-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
68 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://pag.ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://pag.ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Olá, boa tarde. Realizei o pagamento o pagamento do certificado da Psicanálise Integrativa. Em quanto tempo demora para chegar ao email? (O certificado digital) E depois quero solicitar a credencial, depois que eu paga-la, quanto tempo demora para chegar?
-
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
-
Estou feliz em ter feitos os meus dois cursos: Psicanálise Integrativa, E Psicanálise Clínica. São excelentes cursos ministrados pela equipe IEVI. Através deles adquiri conhecimentos profundos, e hoje tenho uma clientela no meu consultório que atendo diariamente graças aos dois cursos que fiz. Recomendo a todos aqueles que pretendem fazer um curso de psicanálise inscreva-se no IEVI. EX- Aluno JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS COM MUITO ORGULHO|.
-
Este curso foi perfeito! Obrigado ao IEVI
-
Curso maravilhoso, reforcei todo aprendizado que até hoje aprendi.
Didática muito ótima. -
Bom dia eu estava muito feliz por ter encontrado uma equipe seria para realizar os cursos mais infelizmente estou a me decepcionar me chamo Joane cordeiro de Miranda realizei o curso de psicanálise clínica realizei o pagamento do certificado e não recebi o certificado, fico triste pois ainda não recebi nenhuma resposta da lEVI meu email é joanecordeiro67@gmail.com telefone 81997930969
-
Curso completinho
-
Gostaria de expressar meu agradecimento ao IEVI pela oportunidade de participar do curso de Formação em Psicanálise Interativa a distância. A estrutura do curso, com materiais bem elaborados e avaliações consistentes, proporcionou uma experiência enriquecedora e autônoma, que contribuiu significativamente para meu desenvolvimento na área. Agradeço por todo o suporte e conteúdo disponibilizado, que foram essenciais para minha formação.
Futuramente atuarei na área.
Thank!!!
Os comentários estão fechados.
34 comentários sobre “Saiba mais”
A neurociências cognitiva hoje ampliou amplamente o estudo da percepção e o cerébro, com os sentidos, na construção do desenvolvimento humano e seus processos socioeducativos.
Para William James há uma consciência seletiva (corpo/mente), com caraceterísitcas básicas do pensamento sobre a percepção , de caráter cognitivo, que escolhe aquelas sensações que irão constituir o comportamento e a realidade do individuo.
Entender as atividades cerebrais que levam influênciam o comportamento humano.
Neurociência cognitiva ou neuropsicologia – trata de todas as capacidades mentais relacionadas a inteligência como a linguagem, memória, autoconsciência, percepção , atenção, aprendizado entre outras.
É que os estudos teórico nós dar um direcionamento de como construir um aprendizado na percepção desenvolvimento socioeducativo.
Concordo com a colega
Os processos psicológico básicos são: sensação e percepção, e os processos psicológicos superiores são: pensamento, linguageme o comportamento volativo (que envolve a vontade). Os fenômenos culturais relacionam-se aos processos psicológicos à medida em que um é produto e, ao mesmo tempo, produtor do outro.
pois bem enterder como o ser humano percebe os acontecimento a sua volta tambem poderar dar uma noçao de como sera sua reaçao sendo assim ficara mais tranquilo para desenvolver um trabalho preventivo
A insatisfação crônica com a imagem corporal ocorre porque, em vez de ser um complemento ao ser feminino (elementar), o investimento no embelezar-se acaba sendo tomado como um compromisso obrigatório. Há uma inversão importante aí: de complemento, a busca pelo ideal se torna condição (ilusória) de completude, e o sujeito perde para ele o estatuto de elementar.
Um povo é o desvio da natureza, por suas virtudes na luta do seu patrão de beleza.
Pois bem para entender o ser humano é preciso pesquisar sobre vários fenômenos e estudar a fundo o quanto é delicado ajudar o próximo na questão psicológica pois a muitos conceitos e valores construindo sobre a vida de cada individuo.
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E UM CAMPO DE PESQUISA QUE INVESTIGA O CÉREBRO ESTUDANDO COMO ELE SUSTENTA AS ATIVIDADES MENTAIS,RELACIONADAS Á COGNIÇÃO OU SEJA,COMO OCORREM OS PROCESSOS DE PERCEPÇÃO,PENSAMENTO,APRENDIZAGEM E MEMÓRIA,COMPREENDENDO DESTA FORMA O COMPORTAMENTO HUMANO.
Pra entender o ser humano tem que conhecer melhor,avaliar,investigar,estudando cada indivíduo.
O auto conhecimento e o autocuidado são determinantes no processo de aceitação do eu como ser humano dinâmico e com qualidades superiores a qualquer padrão imposto pela sociedade através da cultura. Assim como a cultura pode influenciar o indivíduo, o mesmo também pode contribuir para modificá-la ou mantê-la tal qual como é, através do seu comportamento. O importante é mexer-se!
A Neurociência Cognitiva busca, através de diversas metodologias investigativas, analisar como acontecem as atividades mentais relacionadas à cognição em áreas cerebrais. As funções cognitivas permitem ao cérebro processar informações transmitidas pelos sentidos, registrando e recuperando quando necessário. A maior capacidade cognitiva do ser humano é aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa.
