-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
41 comentários sobre “Saiba mais”
A abordagem de Skinner seria a criação de estados comportamentais, ou seja, processos comportamentais que levam a respostas funcionais emitidas por meio de controlar eventos comportamentais que responderiam a um padrão, realizados pela manipulação relacional ambiente e os processos comportamentais.
Concordo com a colocação da colega
E verdade eu concordo também com o meu colega.
Skmer aborda o estado comportamental .
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Sua resposta está perfeita.
em minha opiniao e tendo em vista que o comportamento e uma impressao do que sentimos e pensamos sera necessario um novo apredizado para que se posa impremir novos comportamentos
Sobre o comportamento humano, não sente a necessidade de padrões e critério de prova, características de uma ciência exata as uniformidades no comportamento São óbvias mesmo sem eles.
Ao meu ver essa teoria se resume a um estímulo externo a um determinado indivíduo e após a sua reação ou resposta podemos identificar o que ele está sentindo ou prever sua reação.
Skinner enfatiza a necessidade de o conhecimento ser útil e ter um significado pratico. Para ele, a ciência poderia e deveria ser um corretivo para os problemas humanos. Suas principais justificativas para, primeiramente, ressalta a importância da ciência para sociedade no pensamento skinneriano.
Skinner enfatizava que para si alcançar os meios comportamentais que iriam influenciar a sociedade para a obtenção de meios que possam ter possibilidades de programar certos padrões que poderia proporcionar efeitos não nocivos teria que trabalhar para condicionar o indivíduo com o intuito que obter o padrão de controle que si podesse considerar normal.
Atualmente ,não se pode pensar no estudo do comportamento humano sem considerar a abordagem cientifica a este objeto.
Analisando cada conversa, podemos entender seus sentimentos, sua reação, descobrindo suas necessidades
trata de estudo sobre comportamento com a ciencia projecao ,contigencias expermentacao em estudo cientifico
Skinner trouxe, com ênfase, uma observação que se tornou um processo, que determina a possibilidade de programação de padrões, que podem ser benéficos ou não para o individuo ou sociedade.
Tudo está relacionado à resposta de um estímulo, embora em muitos casos não associemos isso, se não percebemos está relacionado a uma ação condicionada e uma resposta positiva ou negativa. Exemplo: No trabalho, será dado um bônus para a pessoa que fizer mais vendas em um dia. Nesse caso, teremos uma pessoa que terá uma resposta positiva à referida condição e uma resposta negativa. Este é um dos vários cenários aos quais podemos expor essa condição.
Aprendizagem no processo da jornada vida: Mudanças, inovações, estímulos motivacionais, tensões conflitantes, tensões ambientais, alegrias e desgostos, escolhas que fluem consequências que estimulam modelos sequenciais ou não. O comportamento Modelo “PADRÃO IDEAL” será desafiado constantemente pelo ambiente social em que interage consigo mesmo e com o próximo, todavia o não moldar-se pelas concupiscência da carne é o maior desafio do ser humano, pois implica: estimulo, resposta e processo em cada evento comportamental, estado comportamental e processo comportamental.
A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo.
Para o behaviorismo radical, o homem é educado (moldado) pela natureza. Seus comportamentos psicológicos são uma resposta aos estímulos que recebe desde o nascimento.
Os principais desenvolvimentos da vida intelectual de Skinner foram:
conceito de condicionamento operante;
acréscimos nos fundamentos e conceitos da teoria behaviorista;
criação do behaviorismo radical;
criação do experimento da caixa de Skinner.
Interessante que Skinner baseia-se na idéia que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio, assim, uma resposta produz uma consequência.
Para Skinner o conceito da ciência e comportamento humano ,utiliza-se mediações de padrão de conduta ,ou seja as situações diferentes que rementem a definir padrão de respostas, e é assim desse modo, cada pessoa tem uma resposta individualizada ,a depender de determinados críterios.
Mai uma vez se percebe que os estímulos advindos do ambiente também contribui para a formação do comportamento e da personalidade do sujeito e que esse comportamento pode ser aprendido por estímulos repetitivos e condicionados.
Skinner entendia que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
Que as mudanças no comportamento são resultado de uma resposta individual a eventos ou estímulos que ocorrem no meio, desta forma uma resposta produz uma consequência.
Os estímulos contribui para entender o comportamento além de ajudar na personalidade da pessoa.
Um abordagem sobre Skinner, feitos por diversos autores, onde compreendemos melhor a sua lógica sobre o comportamento e desenvolvimento do ser.
