor é um nediador, um facilitador da aitonomia dos alunos. Cada aluno tem seu próprio tempo na aprendizagem.Quando a criança não alcança habilidades básicas dentro do tempo considerado necessário deve- se redobrar atenção, pois um atraso prolongado pode indicar a falta de estímulos para se desenvolver. Muitos pais têm problemas em lidar com adversidades, por isso ignoram os indícios e negligenciam esse atraso no desenvolvimento que se torna prejudicial. Não se deve fazer comparações entre o nivel de desenvolvimento de aprendizagem das crianças e sim para as que necessitam fornecer um diagnóstico. Deve- se reduzir as chances de uma criança ter dificuldades de adaptação social, cognitiva e acadêmica.
“Cada indivíduo é único e não divisível, e nessa sala todos na a mesma faixa etaria, fica bem claro quê alguns são independentes enquanto outros vão cada um no seu tempo ,mas devemos levar em conta, meio em que vivem, social, ambiental, espaço físico, pois tudo influência o desenvolvimento e rendimento de cada criança.”
A forma como as crianças são educadas influencia em seu comportamento, algumas são estimuladas a ensinar, dividir e isso reflete na maneira em que se comportam. Algumas características, as crianças já a apresentam desde cedo, outras são maturadas pelo ambiente e estímulo.
A forma como as crianças são educadas influencia em seu comportamento, algumas são estimuladas a ensinar, dividir e isso reflete na maneira em que se comportam. Algumas características, as crianças já a apresentam desde cedo, outras são maturadas pelo ambiente e estímulo.As características individuais, pertencentes a cada um, finalizam o nosso desenvolvimento.
A ZDP pode ser definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real do indivíduo, que pode ser reconhecido por suas capacidades para solucionar questões de forma autônoma, e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser reconhecido pelas ações que o indivíduo realiza com o auxílio de adultos ou de outras crianças em um estágio de desenvolvimento mais avançado.
As crianças que realizam atividades com auxílio de outros estão num nível de desenvolvimento abaixo das que já são capazes de desenvolver atividades sozinhas, porque estas já estão mais autônomas em seu processo de aprendizagem. O importante é que os educadores e pais estejam atentos a esses detalhes, perceber que as crianças tem níveis de evolução de aprendizagem diferentes e isso precisa ser respeitado para não gerar traumas de aprendizagem futuros.
As duas teses acredito que estão corretas tanto de Vygotsky quanto Piaget,existem crianças com amadurecimento,um QI mais elevado!
Segundo Vygotsky essas ações não dependem unicamente do individuo , mas são influenciadas pelo ambiente em que vivem e cada uma vai ter um desenvolvimento no seu tempo de maturação.
No processo de aprendizagem, os indivíduos apresentam diferentes modos de comportar-se, assim, uma vez respeitadas tais diferenças, é possível promover a igualdade de condições e oportunidades para o aprender.
Segundo a Teoria Cognitiva o desenvolvimento se dá através de processos mentais, fatores biológicos e socioculturais.
Em uma sala de aula percebemos os diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo: existem crianças que fazem suas atividades sozinhas (independentes) e aquelas que precisam e aceitam o auxílio de outras. Importante respeitar o processo de maturação e os diferentes estágios do processo de aprendizagem do indivíduo.
O professor , o educador ou o responsável é a figura principal na aprendizagem, quando ele entende que existem coisas que as crianças são capazes de realizar sozinhas e as que são realizaveis com a ajuda de um adulto, ele pode utilizar de estratégias para ensinar habilidades do modo mais pratico possível, dando aos aprendizes ou alunos aos poucos ou de forma gradual incentivos e liberdade para realização de atividades de forma independente como se fosse uma graduação subindo degrau por degrau.Cada ser humano ou criança é diferente da outra , deve-se respeitar seu próprio ritimo
Para Vygotsky, O desenvolvimento humano está relacionado ao processo de interações com o outro, pois é nesse momento que o signo é utilizado com um meio para organizar e orientar as ações humanas. O ser humano deve ser compreendido na interação com o mundo à sua volta.
Ao meio interagimos e assim, a aprendizagem acontece através do signo.
O desenvolvimento não se dá da mesma forma e ao mesmo tempo para todos, cada indivíduo “realiza” o seu desenvolvimento com base nas peculiaridades de cada um.
As crianças que realizam as tarefas individualmente já apresentam um desenvolvimento real, enquanto aquelas que necessitam de ajuda ainda apresentam o desenvolvimento potencial.
