-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
75 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
Gostei muito,quero continuar..
-
Maravilhoso curso,excelente apresentação de conteúdos, estou amando estudar.
-
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
VoçÊ concluiu o curso de psicanalise clinica e integrativa em 6 meses, ou um deles em 6 meses?
-
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!! -
Vamos firme!
-
Meus agradecimentos pela IEVI,curso de interação interativa, muito bom da psicanálise, parabéns pelo desenvolvimento intelectual abrangente.
-
Gostaria de iniciar formação de Psicanalista Clinico, mas preciso de mais informações. Tenho visto aqui nos comentários pessoas reclamando que não conseguem acessar links, materiais, certificados…e que não obtiveram respostas de whatsapp e e-mail.
Eu também estou aguardando resposta pelo whatsapp.
Não quero acreditar que esta instituição seja uma fraude!!!
Vi muitos comentários positivos com relação a formação, ao material e ao prórpio curso, e gostaria de poder participar disso.
Aguardo retorno para efetuar inscrição.
Grato
-
“O curso de Psicanálise Integrativa do IEVi é uma verdadeira joia para quem busca uma abordagem inovadora e holística da psicanálise!
Este programa supera todas as expectativas ao unir as bases clássicas da psicanálise com abordagens contemporâneas de forma harmoniosa e profundamente enriquecedora. O que mais impressiona é como o curso consegue integrar diferentes escolas de pensamento – desde Freud e Jung até as perspectivas mais atuais – criando uma visão completa e multidimensional do ser humano.
A metodologia é brilhante:
✨ Combina teoria sólida com aplicações práticas imediatas
✨ Oferece ferramentas terapêuticas integrativas poderosas
✨ Aborda tanto aspectos intrapsíquicos quanto relacionais
✨ Desenvolve habilidades para trabalhar com diversos perfis de pacientesOs professores demonstram não apenas profundo conhecimento teórico, mas também uma rica experiência clínica, compartilhando casos reais e estratégias efetivas. O material didático é excepcional – completo, organizado e atualizado com as últimas pesquisas na área.
Para quem deseja expandir sua prática clínica com uma abordagem mais abrangente e eficaz, este curso é simplesmente indispensável. Uma formação que transforma não apenas a prática profissional, mas também a visão sobre o processo terapêutico como um todo.
Parabéns ao IEVi por oferecer um programa tão revolucionário e bem estruturado na área da psicanálise integrativa!”
Os comentários estão fechados.
39 comentários sobre “Saiba mais”
A neurociências cognitiva hoje ampliou amplamente o estudo da percepção e o cerébro, com os sentidos, na construção do desenvolvimento humano e seus processos socioeducativos.
Para William James há uma consciência seletiva (corpo/mente), com caraceterísitcas básicas do pensamento sobre a percepção , de caráter cognitivo, que escolhe aquelas sensações que irão constituir o comportamento e a realidade do individuo.
Entender as atividades cerebrais que levam influênciam o comportamento humano.
Neurociência cognitiva ou neuropsicologia – trata de todas as capacidades mentais relacionadas a inteligência como a linguagem, memória, autoconsciência, percepção , atenção, aprendizado entre outras.
É que os estudos teórico nós dar um direcionamento de como construir um aprendizado na percepção desenvolvimento socioeducativo.
Concordo com a colega
Os processos psicológico básicos são: sensação e percepção, e os processos psicológicos superiores são: pensamento, linguageme o comportamento volativo (que envolve a vontade). Os fenômenos culturais relacionam-se aos processos psicológicos à medida em que um é produto e, ao mesmo tempo, produtor do outro.
William James, em seu trabalho, explora a ideia de que a percepção é subjetiva e está profundamente ligada à experiência individual. Ele considera a percepção como parte de um fluxo contínuo de consciência, no qual o indivíduo está constantemente integrando e interpretando suas experiências. Para James, a verdade não é uma abstração objetiva, mas algo que é vivido e experimentado de maneira única por cada pessoa.
Em sua teoria, a verdade subjetiva é aquilo que se ajusta às necessidades e experiências do indivíduo, sendo moldada pelas suas emoções, desejos e crenças. Ele destaca que a percepção não é um reflexo perfeito da realidade, mas sim uma construção dinâmica que busca servir à adaptação do sujeito ao ambiente.