Pode ser estimulos, ou comportamentos naturais,
As observações de Skinner sobre o comportamento humano ainda são estudados até o dia de hoje.As observações,reforços e punições fazem parte do nosso dia a dia.
“Skinner fez um vasto trabalho para humanidade,cujas observações são estudadas até nos dias atuais , reforços, observações, punições fazem parte da nossa vida desde o momento que nascemos e nos acompanha a vida toda.”
Skinner tem relevância exponencial nos estudos voltados para a ciência do comportamento. Por discordar da psicologia mecanicista e se concentrar na teoria da evolução das espécies de Darwin, seu método empírico de pesquisa, alcançou resultados brilhantes. Ele foi muito influenciado pelas ciências biológicas, na criação de conceitos como comportamento operante, eventos privados, comportamento verbal, reflexo, etc. Partindo do princípio que qualquer teoria do comportamento deveria ser provada , tornou possível à psicologia se tornar ciência. Se valeu de outros teóricos como Mach e Bridgman, para compor o operacionismo e o externalismo observados no comportamentalismo.
Skinner defende a abordagem behaviorista para a psicologia, que enfatiza o estudo do comportamento observável.
O comportamento é determinado por estímulos e consequências.
O condicionamento operante é um tipo de aprendizagem em que o comportamento é reforçado ou punido.
O reforço aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente, enquanto a punição diminui a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente.
Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo. Para o behaviorismo radical, o homem é educado (moldado) pela natureza. Seus comportamentos psicológicos são uma resposta aos estímulos que recebe desde o nascimento.
Ficou evidente o genuíno interesse de Skinner em psicologia voltada para a área comportamental dos indivíduos, em uma abordagem predominantemente científica.
Dada a extrema complexidade do comportamento humano, uma ciência que se volte para ele deve, segundo Skinner, valerse de algumas “ferramentas” que lhe facilite o contato com esse objeto. Nesse sentido, seriam importantes para a sua investigação:
● uma busca pelo controle e simplificação das condições envolvidas (que poderia ser entendida como uma preferência pela
experimentação);
● uma busca por descrições quantitativas das relações funcionais, especialmente em termos de freqüência e probabilidade;
● atitudes de honestidade intelectual e cautela no estabelecimento de conclusões;
● a adoção da previsão e do controle como critérios últimos de validação do conhecimento
Skinner sempre justificou (e lutou) por uma ciência do comportamento com base na crença de que ela poderia ajudar na resolução da maioria dos grandes problemas com que nossa cultura convive. Para ele, o sentido último do empreendimento de uma análise do
comportamento não era teórico, mas prático:o objetivo final dessa ciência seria o de promover a sobrevivência da cultura (Dittrich,
2004)
Essa resposta voltada a um comportamento externo, amplia a possibilidade de conhecimento sobre o indivíduo, suas tendências e estímulos, skinner defende a ideia de uma ciência corretiva, e isso nos abre um leque de possibilidades.
material didático muito bom e de fácil compreesão
Além disso, Skinner defendia a importância da análise do comportamento e do uso de técnicas comportamentais para modificar e controlar o comportamento humano. Sua abordagem teve uma grande influência na psicologia, na educação e em outras áreas relacionadas ao comportamento humano.
A abordagem de B. F. Skinner na psicologia científica, embora influente, frequentemente mal interpretada, destaca-se por seu foco na análise funcional do comportamento. Em seu trabalho, especialmente em “Ciência e Comportamento Humano” (1953), Skinner enfatizou a importância dos dados empíricos, do operacionismo e do experimentalismo, e introduziu conceitos como a multideterminação do comportamento e o externalismo. Sua teoria representa uma tentativa de construir uma psicologia mais científica e objetiva, influenciada pela Biologia, e continua a impactar o campo ao provocar debates sobre a ética e a prática do controle do comportamento.
Seus experimentos com a Caixa de Skinner demonstraram como animais (e seres humanos) podem aprender comportamentos complexos através do reforço e punição.
entende-se que o condicionamento operante molda o comprtamento.
No livro, Skinner defende que o comportamento humano pode ser explicado e modificado por meio de reforços e punições no ambiente. Ele acredita que, utilizando uma abordagem científica, é possível entender e controlar o comportamento para gerar mudanças positivas em diversos contextos da vida.
Skinner aborda com propriedade a teoria comportamental, ele afirma que o comportamento humano é resultado de estímulos do ambiente.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
comportamentos são causados pela história de reforçamentos vividos por cada indivíduo. Bem como pela genética e evolução de sua cultura, como dito anteriormente. Então, conforme estes critérios, ocorrem comportamentos e emoções humanas, ainda que realizados de forma inconsciente.