Percebo que a percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, entendo que a percepção é um conceito subjetivo, se relaciona com o cérebro, numa abordagem amplamente estudada pela neurociência cognitiva.
A sensação e a percepção trabalham em conjunto para nos fornecer uma experiência coerente e significativa do mundo. A sensação fornece os dados brutos dos estímulos sensoriais, enquanto a percepção organiza, interpreta e dá significado a esses dados. É importante destacar que a percepção não é uma reprodução exata da realidade, mas sim uma construção subjetiva baseada em nossas percepções individuais, filtros cognitivos e influências contextuais. Em resumo, a sensação é o processo de detecção de estímulos sensoriais, enquanto a percepção é o processo de interpretação e organização desses estímulos para criar uma experiência consciente e significativa do mundo ao nosso redor.
A neurociência trata as capacidades mentais como estrutura de linguagem, auxiliando os sentidos, ampliando o conceito de inteligência.
A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos tato. paladar, olfato, audição, visão, o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações , assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.
A Filosofia moderna compreendia que as percepções eram resultado da Hereditariedade e Crenças. E a Neurociência, por ser mais Contemporânea e por respeitar outros campos do saber, como a Medicina, Psicologia, Ciência e Física…constatou via pesquisa que além das condições epgenéticas ocorre um fenômeno movido por relações interpessoais e ambientais.
A ciência moderna também contribuiu para outras descobertas! Como a “Neuroplasticidade”…ou seja, nosso Cérebro é plástico, podendo sofrer alterações em suas “Sinápses”. Alterações estas, motivada por estímulos e vivências entre seres humanos.
Att
Caroline Val
A percepção refere-se à função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais dando significado ao seu meio.
Realmente um estudo profundo que nos leva a entender que para conhecer o ser humano temos avaliar, investigar e estudar cada um individualmente, que todos somos diferentes.
Concordo com o comentário do colega
“NEUROCIÊNCIA E NEUROPSICOLOGIA CAMINHAM JUNTAS PARA QUÊ TODA PERCEPÇÃO DO CÉREBRO ATRIBUAM O TATO, OLFATO, PALADAR QUÊ SÃO NOSSOS ESTÍMULOS SENSORIAIS.”
O padrão de beleza é algo cultural, algo que a sociedade impõe e as pessoas absorvem e se tornam reféns, mesmo sendo diferentes.
O padrão de beleza é algo cultural, algo que a sociedade impõe e as pessoas absorvem e se tornam reféns, mesmo tendo biotipos diferentes.
Para as neurociências, percepção refere-se à capacidade, nos seres humanos, de associar as informações sensoriais à memória e à cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento.
A natureza e a cultura interagem na experiência do ser humano, contrinuindo para formação do cérebro e para o estabelecimento de Sinapses.
A neurociência, analisa o comportamento e as emoções humanas, os fenômenos da mente humana. O maior envolvimento dos neurocientistas, está a melhor compreensão das bases biológicas, psicológicas e pedagógicas. A Neurociência comportamental, ligada à Psicologia estuda o que está por trás da conduta humana, estudando como o inconsciente afeta o processo da tomada de decisões.
excelente texto a neurociência ainda têm muito a contribuir para ciência da psique humana, seja para entender o comportamento como também as neuroses causadas pelas questões culturais e modo de interagir no mundo contemporâneo.
Relação com os Sentidos : A percepção está intimamente ligada aos sentidos, com as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica1.
No entanto, percebemos o mundo como totalidades integradas, não com sensações fragmentadas. Isso sugere a existência de mecanismos além da análise que contribuem para nossa percepção sintética.
A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.
O conceito de percepção é abordado de maneira distinta tanto na Filosofia quanto na Neurociência, refletindo as diferentes perspectivas e metodologias de cada campo. Vamos explorar como cada disciplina entende a percepção e como isso se relaciona com o desenvolvimento humano e os processos sócio-educativos. A compreensão de percepção nas duas disciplinas oferece uma visão abrangente sobre como interpretamos o mundo e como isso afeta o desenvolvimento e a aprendizagem. Enquanto a Filosofia proporciona uma reflexão sobre a natureza e a experiência da percepção, a Neurociência oferece insights sobre os processos biológicos e cognitivos que a sustentam. A integração desses conhecimentos pode enriquecer nossa compreensão de como os indivíduos percebem e interagem com o mundo ao longo de suas vidas.
William James e Joaquín Fuster abordam a percepção sensorial a partir de perspectivas diferentes. Ambos contribuem para um entendimento mais amplo da percepção, da consciência, da experiência subjetiva e dos processos cerebrais e da memória que formam a percepção de mundo.
a neurociência cognitiva pode contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem, pois ajuda a compreender a relação entre o funcionamentodo cérebro e as estratégias do ensino
O estudo de Andréa Olimpio de Oliveira é uma comparação teórica entre as ideias de William James e Joaquin Fuster sobre percepção sensorial. William James, um dos fundadores da psicologia moderna, focava no pragmatismo e na importância das experiências conscientes. Já Joaquin Fuster, um neurocientista contemporâneo, contribuiu significativamente para o entendimento do cérebro e suas funções cognitivas, como memória e percepção. Este trabalho explora as semelhanças e diferenças entre suas abordagens, analisando como a percepção é entendida tanto pela perspectiva psicológica quanto pela neurocientífica.