James também discute a ideia de que a verdade está em constante evolução. A verdade percebida por um indivíduo pode mudar com o tempo, conforme sua experiência e compreensão do mundo se alteram. Dessa forma, a percepção e a verdade estão sempre em interação com o contexto pessoal de cada pessoa, tornando a verdade uma experiência subjetiva e fluida, mais do que um conceito fixo.
pois bem enterder como o ser humano percebe os acontecimento a sua volta tambem poderar dar uma noçao de como sera sua reaçao sendo assim ficara mais tranquilo para desenvolver um trabalho preventivo
A insatisfação crônica com a imagem corporal ocorre porque, em vez de ser um complemento ao ser feminino (elementar), o investimento no embelezar-se acaba sendo tomado como um compromisso obrigatório. Há uma inversão importante aí: de complemento, a busca pelo ideal se torna condição (ilusória) de completude, e o sujeito perde para ele o estatuto de elementar.
Um povo é o desvio da natureza, por suas virtudes na luta do seu patrão de beleza.
Pois bem para entender o ser humano é preciso pesquisar sobre vários fenômenos e estudar a fundo o quanto é delicado ajudar o próximo na questão psicológica pois a muitos conceitos e valores construindo sobre a vida de cada individuo.
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E UM CAMPO DE PESQUISA QUE INVESTIGA O CÉREBRO ESTUDANDO COMO ELE SUSTENTA AS ATIVIDADES MENTAIS,RELACIONADAS Á COGNIÇÃO OU SEJA,COMO OCORREM OS PROCESSOS DE PERCEPÇÃO,PENSAMENTO,APRENDIZAGEM E MEMÓRIA,COMPREENDENDO DESTA FORMA O COMPORTAMENTO HUMANO.
Pra entender o ser humano tem que conhecer melhor,avaliar,investigar,estudando cada indivíduo.
O auto conhecimento e o autocuidado são determinantes no processo de aceitação do eu como ser humano dinâmico e com qualidades superiores a qualquer padrão imposto pela sociedade através da cultura. Assim como a cultura pode influenciar o indivíduo, o mesmo também pode contribuir para modificá-la ou mantê-la tal qual como é, através do seu comportamento. O importante é mexer-se!
A Neurociência Cognitiva busca, através de diversas metodologias investigativas, analisar como acontecem as atividades mentais relacionadas à cognição em áreas cerebrais. As funções cognitivas permitem ao cérebro processar informações transmitidas pelos sentidos, registrando e recuperando quando necessário. A maior capacidade cognitiva do ser humano é aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa.
Percebo que a percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, entendo que a percepção é um conceito subjetivo, se relaciona com o cérebro, numa abordagem amplamente estudada pela neurociência cognitiva.
A sensação e a percepção trabalham em conjunto para nos fornecer uma experiência coerente e significativa do mundo. A sensação fornece os dados brutos dos estímulos sensoriais, enquanto a percepção organiza, interpreta e dá significado a esses dados. É importante destacar que a percepção não é uma reprodução exata da realidade, mas sim uma construção subjetiva baseada em nossas percepções individuais, filtros cognitivos e influências contextuais. Em resumo, a sensação é o processo de detecção de estímulos sensoriais, enquanto a percepção é o processo de interpretação e organização desses estímulos para criar uma experiência consciente e significativa do mundo ao nosso redor.
A neurociência trata as capacidades mentais como estrutura de linguagem, auxiliando os sentidos, ampliando o conceito de inteligência.
A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos tato. paladar, olfato, audição, visão, o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações , assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.
A Filosofia moderna compreendia que as percepções eram resultado da Hereditariedade e Crenças. E a Neurociência, por ser mais Contemporânea e por respeitar outros campos do saber, como a Medicina, Psicologia, Ciência e Física…constatou via pesquisa que além das condições epgenéticas ocorre um fenômeno movido por relações interpessoais e ambientais.
A ciência moderna também contribuiu para outras descobertas! Como a “Neuroplasticidade”…ou seja, nosso Cérebro é plástico, podendo sofrer alterações em suas “Sinápses”. Alterações estas, motivada por estímulos e vivências entre seres humanos.
Att
Caroline Val
A percepção refere-se à função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais dando significado ao seu meio.
Realmente um estudo profundo que nos leva a entender que para conhecer o ser humano temos avaliar, investigar e estudar cada um individualmente, que todos somos diferentes.