A ZDP significa que a criança está na fase da maturação ainda.
A partir da integração da teoria de Vygotsky e da perspectiva psicanalítica, podemos entender que os alunos que trabalham individualmente estão explorando sua ZDP de forma autônoma, enquanto os que trabalham após os outros concluírem estão utilizando a mediação social para aprender e se sentir seguros. Em termos psicanalíticos, esses comportamentos refletem diferentes níveis de ego, autoestima e mecanismos de defesa, mostrando como a interação entre fatores internos e sociais molda o aprendizado e o comportamento dos alunos.
Segundo Vygotsky quando uma criança já sabe andar, amarrar os sapatos, construir uma torre de cubo de diversos tamanhos significa que ela já sabe realizar determinadas tarefas sozinha., ou seja sem o auxilio de outras pessoas. Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas sozinha de nível de desenvolvimento no entanto para Vygotsky não basta para compreender a evolução da criança apenas pelo desenvolvimento real, mas também com seu nível potencial no qual a criança é capaz através da instrução de realizar a tarefa junto com seus coleguinhas ou sob a orientação de um adulto. Partindo desse pressuposto dos níveis real e potencial que Vygotsky postula e define a zona de desenvolvimento proximal que seria a distância entre o níveis de desenvolvimento real se referindo a capacidade de solucionar problemas independente e o nível potencial na qual a criança comparte saberes mutualmente na solução de problemas com seus coleguinhas ou professores mais capazes.
Ha dois níveis de desenvolvimento entre os alunos, o desenvolvimento real, aqueles que conseguem resolver os exercícios de forma autônoma e o desenvolvimento potencial, aqueles que necessitam de auxilio.
Quando a criança está ou entra na fase de maturação.
A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mais cedo ou mais tarde, mas que atualmente estão em estado embrionário.
Algumas crianças desenvolvem mais rápido que as outras segundo ele .
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificado Vygosky: um real, já adquirido ou formado, que determinam que a trinca já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito central na teoria de Lev Vygotsky e refere-se à distância entre o que uma pessoa (geralmente uma criança) pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente (como um professor, mentor ou colega mais avançado).
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano está relacionado com o processo de sua interação estabelecida com os outros. Assim, quanto maior o nível de interações, maior seria seu nível de desenvolvimento, portanto, sua capacidade de lidar com situações diferentes de forma autônoma. A ZDP define o processo de maturação de habilidades que ainda não foram desenvolvidas, mas estão em estado embrionário de desenvolvimento.
Na teoria sociocultural de Lev Vygotsky a criança se refere à diferença entre o que pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de alguém mais competente (como um adulto ou um colega mais avançado).
A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e o espaço entre o desenvolvimento atual da criança e seu potencial de desenvolvimento. Os principais elementos da ZDP incluem interação social, mediaçao, potencial de desenvolvimento e aprendizado ativo. Esses conceitos reforçam a ideia de que o aprendizado e um processo dinãmico e interativo.
Na perspectiva de Vygotsky, a diferença entre os alunos que realizam as atividades de forma autônoma e os que necessitam de auxílio dos colegas pode ser explicada pela zona de desenvolvimento proximal (ZDP). A ZDP é a distância entre o que uma criança pode fazer sozinha (seu nível de desenvolvimento real) e o que ela pode fazer com a ajuda de outros, seja de adultos ou de colegas mais experientes (seu nível de desenvolvimento potencial).
Os alunos que completam as tarefas de forma independente já estão atuando dentro de seu nível de desenvolvimento real, ou seja, têm habilidades suficientes para resolver os problemas sem ajuda. Por outro lado, os alunos que necessitam do apoio dos colegas estão na ZDP, onde o auxílio externo os permite alcançar níveis de desempenho que, sozinhos, ainda não conseguiriam. Esse apoio é essencial para que eles avancem no processo de aprendizagem, pois, com o tempo, essas atividades mediadas se tornarão parte de suas capacidades autônomas.
Assim, o papel da interação social, principalmente o auxílio de colegas, é central no desenvolvimento cognitivo segundo Vygotsky, pois acelera a internalização do conhecimento.
A Zona de (ZDP), pode ser definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real do indivíduo, que pode ser reconhecido por suas capacidades para solucionar questões de forma autônoma, e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser reconhecido pelas ações que o indivíduo realiza com auxílio de adultos ou de outras crianças em um estágio de desenvolvimento mais avançado.