Concordo com o comentário do colega
“NEUROCIÊNCIA E NEUROPSICOLOGIA CAMINHAM JUNTAS PARA QUÊ TODA PERCEPÇÃO DO CÉREBRO ATRIBUAM O TATO, OLFATO, PALADAR QUÊ SÃO NOSSOS ESTÍMULOS SENSORIAIS.”
O padrão de beleza é algo cultural, algo que a sociedade impõe e as pessoas absorvem e se tornam reféns, mesmo sendo diferentes.
O padrão de beleza é algo cultural, algo que a sociedade impõe e as pessoas absorvem e se tornam reféns, mesmo tendo biotipos diferentes.
Para as neurociências, percepção refere-se à capacidade, nos seres humanos, de associar as informações sensoriais à memória e à cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento.
A natureza e a cultura interagem na experiência do ser humano, contrinuindo para formação do cérebro e para o estabelecimento de Sinapses.
A neurociência, analisa o comportamento e as emoções humanas, os fenômenos da mente humana. O maior envolvimento dos neurocientistas, está a melhor compreensão das bases biológicas, psicológicas e pedagógicas. A Neurociência comportamental, ligada à Psicologia estuda o que está por trás da conduta humana, estudando como o inconsciente afeta o processo da tomada de decisões.
excelente texto a neurociência ainda têm muito a contribuir para ciência da psique humana, seja para entender o comportamento como também as neuroses causadas pelas questões culturais e modo de interagir no mundo contemporâneo.
Relação com os Sentidos : A percepção está intimamente ligada aos sentidos, com as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica1.
No entanto, percebemos o mundo como totalidades integradas, não com sensações fragmentadas. Isso sugere a existência de mecanismos além da análise que contribuem para nossa percepção sintética.
A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.
O conceito de percepção é abordado de maneira distinta tanto na Filosofia quanto na Neurociência, refletindo as diferentes perspectivas e metodologias de cada campo. Vamos explorar como cada disciplina entende a percepção e como isso se relaciona com o desenvolvimento humano e os processos sócio-educativos. A compreensão de percepção nas duas disciplinas oferece uma visão abrangente sobre como interpretamos o mundo e como isso afeta o desenvolvimento e a aprendizagem. Enquanto a Filosofia proporciona uma reflexão sobre a natureza e a experiência da percepção, a Neurociência oferece insights sobre os processos biológicos e cognitivos que a sustentam. A integração desses conhecimentos pode enriquecer nossa compreensão de como os indivíduos percebem e interagem com o mundo ao longo de suas vidas.
William James e Joaquín Fuster abordam a percepção sensorial a partir de perspectivas diferentes. Ambos contribuem para um entendimento mais amplo da percepção, da consciência, da experiência subjetiva e dos processos cerebrais e da memória que formam a percepção de mundo.
a neurociência cognitiva pode contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem, pois ajuda a compreender a relação entre o funcionamentodo cérebro e as estratégias do ensino
O estudo de Andréa Olimpio de Oliveira é uma comparação teórica entre as ideias de William James e Joaquin Fuster sobre percepção sensorial. William James, um dos fundadores da psicologia moderna, focava no pragmatismo e na importância das experiências conscientes. Já Joaquin Fuster, um neurocientista contemporâneo, contribuiu significativamente para o entendimento do cérebro e suas funções cognitivas, como memória e percepção. Este trabalho explora as semelhanças e diferenças entre suas abordagens, analisando como a percepção é entendida tanto pela perspectiva psicológica quanto pela neurocientífica.
Neurociência Cognitiva estuda como o cérebro processa funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e tomada de decisão.
Neuropsicologia foca na relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento, avaliando como lesões ou condições neurológicas afetam a cognição e as emoções.
A Neurociência cognitiva tem um papel fundamental na ampliação da compreensão sobre a cognição e o cérebro, durante os processos de percepção, com vistas ao desenvolvimento socio-educativo do sujeito.
As mudanças corporais são sentidas no momento em que ocorrem. As alterações corporais são a expressão das emoções. Portanto a percepção sensorial é uma função cerebral que utiliza os sentidos, o sistema vestibular e o proprioceptivo. Influencia na aprendizagem desde bebê.
Neuropsicologia cognitiva combina conhecimentos de neurociência psicologia e ciência da computação .
Já a neuropsicologia estuda a relação entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano.